Navegando por Autor "Santana, Ana Paula Silva"
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Item A mulher na minha pele : um estudo do feminino, dos espectros e das histórias na historiografia brasileira e na literatura.(2023) Santana, Ana Paula Silva; Rangel, Marcelo de Mello; Rangel, Marcelo de Mello; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; Cezar, Temístocles Américo Corrêa; Oliveira, Maria da Gloria de; Rodrigues, Rogério Rosa; Rodrigues, Thamara de OliveiraNo decorrer da pesquisa estudamos o feminino, os espectros e o amor na literatura brasileira. Trabalhamos, especialmente, com a narrativa e com as personagens de autores e autoras como Beatriz Brandão, Nísia Floresta, Gonçalves Dias, Bernardo Guimarães, Maria Firmina dos Reis, Machado de Assis, Júlia Almeida e Emília Freitas. Para tanto, nos aproximamos da teoria da história e da filosofia como referenciais teóricos, sobretudo no que se refere aos trabalhos de autores e autoras como Jacques Derrida, Lélia Gonzalez, bell hooks e Marcelo Rangel. Nos perguntamos pelas definições dos conceitos principais da pesquisa, pelas resistências e aberturas suscitadas na temporalidade do oitocentos brasileiro, e, principalmente, pela leitura e observação destas problematizações a partir das narrativas literárias que nos propomos a estudar. Assim, trabalhamos com conceitos como feminino, amor, abertura, saudade e resistência, com base na perspectiva e/ou hipótese de que os atravessamentos e espectralidades do século XIX no Brasil proporcionaram o reconhecimento e a resistência do feminino no mesmo período. Sabemos que tais atravessamentos, conquistas e resistências conviveram com os riscos correspondentes à tradição histórica daquele momento, no entanto, acreditamos que desse risco e da compreensão dos entes a partir dele, surgiam aberturas à alteridade, e, consequentemente, o próprio protagonismo de personagens, histórias e problemas ainda submersos. O que pretendemos delimitar e analisar no decorrer da tese.Item A mulher nas (entre)linhas : a abertura de expectativa na modernidade e os papéis do feminino na dramaturgia de Gonçalves Dias.(2019) Santana, Ana Paula Silva; Rangel, Marcelo de Mello; Dias, Luciana da Costa; Rangel, Marcelo de Mello; Pereira, Luisa Rauter; Silva, Daniel Pinha; Barbosa, Ildenilson MeirelesO objetivo desta pesquisa consiste em compreender o feminino nos dramas Beatriz Cenci (1844) e Leonor de Mendonça (1846), de Gonçalves Dias. Estudamos as personagens femininas construídas nessas tramas a fim de pensarmos as peças inseridas na modernidade, momento de intensa ―aceleração do tempo‖ e reorganização da linguagem, em que certas palavras passam a ser disputadas e tornam-se conceitos. Assim, ―mulher‖ e ―feminino‖ assumem um novo papel quer na linguagem quer em certos espaços sociais. O Romantismo enxerga o feminino/a mulher por diferentes perspectivas e, no que mais nos interessa, por um viés crítico ao próprio papel das mulheres no espaço urbano a partir do paradigma da individualidade e da subjetividade.1 Dessa forma, acompanhamos, na literatura e no campo linguístico, especialmente a partir do Romantismo, como o feminino/a mulher foram se reconstituindo, mesmo que inicialmente, no Brasil na segunda metade do século XIX.