Navegando por Autor "Rosa, Milton"
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Item Uma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium.(2019) Rosa, Milton; Raimundi, Marcos Paulo VieiraUm dos principais objetivos da Educação Matemática é buscar o desenvolvimento de um processo educacional que possibilite a aquisição e a utilização, pelos alunos, de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais essenciais para o pleno exercício dos direitos e deveres intrínsecos à cidadania. Este artigo teórico visa ressaltar que esses instrumentos estão relacionados com a proposição do Currículo Trivium para a Matemática, no qual são considerados três componentes: a) a literacia, que está relacionada com a funcionalidade dos indivíduos na sociedade; b) a materacia, que está relacionada com o entendimento de situações inovadoras desenvolvidas por indivíduos criativos; e c) a tecnoracia, que está relacionada com a utilização astuta dos materiais disponíveis em contextos culturais diversosItem Abordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica.(2006) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkApresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica. No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica. Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnoracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática.Item Uma ação pedagógica da etnomodelagem para a implementação da lei 11.645/08.(2022) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonCom a promulgação de leis específicas para a obrigatoriedade da inserção do conhecimento histórico, cultural, social, matemático e científico dos membros de grupos culturais distintos, como, por exemplo, os afro-brasileiros, os africanos e os indígenas, existe a necessidade da inserção efetiva dessas culturas nos componentes do currículo escolar. Nesse direcionamento, é necessário que a Lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08 sejam implementadas nas aulas de Matemática em conjunção com outras ações pedagógicas que visam ressaltar os valores afro-brasileiros relacionados com os conhecimentos de matriz africana. Essasleisdesempenham um papel importante nas políticas educacionais brasileiras, pois podem propiciar a compreensão holística da influência das culturas africana e indígena nos ambientes educacionais com a utilização da ação pedagógica da Etnomodelagem, pois tem como objetivo possibilitar a redução/diminuição da desigualdade sociocultural dos membros desses grupos culturais na sociedade brasileira. Desse modo, os conhecimentos, as características e as especificidades dos membros de grupos culturais afrodescendentes devem ser valorizadas como uma herança cultural, que devem ser concretizadas por meio de ações pedagógicas em todas as instituições responsáveis pela difusão do conhecimento e do saber/fazer matemático em contextos culturais distintos por meio da Etnomodelagem.Item Uma ação pedagógica fundamentada na etnomatemática para o desenvolvimento de conteúdos geométricos para alunos cegos (ou com deficiências visuais) objetivando aprimorar a prática docente de professores (cegos) de matemática.(2023) Silva, Giovana Aparecida Pereira da; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Manrique, Ana Lúcia; Neves, Inajara de Salles VianaEssa pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de um estudo fundamentado na ação pedagógica da Etnomatemática para o desenvolvimento de conteúdos geométricos de um aluno cego, matriculado no 9º ano Ensino Fundamental, de uma escola pública em Belo Horizonte, em Minas Gerais, na perspectiva de um professor cego de Matemática, por meio da utilização de materiais manipulativos e concretos como mediadores desse processo educativo. O principal objetivo deste estudo estava relacionado com a seguinte questão de investigação: Como uma ação pedagógica fundamentada na Etnomatemática pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos geométricos para alunos cegos ou com deficiências visuais para aprimorar a prática docente de professores (cegos) de Matemática, fundamentada na Etnomatemática. Os dados foram coletados por meio da utilização dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários (inicial e final), entrevistas semiestruturadas, bloco de atividades exploratórias, 9 (nove) blocos de atividades adaptadas para o aluno cego com o auxílio do professor cego de Matemática e o diário de campo da professora-pesquisadora, que compuseram a amostragem teórica desta investigação. A análise dos dados foi realizada por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Assim, os códigos preliminares foram identificados na codificação aberta, sendo agrupados por meio de suas características comuns em categorias conceituais na codificação axial. A fase analítica dos dados e a fase interpretativa dos resultados obtidos possibilitaram que a professora-pesquisadora