Navegando por Autor "Ribeiro, Luiz Fernando Loureiro"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise de edificações em estruturas metálicas constituídas de perfis formados a frio.(2001) Figueiredo, Marcelo dos Santos Mendonça; Sarmanho, Arlene Maria Cunha; Ribeiro, Luiz Fernando Loureiro; Krüger, Paulo Gustavo von; Rodrigues, Francisco CarlosOs perfis formados a frio estão cada vez mais sendo utilizados no Brasil em função do seu baixo peso e versatilidade. O uso deste perfis em residências ainda não é muito difundido em função de poucos estudos desenvolvidos no país para este tipo de aplicação. A partir da industrialização da estrutura metálica buscou-se utilizar lajes e fechamentos para acompanhar este processo de industrialização. O estudo estrutural baseou-se em um projeto arquitetônico de edifício de 4 pavimentos em perfis formados a frio. Este projeto foi escolhido em segundo lugar no segundo prêmio USIMINAS de arquitetura em aço. A solução arquitetônica adotada foi avaliada estruturalmente com a proposição de solução não convencional em que os aspectos dimensionais e construtivos foram avaliados. Neste trabalho analisou-se a estrutura metálica utilizando os perfis formados à frio, as lajes em painéis de concreto celular autoclavado e as paredes em chapas de gesso acartonado e cimentícias. Estudou-se ainda, a utilização de perfis formados a frio preenchidos de concreto armado visando maiores vãos no estudo estrutural. Os estudos de ligações seguiram o conceito de “luvas” e “nós” de aço e soldadas, de modo a tornar o processo de fabricação e montagem da estrutura mais prático e de baixo custo. Aspectos construtivos de cada solução estrutural, bem como das lajes e fechamentos foram abordados. Paralelamente ao estudo estrutural e ao processo construtivo foram realizadas avaliações de conforto térmico da edificação seguindo o projeto arquitetônico original.Item Análise numérica de ligações com chapa de topo curta na direção do eixo de menor inércia do pilar.(Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2007) Silva, Michael Christian da; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroNa análise de uma estrutura metálica, a utilização de um conjunto de barras unidimensionais interligadas de forma rígida ou flexível é considerada suficiente. Essa consideração é incompatível com a realidade, sendo necessário inserir a semi-rigidez nas ligações para definir o comportamento intermediário em termos de continuidade rotacional e, por conseqüência, de transmissão dos momentos fletores. A maioria dos trabalhos realizados dedica-se, quase que exclusivamente, às ligações no eixo de maior inércia do pilar, mesmo com toda a atenção voltada ao estudo do comportamento estrutural das ligações nas estruturas metálicas. Isso faz com que ocorra uma lacuna na possibilidade de consideração do real comportamento momento rotação das ligações em que a viga é conectada à alma do pilar. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma análise numérica tridimensional, via Método dos Elementos Finitos, do comportamento de ligações viga pilar com chapa de topo curta na direção do eixo de menor inércia do pilar. Os resultados obtidos foram comparados com os fornecidos pelo “Component Method” adotado pelo EUROCODE 3, em termos de capacidade resistente dos componentes (viga, chapa de topo e parafusos) e com os obtidos através dos modelos de Gomes (1990) e de Neves (2004), respectivamente, utilizados para a obtenção da capacidade resistente e rigidez inicial da alma do pilar. Também foi analisada a influência da variação geométrica do pilar no comportamento da curva momento rotação, a partir da padronização das dimensões da viga, chapa de topo e parafusos.Item Análise numérica e experimental de ligações soldadas na direção de menor inércia do pilar.(Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Machado, Roberta Maria; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroEste trabalho apresenta o desenvolvimento da análise numérico-experimental relativa ao comportamento estrutural de ligações soldadas viga-pilar na direção do eixo de menor inércia do pilar. O modelo estudado consiste de uma viga (perfil laminado W360x44) soldada em balanço à alma do pilar, cujas dimensões dos perfis variam de acordo com o índice de esbeltez da alma do mesmo. A análise numérica foi executada via método dos Elementos Finitos. Visando obter resultados mais próximos do comportamento real da ligação, foram utilizados modelos tridimensionais. Todos os modelos numéricos foram analisados com o software Ansys 11.0 utilizando-se ainda o software TrueGrid, específico para pré-processamento. A análise experimental foi desenvolvida por meio de ensaios de 7 (sete) protótipos, com configurações idênticas às de alguns modelos selecionados entre os estudados numericamente. Os resultados obtidos nos dois tipos de análise foram comparados e também confrontados com os previstos por modelos analíticos referentes à capacidade resistente da alma do pilar e à rigidez inicial da ligação. Tais comparações permitiram avaliar a influência de alguns fatores tais como a esbeltez da alma do pilar e outras propriedades geométricas da seção transversal do pilar, limitando-se as conclusões obtidas à configuração adotada (viga em balanço e sem variação da seção transversal).Item Análise numérica tridimensional de ligações viga-coluna com chapa de topo na direção do eixo de menor inércia do pilar.(2004) Bessa, William Oliveira; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroNos últimos anos uma grande atenção tem sido dada ao estudo do comportamento estrutural das ligações nas estruturas metálicas, devido à grande variedade de configurações e dispositivos que podem ser utilizados para conectar vigas e colunas, dando origem a novos procedimentos de dimensionamento, tais como o “Component Method”, aplicável às ligações viga-coluna com chapa de topo. Entretanto, a maioria dos trabalhos e estudos realizados dedicam-se quase que exclusivamente as ligações no eixo de maior inércia. Essa ênfase deixou uma lacuna na possibilidade de consideração do real comportamento momento-rotação das ligações em que a viga é conectada na alma do pilar, impelindo os calculistas a trabalharem com a consideração de que tais ligações comportam-se como rótulas, além de basearem-se em considerações empíricas quanto ao comportamento da alma do pilar. Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento de uma análise numérica, via Métodos dos Elementos Finitos, do comportamento de ligações viga-coluna com chapa de topo, segundo o eixo de menor inércia dos pilares. São analisadas diferentes configurações, variando-se, alternadamente, a espessura e a altura da alma do pilar, a espessura da chapa de topo e o diâmetro dos parafusos. Os resultados obtidos são comparados com os fornecidos pelo “Component Method”, em termos de capacidade resistente dos componentes (chapa de topo e parafusos) e com os obtidos através de métodos analíticos, quanto à capacidade resistente e à rigidez inicial da alma do pilar. Apresenta-se ainda, uma avaliação da distribuição da força de tração nos parafusos e, por último, uma comparação do comportamento momento-rotação dos modelos numéricos com a classificação do EUROCODE 3 (2000), baseada no critério da rigidez.Item Análise teórico-experimental de ligações parafusadas em perfis formados a frio.(2005) Morais, Cassius Soares; Silva, Alexandre Camillo da; Ribeiro, Luiz Fernando Loureiro; Sarmanho, Arlene Maria CunhaNesse trabalho, são apresentados estudos teórico-experimentais para avaliação do comportamento de ligações viga-coluna parafusadas, utilizando seções transversais em perfis de aço formados a frio de paredes finas. O programa experimental consiste de seis testes experimentais com dois tipos de protótipos. Com os resultados obtiveram-se a curva momento-rotação, a rigidez da ligação, bem como os momentos últimos e seu mecanismo de colapso.Item Análise teórico-experimental de ligações parafusadas viga-pilar em perfis formados a frio.