Navegando por Autor "Ribeiro Filho, Guido Lessa"
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Item Estudo de patologias de pintura e ocorrência de corrosão atmosférica em plataforma de petróleo.(2018) Ribeiro Filho, Guido Lessa; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti de; Cândido, Luiz Cláudio; Russo, Mário Luís CabelloA degradação de estruturas pela corrosão atmosférica é um fenômeno que atinge todas as estruturas, principalmente as de aço, normalmente as mais utilizadas em plataformas de petróleo em todo o mundo. Neste trabalho é estudado o caso específico da plataforma de petróleo WHP-2, localizada na Unidade Offshore Techint, em Pontal do Paraná-PR, Brasil, a qual teve sua construção interrompida em 2013. Várias atividades foram paralisadas antes de seu término, e a estrutura está desde então sob efeito da corrosão atmosférica. A pesquisa estuda o tema sob duas abordagens. A primeira se dá a partir do levantamento realizado in loco das patologias de corrosão e do estudo de suas causas prováveis, considerando registros fotográficos realizados em campo, coleta de documentos e projetos e registros de qualidade. A segunda abordagem é por meio de um ensaio com corpos de prova (CPs), preparados utilizando o aço e o sistema de pintura empregado no projeto, com algumas variações, e também por meio da criação de patologias na película de tinta dos CPs para submetê-los ao ensaio de névoa salina (salt spray), com análise dos resultados obtidos. Concluiu-se que, em casos de rompimento da película de tinta, a corrosão subpelicular originada na descontinuidade possui maior importância do que a originada pelo eletrólito permeado através da película, mesmo levando em conta diferentes espessuras de película — para o período de exposição à corrosão atmosférica considerado —, e que, no projeto avaliado, a origem das corrosões é devida, em grande parte dos casos, ao rompimento da película, significando, portanto, que é a maior causa das patologias encontradas.Item The importance of underpaint corrosion caused by damage to paint on steel structures.(2020) Ribeiro Filho, Guido Lessa; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti deThe impact of varying the dry paint film thickness (DFT) on the underpaint corrosion of steel plates obtained from the floor of an offshore oil platform is evaluated. The specimens were all prepared using the same material and paint scheme, and the DFT and exposure conditions in a salt spray chamber were varied and compared with the results obtained in a real situation. The results indicated that corrosion initiated at sites where the paint was damaged, may be more important than corrosion through the undamaged paint due to permeation, even in cases where the DFT is thin. In specimens whose substrates were previously damaged, there were pathological manifestations of osmotic blistering. The underpaint corrosion that occurred after the paint was damaged in the field occurred at an intensity like that observed for the tested specimens.