determinasse respostas para a problemática deste estudo. A interpretação dos resultados obtidos neste estudo mostrou com a ação pedagógica fundamentada na Etnomatemática pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos geométricos de alunos cegos ou com deficiências visuais, objetivando o aprimoramento da prática docente por meio da adaptação de materiais manipulativos, como, por exemplo, o Geoplano, o Multiplano e as barras de Cuisenaire, para a sua utilização em atividades matemáticas curriculares lúdicas em sala de aula. Da análise dos dados emergiram três categorias conceituais: a) Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática no Contexto Escolar, b) Dificuldades na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática e c) Etnomatemática como uma Ação Pedagógica para a Educação Inclusiva. A interpretação dos resultados obtidos evidenciou que o desenvolvimento de ações pedagógicas diferenciadas em sala de aula estimularam a utilização de outros sentidos dos participantes como a audição, a fala e o tato, possibilitando a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de seu processo cognitivo por meio da utilização de um processo comunicativo abrangente. Por meio da utilização de materiais manipulativos e concretos, o professor cego de Matemática promoveu o aprimoramento de sua prática docente por meio da promoção de uma ação pedagógica para um processo de ensino e aprendizagem em Matemática mais holístico, que possibilitou o desenvolvimento de potencialidades de aprendizagem de conteúdos matemáticos e geométricos pelo aluno cego. Assim, a adaptação de materiais manipulativos ou concretos como o geoplano, o multiplano e as barras de Cuisinaire auxiliou o aluno cego na exploração, investigação e entendimento de conteúdos matemáticos e geométricos propostos na ação pedagógica realizada em sala de aula ao associar o concreto com o abstrato na utilização de conceitos de perímetro, área e ângulos, bem como das características e propriedades das figuras geométricas, bem como a identificação e a utilização do Teorema de Pitágoras. Os resultados obtidos neste estudo também evidenciaram a importância de contemplar as diferenças socioculturais que estão com concordância com os pressupostos do Programa Etnomatemática, haja vista que visam o constante aprimoramento de uma Educação Matemática Inclusiva.Item Accessing perceptions of high school teachers about the influence of language and culture in the mathematics learning of English Language Learners (ELL) students.(2013) Rosa, MiltonThis study discusses the challenges faced by high school teachers in providing an environment that successfully maximizes the learning experiences of English Language Learners (ELL) students. It also focuses on the perceptions of these teachers concerning the challenges faced by ELL students in relation to standardized high-stakes tests. In this regard, one of the purposes of this study is to determine how these perceptions are influenced by an understanding of the influences of the diverse linguistic and cultural backgrounds of ELL students on their academic performance in mathematics. Another purpose is to describe pedagogical approaches such as culturally relevant education and ethnomathematics that high school teachers may implement in their classrooms to meet the educational needs of these students.Item An ethnomathematical perspective of STEM education in a glocalized world.(2021) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkAn Ethnomathematics-based curriculum helps students demonstrate consistent mathematical processes as they reason, solve problems, communicate ideas, and choose appropriate representations through the development of daily mathematical practices. As well, it recognizes connections with Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) disciplines. Our pedagogical work, in relation to STEM Education, is based on the Trivium Curriculum for mathematics and ethnomodelling, which provides communicative, analytical, material, and technological tools to the development of emic, etic, and dialogic approaches that are necessary for the elaboration of the school curricula. STEM Education facilitates pedagogical action that connects ethnomathematics; mathematical modelling, problem-solving, critical judgment, and making sense of mathematical and non-mathematical environments, which involves distinct ways of thinking, reasoning, and developing mathematical knowledge in distinct sociocultural contexts. The ethnomathematical perspective for STEM Education proposed here provides a transformative pedagogy that exposes its power to transform students into critical and reflective citizens in order to enable them to transform society in a glocalized world.Item An ethnomodelling perspective for the development of a citizenship education.