(2003) Morais, Cassius Soares; Sarmanho, Arlene Maria Cunha; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroNeste presente trabalho são apresentados estudos teórico-experimentais para avaliar o comportamento de ligações viga-coluna parafusadas utilizando seções transversais em perfis formados a frio de duas edificações pertencentes ao projeto vencedor do 2o Prêmio Arquitetura em Aço, patrocinado pela USIMINAS, Projeto USIHAB. Este contém um projeto de dois pavimentos (Projeto 01) e um de quatro pavimentos (Projeto 02). Foram realizadas análises estruturais e dimensionamentos de ambos os projetos. Em seguida, determinou-se um protótipo de ensaio (P01) formado por um conjunto viga-coluna de seção transversal tipo caixa mais representativo do Projeto 02 para o qual foi projetada uma ligação parafusada. Para esta ligação realizou-se o teste experimental e verificou-se que esse protótipo apresentava um modo de colapso bastante frágil, então fez-se novas análises que originou uma nova configuração para a ligação, Protótipo P01B. Os resultados desse teste não se apresentaram satisfatórios, pois para tal solução a ligação teria um peso em aço representativo do peso total da estrutura inviabilizando a sua execução. Como para os protótipos referentes ao Projeto 02 não se obteve resultados satisfatórios, foi permitida uma flexibilização no Projeto 01 que passou pela mudança na arquitetura e alterações da seção transversal dos pilares para perfis de seção transversal tipo “I enrijecido” formado por dois perfis cartola. Para as análises de ligações do Projeto 01, onde em sua concepção são utilizados pilares “I enrijecidos” e vigas tipo caixa, obteve-se melhores resultados. Foram realizados oito testes experimentais com três tipos de protótipos e, assim, obteve-se a curva momento-rotação e a rigidez da ligação, os momentos últimos, os modos de colapso, os campos de deslocamento e de deformação de cada ligação. Em seguida fez-se uma segunda análise para o Projeto 01 utilizando as rigidezes das ligações obtidas nos testes experimentais e observou-se um aumento de 6,0 % na taxa (kg/m2) da estrutura nessa segunda análise em relação à primeira que não implicará necessariamente em gastos maiores para a edificação em função da utilização das ligações parafusadas.Item Análise teórico-experimental de sistemas industriais de armazenagem (“racks”).(2000) Oliveira, Adriano Magela de; Sarmanho, Arlene Maria Cunha; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroOs sistemas de armazenagem industriais também conhecidos como “racks” são amplamente utilizados no país. Existe uma variedade desses sistemas, utilizados na armazenagem dos mais variados tipos de produtos, empregados em depósitos de fábricas, supermercados, atacados, etc. Normalmente esses sistemas são constituídos de perfis de aço formados a frio, sendo que as colunas possuem perfurações, para o encaixe de ligações semirígidas dos tipos parafusada e não-parafusada. Nestes sistemas é necessário observar várias considerações relativas à estabilidade influenciada por folga na ligação, estrutura fora do prumo e solicitações horizontais e verticais impostas acidentalmente pelos equipamentos de transporte ou movimentação, entre outros. Todas essas características fazem com que as estruturas dos sistemas “racks” apresentem considerações adicionais ao serem dimensionadas, não consideradas nas normas existentes de perfis de aço formados a frio. Para verificação estrutural desses sistemas, foram desenvolvidas prescrições pelos fabricantes dessas estruturas, tais como a “Storage Equipment Manufacturers’ Association”, SEMA (1980), o “Rack Manufacturers Institute”, RMI (1997) e “Federation Européenne de la Manutention”, FEM (1996), respectivamente empregadas na Inglaterra, Estados Unidos e Europa. Cada fabricante em suas prescrições apresentam procedimentos específicos para dimensionamento desses elementos. Neste trabalho são apresentadas as características de vários tipos de sistemas de armazenagem fabricados no país, com maior ênfase para o sistema de armazenagem “drive-in”. Para um modelo comercial deste sistema, foi realizado um estudo teórico-experimental em colunas curtas e nas ligações. O estudo das colunas curtas avaliou a influência das perfurações na capacidade de carga das colunas do sistema, e quanto as ligações o programa experimental determinou a real rigidez das mesmas. Os resultados experimentais foram avaliados por estudos teóricos baseados nas prescrições do RMI e utilizando método numérico em elementos finitos através do software LUSAS (1999a,b). O estudo numérico envolveu avaliação do modo de ruína, deformações e tensões nas colunas curtas, e da influência da rigidez da ligação semirígidas comparando-se com a rígida na capacidade de carga da estrutura e estabilidade do sistema.Item Avaliação numérica do comportamento estrutural de ligação entre pilar de seção tubular circular e viga de seção ''i''.