(2023) Rosa, Milton; Orey, Daniel Clark; Mesquita, Ana Paula Santos de SousaCitizenship education is historically linked with political developments that have forced governments to think deeper about nationality, power, identity, and the process of decolonization since large sectors of the population are denied and even excluded from the development of their citizenship. Currently, there is a need to provide mechanisms that foster the develop- ment of students’ citizenship by enabling them to position themselves critically, politically, responsibly, and constructively in their own sociocultural contexts. These mechanisms contribute towards ofering the intellectual tools needed to participate in society and also can encourage educators to develop pedagogical actions that stimulate students to develop their citizen- ship and be aware of problems they face in their communities. Thus, results of a study conducted in a public middle school, located in the metropolitan region of Belo Horizonte, Brazil, with 12 eighth-grade middle school students enrolled in a state public school, who are residents in a peripheral community, showed how ethnomodelling contributed to the development of mathematical content, which helped them to understand and propose solutions to the lack of basic sanitation. We concluded that competencies to analyze, decide, and judge solutions through the elaboration of ethnomodels helped students to make decisions to local and global problems, which promoted the development of their citizenship as well as the acknowledgment that the denial and exclusion process of peripheral communities’ members still prevails in modern society.Item Analisando algumas potencialidades pedagógicas da história da matemática no ensino e aprendizagem da disciplina desenho geométrico por meio da teoria fundamentada.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Costa, Evandro Alexandre da Silva; Viana, Marger da Conceição Ventura; Rosa, MiltonA experiência do professor-pesquisador como professor de Desenho Geométrico o auxiliou a perceber que essa disciplina é lecionada de uma maneira mecânica, na qual os alunos somente reproduzem os traçados geométricos sem que, na maioria das vezes, associem esses traçados com os conteúdos ensinados na Álgebra ou na Geometria. Dessa maneira, com base em vários autores, como, por exemplo, Struik (1985), Miguel (1997) e Mendes (2009) percebeu-se que a História da Matemática utilizada como um recurso didático poderia fornecer algumas potencialidades pedagógicas para a aprendizagem dessa disciplina. Assim, um dos objetivos dessa pesquisa foi analisar algumas dessas potencialidades no ensino de conteúdos do Desenho Geométrico. Para esse estudo, foram analisadas 6 (seis) aulas de 50 minutos cada, aplicadas para duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede particular de Belo Horizonte. Essas aulas tiveram como conteúdo: Razão e proporção, Teorema de Tales, Semelhança de Triângulos, Teorema de Pitágoras e Média Geométrica. O recurso didático da História da Matemática foi utilizado por meio de histórias contadas ou lidas, lendas e algumas curiosidades históricas, que serviram como ponto de partida para a apresentação, contextualização e exemplificação dos conteúdos dessa disciplina. Muitos dos conteúdos ensinados foram ministrados por meio de reconstruções históricas de problemas matemáticos adaptados para o ensino do Desenho Geométrico. Sendo assim, foram coletados dados que foram analisados e interpretados por meio dos pressupostos da Teoria Fundamentada (Grounded Theory), que é uma metodologia analítica que visa a elaboração de uma teoria emergente fundamentada em uma análise rigorosa dos dados coletados. A interpretação da análise dos resultados dessa pesquisa possibilitou que a questão de investigação fosse respondida. Os resultados desse estudo também possibilitaram a elaboração de uma teoria emergente denominada de Potencializando o Ensino e a Aprendizagem do Desenho Geométrico por meio da História da Matemática, que procurou entender e compreender a problemática estudada. Esses resultados permitiram a verificação da existência de 8 (oito) potencialidades pedagógicas da História da Matemática que podem ser utilizadas no ensino e aprendizagem de conteúdos da disciplina Desenho Geométrico.Item Uma análise dos registros etnomatemáticos de estudantes surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras.(2018) Pinheiro, Rodrigo Carlos; Rosa, MiltonNeste artigo, analisamos alguns registros etnomatemáticos, produzidos por alunos Surdos, obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, delineamos o perfil dos participantes, bem como uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo e, em seguida, evidenciamos a relação da Etnomatemática com a Cultura Surda por meio dos jargões e dos procedimentos utilizados pelos alunos Surdos ao estudarem os conteúdos matemáticos relacionados à Educação Financeira. Apresentamos, também, as diferentes formas de sinalizar um mesmo conteúdo matemático e as barreiras comunicativas geradas por essas diferenciações dos sinais. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que a Etnomatemática contribuiu para o entendimento e a conscientização das características da Cultura Surda e de suas relações com a matemática escolar.Item Uma análise êmica, ética e dialógica de etnomodelos para a determinação de valores do seno.(2021) Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA Trigonometria era inicialmente uma parte da Astronomia e uma de suas contribuições foi o etnomodelo criado pelo indiano Bháskara I. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar e analisar o etnomodelo de Bháskara I para o cálculo do seno do ponto de vista da Etnomodelagem tendo em vista a sua análise êmica, ética e dialógica. Para isso realizou-se uma pesquisa historiográfica e uma análise ética baseada em uma demonstração com o rigor atual da fórmula e com a utilização de ferramentas tecnológicas. A análise dialógica desse conhecimento possibilitou enfatizar a importância dos aspectos culturais da Matemática no desenvolvimento do saber/fazer no decorrer da história e a sua conexão com o conhecimento acadêmico por meio da etnomodelagem.Item Uma análise etnomatemática das danças tradicionais de Costa Rica : um caso específico da dança afro-caribenha de Palo de Mayo.(2023) Quesada Segura, Steven Eduardo; Rosa, MiltonOs saberes e fazeres etnomatemáticos que podem estar presentes nas danças tradicionais podem ser entendidos como práticas socioculturais que promovem o fortalecimento da criatividade dos membros dos grupos culturais que as praticam, bem como contribuem para a valorização e o respeito aos procedimentos que são desenvolvidos localmente, haja vista que oferecem uma visão holística da humanidade. Nesse contexto, a Etnomodelagem é concebida como a tradução de ideias, procedimentos e técnicas matemáticas por meio de processos próprios de matematização do conhecimento matemático local, que possibilitam a elaboração de etnomodelos para representar essas práticas por meio de sua contextualização no próprio entorno sociocultural. Assim, este estudo objetiva investigar os sistemas de símbolos e artefatos que são concebidos nas danças folclóricas, haja vista que busca realizar uma descrição de etnomodelos relacionados à coreografia da dança tradicional afrodescendente de Palo de Mayo, que culturalmente representa a província de Limón, na Costa Rica. Os dados coletados estão sendo analisados por meio da codificação aberta com a identificação dos códigos preliminares, que foram agrupados conforme os conceitos semelhantes que originaram a identificação das categorias conceituais com relação à entrevista conduzida com um antropólogo que também é diretor e coreógrafo de danças tradicionais em Costa Rica.Item Uma análise sociocrítica da etnomodelagem como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em uma comunidade periférica.(2020) Mesquita, Ana Paula Santos de Sousa; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fernandes, Alcione Marques; Rosa, MiltonEssa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual, situada em uma comunidade periférica na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com a participação de treze alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II e um catador de materiais reciclados. O principal objetivo desse estudo esteve relacionado com a realização de uma análise sociocrítica da Etnomodelagem enquanto uma ação pedagógica no desenvolvimento de conteúdos matemáticos em comunidades periféricas. No entanto, outros objetivos foram necessários para condução desse estudo como, por exemplo, discutir e problematizar as relações entre a Modelagem Matemática e a Etnomatemática, culminando com o conceito da Etnomodelagem; identificar as principais características culturais das comunidades periféricas e investigar a prática da Etnomodelagem em sala de aula. Dessa maneira, a seguinte questão de investigação foi elaborada: De que maneira a Etnomodelagem enquanto uma ação pedagógica pode se constituir em um ambiente crítico para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos no 8º ano do Ensino fundamental em uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Belo Horizonte? Para fundamentar teoricamente esse estudo foram utilizados os conceitos de Etnomatemática, Modelagem Matemática e sua perspectiva sociocrítica, Etnomodelagem e Comunidades periféricas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades fundamentados nas abordagens êmica, ética e dialógica da Etnomodelagem; dois questionários, um inicial e um final; o diário de campo da professora-pesquisadora e uma entrevista semiestruturada realizada com catador de materiais reciclados. Os dados foram coletados, analisados e codificados conforme os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Para a análise dos dados foram