(2005) Carvalho, Paulo Henrique de; Ribeiro, Luiz Fernando Loureiro; Paula, Geraldo Donizetti deUm dos tipos mais usuais de ligação viga-coluna em estruturas metálicas é a chamada “ligação por chapa simples”, na qual uma chapa é soldada, na fábrica, ao elemento suporte, para ser conectada por parafusos à viga. Para uma coluna tubular de seção circular, a ligação com uma viga de seção ”I” pode ser feita por meio de anéis metálicos e chapas de ligação servindo os anéis como nervuramento e referência para o posicionamento das vigas “I”, as quais são parafusadas às chapas, podendo ter suas mesas conectadas ou não aos anéis. Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento de uma análise numérica, via Métodos dos Elementos Finitos, do comportamento de ligações viga-coluna com chapa simples, buscando-se analisar a influência dos anéis metálicos em termos de resistência e estabilidade. São verificadas as possíveis regiões de plastificação, comparando-as com as cargas críticas encontradas no dimensionamento feito segundo recomendações da NBR 8800/86. Os resultados obtidos são comparados com os fornecidos pelos princípios da resistência dos materiais e com a teoria de flexão simples; tornando possível o conhecimento do comportamento estrutural da ligação em estudo, para as configurações existentes.Item Capacidade resistente da alma de pilares em ligações com chapa de topo na direção do eixo de menor inércia do pilar.(2006) Hotes, Silvana Lina Silveira; Ribeiro, Luiz Fernando Loureiro; Paula, Geraldo Donizetti deAtualmente, mesmo com toda a atenção voltada ao estudo do comportamento estrutural das ligações nas estruturas metálicas, a maioria dos trabalhos realizados dedica-se, quase que exclusivamente, às ligações no eixo de maior inércia do pilar. Isso faz com que ocorra uma lacuna na possibilidade de se considerar o real comportamento momento-rotação do tipo de ligação em que a viga é conectada à alma do pilar. Este trabalho busca desenvolver uma análise numérica tridimensional, via Método dos Elementos Finitos, do comportamento de ligações viga-coluna com chapa de topo, segundo o eixo de menor inércia dos pilares, enfatizando-se a capacidade resistente da alma sob efeito do momento fletor. Foram analisados modelos numéricos classificados em três categorias, de acordo com a esbeltez da alma do pilar: classe 1- baixo índice de esbeltez (lw < 20); classe 2 - índice de esbeltez médio (20 £ lw < 30) e classe 3 - elevado índice de esbeltez (lw ³ 30). As características geométricas dos modelos foram estabelecidas a partir dos parâmetros mais relevantes para a análise, como a espessura e a altura da alma do pilar. Para possibilitar a avaliação da esbeltez da alma, isoladamente, foi adotada, em todos os modelos, a padronização das dimensões da viga, chapa de topo e dos parafusos. O comportamento estrutural das ligações é comparado com os resultados dos modelos analíticos disponíveis, tais como o “Component Method”, adotado pelo EUROCODE 3 (2000), o modelo de Gomes (1990), para determinar o momento plástico da alma da coluna, e o modelo de Neves (1996), que avalia a rigidez elástica da alma do pilar. O enfoque principal do trabalho é voltado para a análise da capacidade resistente da alma do pilar, analisando-se, ainda, a influência no comportamento da curva momento-rotação em função da variação da espessura e altura da alma do pilar, visando-se à coleta de informações que permitam a realização de estudos experimentais futuros e a avaliação do desempenho dos modelos analíticos existentes.Item Uma contribuição ao estudo da resistência ao fogo de pilares de aço parcialmente protegidos.