utilizadas as codificações aberta e axial que possibilitaram a elaboração das categorias conceituais, propiciando a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os resultados mostram que a Etnomodelagem contribuiu para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos dos participantes desse estudo, que são moradores de uma comunidade periférica a partir do estudo da ausência de saneamento básico adequado que compõem o cotidiano dos membros dessa comunidade. Os resultados desse estudo também mostram que a Etnomodelagem proporcionou para os participantes o desenvolvimento de um olhar crítico em relação ao próprio espaço, além de refletirem uma experiência multicultural e interdisciplinar a partir do desenvolvimento e apresentação do projeto: Arquivo Wall-e: Repensando a produção de lixo em comunidades periféricas por meio da Matemática, na 3º Feira Mineira de Iniciação Científica – FEMIC, que culminou com o 1º lugar na categoria de Ciências Exatas e da Terra e o credenciamento para a 18º Feira Brasileira de Ciências e Engenharias – FEBRACE. Finalizando essa investigação, foi elaborado um produto educacional com o formato de um caderno de sugestões, cujo objetivo foi apresentar propostas de atividades que estiveram relacionadas com o saneamento básico, que visa orientar professores e interessados nessa temática no desenvolvimento de tarefas que envolvam os aspectos socioculturais da Matemática e de seus alunos.Item Análisis etnomatemático de los elementos involucrados en las danzas tradicionales de Costa Rica : un caso especifico en la danza afrocaribeña “Palo de Mayo”.(2023) Quesada Segura, Steven Eduardo; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Gavarrete Villaverde, Maria Elena; Orey, Daniel ClarkLas Etnomatemáticas son reconocidas como una acción pedagógica escolar válida que refuerza la creatividad, el esfuerzo y el respeto cultural al ofrecer una visión amplia de la humanidad, que tiende cada vez más hacia la multiculturalidad y la pluralidad cultural. La Etnomodelación se concibe como la traducción de ideas matemáticas locales y globales que buscan reconocer, valorar y respetar el conocimiento y el saber/hacer matemático de miembros de grupos culturales distintos, que, en este caso, es el grupo de bailarines de danzas tradicionales de Costa Rica, específicamente, Palo de Mayo. La importancia de este estudio radica en la búsqueda de la valorización y el respeto por los conocimientos matemáticos que se desarrollan en las danzas tradicionales costarricenses a través de sus sistemas de símbolos y artefactos desarrollados en este grupo. Así, los miembros de este grupo cultural desarrollan su lógica interna y la toma de decisiones basadas en sus propios elementos culturales. Los saberes y prácticas etnomatemáticas que están presentes en las danzas tradicionales son entendidas como prácticas socioculturales que promueven el fortalecimiento de la creatividad de los integrantes de los grupos culturales que las practican, así como contribuyen al aprecio y respeto por los procedimientos que se desarrollan localmente, dado que ofrecen una visión holística de la humanidad. Entonces, esta investigación que está fundamentada en las bases teóricas de las Etnomatemáticas, en la perspectiva sociocultural de la Modelación Matemática y en la Etnomodelación, tiene como objetivo analizar los etnomodelos que se pueden elaborar en relación con la danza afrodescendiente de Palo Mayo y que pueden contribuir al desarrollo de una acción pedagógica desde la perspectiva de las Etnomatemáticas. La elaboración de los etnomodelos está relacionada con la coreografía de la danza tradicional afrodescendiente de Palo de Mayo, que representa culturalmente a la provincia de Limón, Costa Rica. En esta investigación cualitativa, los datos recolectados fueron analizados y los resultados fueron interpretados para buscar una respuesta para la pregunta de investigación: ¿Cómo la etnomodelación por medio de los etnomodelos que pueden estar presentes en la danza caribeña del Palo de Mayo logra contribuir para el desarrollo de una acción pedagógica desde una perspectiva de las Etnomatemáticas? Entonces, se utilizó una adaptación de la Teoría Fundamentada en los Datos, que permitió identificar los códigos preliminares en la codificación abierta, los cuales fueron agrupados por similitudes de concepciones en cuatro categorías conceptuales por medio de la codificación axial: a) Abordaje Émico (Local) de la Danza Tradicional de Palo de Mayo, b) Abordaje Ético (Global) de la Danza Tradicional de Palo de Mayo, c) Abordaje Dialógico (Glocal) de la Danza Tradicional de Palo de Mayo y d) Acción Pedagógica para las Danzas Tradicionales. Los participantes entrevistados fueron 1 (un) director de danzas tradicionales, 1 (una) tallerista de danza de Palo de Mayo, 1 (un) maestro de Matemáticas y 1 (un) coreógrafo de danzas tradicionales. Los cuestionarios y el grupo focal se aplicaron a un grupo de 7 (siete) bailarines de la danza de Palo de Mayo y, finalmente, la observación participante fue realizada por el investigador a este grupo de bailarines. Es importante resaltar que todas las observaciones realizadas durante la conducción del trabajo de campo de este estudio fueron registradas en el diario de campo del investigador. Algo importante a enfatizar es que el investigador forma parte de la cultura debido a que ha sido bailarín de danzas tradicionales por más de quince años, además tiene formación como maestro de Matemáticas, por lo que posee ambas visiones: la émica (local) y la ética (global). Los resultados obtenidos en esta investigación muestran un proceso de etnomodelación de la danza afrodescendiente de Palo de Mayo por medio de la elaboración de etnomodelos: a) émico (local) a partir de observaciones realizadas con bailarines de danza tradicional, b) ético (global) a partir de la percepción del maestro de Matemáticas y del investigador, y c) dialógico (glocal) relacionado con el diálogo entre los entrevistados y bailarines de la danza de Palo de Mayo y el investigador, quien tiene ambas visiones. Los resultados obtenidos en esta investigación muestran que la danza de Palo de Mayo se evidencia como un elemento potenciador para el desarrollo del proceso de enseñanza y aprendizaje en Matemáticas, y puede ser considerada como una alternativa al uso de una acción pedagógica relacionada con un contexto específico, en el que se visualizan diferentes formas de conocimiento, como, por ejemplo, la danza tradicional, que pretende respetar y valorar la cultura local a través de la Educación Matemática. Así, el proceso de etnomodelación de la danza Palo de Mayo propuesto en esta investigación trascendió cuestiones relacionadas con la historia, matematizaciones, educación y cognición de los miembros de este grupo cultural, por lo que desde esta perspectiva se construyen a través de la investigación puentes de diálogo entre los saberes/haceres locales y las matemáticas escolares/académicas, valorizando y respetando los conocimientos que se desarrollan en ambos contextos socioculturales.Item Applying Ethnomodelling to explore glocal mathematical knowledge systems.(2021) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonBackground: Ethnomodelling methods examine how members of distinct cultural groups have come to develop local mathematical knowledge. However, what may indeed be less evident is how mathematical thinking can be part of the way in which researchers and educators attempt to make sense of the underlying cultural frameworks within which mathematical ideas, procedures, and practices are embedded. Objectives: The main objective of this theoretical article is to present arguments that link mathematics and culture in order to develop an effective understanding of the development of dialogical mathematical knowledge. Design: The theoretical and methodological concepts of this qualitative study are supported by the assumptions of ethnomodelling that adds an important cultural perspective to the modelling process through the development of an extensive literature review on this topic. Results: We present arguments to show that the linking of mathematics and culture is appropriate and necessary for an effective understanding of the development of dialogical mathematical knowledge, which aims at providing a holistic understanding of human knowledge. This means that cognition is a process that is not only embodied and situated, as well as distributed because the members of distinct cultural groups create, process, accumulate, and diffuse mathematical information conjointly. Conclusions: We discuss the role of ethnomodelling in order to develop an understanding the connection between ethnomathematics and modelling. In this context, we present concepts related to the use of both local (emic), global (etic) approaches by applying the glocal (dialogical) approach found in ethnomodelling research.Item Aproximando diferentes campos de conhecimento em educação : a etnomatemática, a etnobiologia e a etnoecologia.(2014) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkO inter-relacionamento de saberes locais com diversas áreas de conhecimento é importante para obtermos informações precisas e estruturadas sobre um determinado campo do conhecimento. Para que tenhamos condições de abordar com clareza essas inter-relações, necessitamos compreender conceitos específicos encontrados em grandes áreas de conhecimento como, por exemplo, a Biologia, a Ecologia e a Matemática, que podem estar respaldadas em campos de pesquisa recentes denominados de Etnobiologia, Etnoecologia e Etnomatemática. Um dos principais objetivos da etnobiologia, bem como da etnoecologia é promover um embasamento teórico capaz de integrar diferentes ramos das ciências naturais a outros campos de conhecimento científico, servindo como um elo entre diferentes culturas para aclarar a compreensão e o respeito mútuo entre os membros desses grupos. Nesse contexto, o Programa Etnomatemática visa estimular reflexões mais abrangentes sobre a natureza do pensamento matemático no âmbito cognitivo, histórico, social e cultural.Item Aspectos teóricos, empíricos e metodológicos de pesquisas em etnomodelagem : contribuições dos investigadores do GPEUfop.(2023) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEsse artigo apresenta os aspectos teóricos, empíricos e metodológicos presentes nas pesquisas em Etnomodelagem desenvolvidas por 5 (cinco) pesquisadores que são membros de: O Grupo de Pesquisa de Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto – GPEUfop. Essas pesquisas foram realizadas e defendidas no período de 2017 a 2021 no âmbito do mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Os referenciais teóricos foram pautados principalmente nas ideias do Programa Etnomatemática e na Concepção de Etnomodelagem e de suas abordagens êmica (local), ética (global) e dialógica (glocal). As metodologias predominantes foram o Método do Estudo Misto e a adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Em conclusão, os resultados dessas pesquisas mostram que a Etnomodelagem pode possibilitar uma ação pedagógica holística, contextualizada e articuladora entre os conhecimentos matemáticos escolares/acadêmicos e os saberes e fazeres matemáticos desenvolvidos nos diversos ambientes culturais.Item As barras adaptadas de cuisenaire como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas de adição e subtração de um aluno cego.(2016) Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Healy, Siobhan Victoria; Viana, Marger da Conceição VenturaEste estudo propõe o examine da elaboração de estratégias de ensino adaptadas para a aprendizagem de conteúdos matemáticos por um aluno cego. Como referencial teórico foram utilizados os conceitos de Mediação, Zona de Desenvolvimento Proximal e Compensação Social, que foram propostos por Vygotsky e que estão relacionados com o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos cegos com a utilização de materiais manipulativos como mediadores desse processo. O principal objetivo dessa pesquisa foi verificar em uma situação concreta a utilização das barras adaptadas do material manipulativo de Cuisinaire para um aluno cego no processo de ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração. Esse material manipulativo é uma adaptação das Barras de Cuisinaire, no qual as cores originais foram substituídas por texturas. Outras modificações, como, por exemplo, o aumento do tamanho das barras desse material também foram realizadas. Nesse contexto, uma pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de um estudo de caso, com um participante de sete anos, com cegueira congênita, que vivencia as primeiras experiências escolares. Esse participante teve o acompanhamento da professora-pesquisadora em parceria com a sua professora de apoio que, em conjunto, possibilitaram a realização das atividades curriculares matemáticas que foram elaboradas para facilitar a apropriação dos conceitos de número, quantidade, ordem, capacidade, adição, subtração e multiplicação. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e de nove sessões de, aproximadamente, duas horas cada, que continham atividades curriculares propostas no registro documental desse estudo, que foram registradas por meio de filmagens para posterior transcrição. As observações foram anotadas no diário de campo da professora-pesquisadora. Da análise dos dados emergiram três categorias: 1) Análise da Adaptação Física do Material Manipulativo de Cuisinaire, 2) Processo de Mediação Didática e 3) As Barras Adaptadas do Material Manipulativo de Cuisinaire como uma Metodologia Inovadora e as respectivas subcategorias, que foram determinantes na interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. A interpretação dos resultados obtidos com a análise dos dados mostrou que as barras adaptadas do material manipulativo de Cuisinaire podem ser consideradas como instrumentos mediadores na realização das atividades propostas em sala de aula, pois possibilitou a aprendizagem dos conteúdos matemáticos relacionados com as operações de adição, subtração e multiplicação pelo participante desse estudo. Essa análise também mostrou a importância da utilização de outros materiais auxiliares, como, por exemplo, as caixas para guardar e organizar as barras adaptadas e o tabuleiro para o seu manuseio. Como a população desse estudo é formada por apenas um participante, a generalização dos resultados não é possível, contudo, de acordo com os resultados obtidos infere-se que uma contribuição importante dessas barras adaptadas foi auxiliar o participante desse estudo no desenvolvimento de seu raciocínio multiplicativo por meio da manipulação dessas barras mesmo que esse conceito não fosse de seu conhecimento. Além desses conceitos de adição, subtração e multiplicação, a utilização dessas barras também contribuiu para que esse participante pudesse compreender os conceitos de crescente e decrescente, antecessor e sucessor e quantidade e capacidade. Ao final da condução dessa pesquisa foi elaborado um produto educacional no formato de um caderno de sugestões cujo objetivo é auxiliar os professores que lecionam para alunos cegos em suas turmas regulares, bem como os demais profissionais interessados nesse tópico, por meio da elaboração de atividades curriculares matemáticas relacionadas com as operações de adição, subtração e multiplicação com a utilização das barras adaptadas do material manipulativo de Cuisinaire.Item Uma base teórica para fundamentar a existência de influências etnomatemáticas em salas de aula.(2013) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkAs influências etnomatemáticas em sala de aula estão relacionadas com os processos de associação dos conteúdos da Matemática com as abordagens pedagógicas que são utilizadas no ensino e aprendizagem dessa disciplina na área de educação, pois a aquisição do conhecimento matemático é influenciada de acordo com as considerações culturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar. O principal objetivo dessa pesquisa teórica é discutir as influências culturais existentes no ensino e aprendizagem em matemática em salas de aula por meio do debate sobre a dualidade entre o conhecimento matemático adquirido dentro e fora do ambiente escolar. Essa discussão pode desencadear uma ação reflexiva sobre as ações pedagógicas, na perspectiva etnomatemática, que é necessária para o trabalho educacional com as comunidades escolares. Assim, esse artigo teórico visa aprofundar os conhecimentos e a discussões relacionadas com as influências etnomatemáticas em sala de aula, utilizando, dessa maneira, como metodologia, uma pesquisa bibliográfica que visa compreender e discutir a revisão de literatura relacionada com a etnomatemática e as suas implicações pedagógicas em salas de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa indicam que existe a necessidade de uma congruência cultural entre os saberes adquiridos na comunidade e na escola.Item Book review : reckonings : numerals, cognition, and history by Stephen Chrisomalis.(2022) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkThis review of Reckonings shares our thoughts on the diverse insights presented by Stephen Chrisomalis’s version of the history of numerical notation. Chrisomalis suggests that members of distinct cultural groups write numbers as an active choice in accordance with their own sociocultural contexts, which reflect the influences of historical, cognitive, social, economic, political, environmental, and cultural factors. This book integrates comparative, cognitive, and evolutionary understandings on numerical cognition with historical and linguistic evidence on the use and transformation of numeral systems through the historical advancement of numeracy. Chrisomalis offers an interesting historical perspective on numbers that builds upon three main themes: numerals, cognition, and history. Reckonings can inspire us to view the concept and constructs of numeracy through a historical and sociocultural lens.Item O campo de pesquisa em etnomodelagem : as abordagens êmica, ética e dialética.(2012) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkNeste artigo, oferecemos um conceito alternativo de pesquisa por meio da aquisição dos conhecimentos êmico e ético para a implementação da etnomodelagem, que tem o objetivo de conectar os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos. Nessa perspectiva, a utilização das abordagens êmica e ética facilita a tradução de situações-problema presentes nos sistemas, retirados da realidade de grupos culturais distintos, para a matemática acadêmica. O conhecimento êmico é essencial para a compreensão intuitiva e empática das práticas matemáticas desenvolvidas por determinado grupo cultural, enquanto o conhecimento ético é essencial para a comparação entre essas práticas. Discutimos também a abordagem dialética para a pesquisa em etnomodelagem, que utiliza ambos os conhecimentos êmico e ético por meio de um processo dialógico, auxiliando uma compreensão mais completa sobre o conhecimento das práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de distintos grupos culturais. Nesse sentido, o conhecimento êmico é uma valiosa fonte de inspiração para a elaboração de hipóteses éticas. Em tal contexto dialético, um currículo matemático baseado na perspectiva da etnomodelagem favorece o desenvolvimento da geração do conhecimento matemático para garantir a integração equilibrada do domínio efetivo dos objetivos educacionais, que são essenciais para o reconhecimento e a utilização do conhecimento êmico dos alunos.