(2003) Andrade, Adriana Fátima Tonidandel; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Ribeiro, Luiz Fernando Loureiro; Paula, Geraldo Donizetti de; Bezerra, Luciano MendesNeste trabalho, é apresentada uma metodologia para análise do comportamento estrutural em incêndio de pilares de aço parcialmente protegidos. Os pilares são analisados para quatro comprimentos de flambagem diferentes, os quais são submetidos a cargas excêntricas de acordo com cinco valores de relação de excentricidade, que geram flexões oblíqua, em torno do eixo de maior inércia e em torno do eixo de menor inércia. São considerados pilares isolados, de extremidades bi-rotuladas e constituídos de perfis laminados. São estudadas duas situações de carregamento (momento linear e momento constante, ou retangular). As respostas em termos de temperaturas críticas são dadas pelo programa computacional VULCAN, baseado no método dos elementos finitos, para os pilares com proteção passiva aplicada somente nas mesas do perfil. Cargas em situação de incêndio são pré-estabelecidas à razão de 0,9 a 0,1 das cargas críticas do dimensionamento à temperatura ambiente. Distribuições de temperatura diferentes na seção transversal, simulando espessuras de proteção passiva diferentes, são adotadas. Tempos de resistência ao fogo são calculados. Curvas de resistência ao fogo de uso prático são apresentadas e mostram a viabilidade do uso da técnica de proteção parcial.Item Dimensionamento de ligações viga-coluna com chapa de topo : modelo do Eurocode 3.(2001) Romano, Victor Pereira; Ribeiro, Luiz Fernando Loureiro; Sarmanho, Arlene Maria CunhaEste trabalho apresenta o modelo proposto pelo Anexo J do EUROCODE 3, para o dimensionamento de ligações parafusadas com chapa de topo e para a determinação da sua rigidez à rotação. Faz-se a análise do embasamento teórico e das verificações propostas comparando-as às recomendações da NBR 8800 (1986). Compara-se o modelo de dimensionamento em relação à fundamentação teórica do modelo de dimensionamento apresentado pelo Manual Brasileiro de Construção Metálica. Em particular avalia-se a veracidade do modelo de dimensionamento apresentado, utilizando-se resultados experimentais conhecidos. Finalmente apresentam-se as conclusões obtidas bem como tabelas de dimensionamento para vigas e pilares elaboradas a partir de um programa computacional, segundo a metodologia de dimensionamento apresentada.Item Estruturas metálicas do início do período de industrialização em Minas Gerais : decorrências e preservação.(Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Bueno, Fernanda Alves de Brito; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroGrande parte das estruturas arquitetônicas instaladas durante o início do período de industrialização possuem valores intrínsecos que envolvem questões históricas, estéticas, construtivas, tecnológicas, sociais entre tantas outras variáveis, sendo portanto consideradas Patrimônio Cultural. A importância da preservação deste legado e o reconhecimento enquanto Patrimônio Industrial são relativamente recentes no Brasil e, dentro deste contexto, enquadra-se não apenas a arquitetura produzida com materiais industrializados, mas também a arquitetura para fins industriais, sendo este o objeto do trabalho. Estes equipamentos industriais, além de se revelarem como registro das atividades econômicas, possuem características construtivas significativas na história da arquitetura, possibilitadas pelos avanços tecnológicos e pela disponibilidade dos novos materiais da época, entre eles o metal. Para desenvolvimento deste trabalho optou-se pela seleção de objetos por amostragem, sendo aqui registrados e analisados o conjunto industrial da antiga Companhia Siderúrgica Belgo Mineira em Sabará, algumas instalações da Mina de Morro Velho em Nova Lima e a Fábrica de Tecidos de Ouro Preto. A pesquisa tem como foco principal a análise das estruturas metálicas nas esferas histórica e construtiva, de forma a identificar modelos de sistemas estruturais empregados e sua importância na história da arquitetura do ferro. O trabalho realizado tem como propósito registrar e justificar a importância da preservação destes exemplares e estabelecer um diagnóstico do estado de conservação que contribua para uma possível restauração dos conjuntos, baseada em critérios e normas de preservação. A partir de uma análise qualitativa são apresentados modelos comparativos das tipologias industriais, quadros dos sistemas estruturais, além da identificação do tipo de metal e principais patologias encontradas. Como resultados são indicados métodos de tratamento e medidas preventivas, além de um estudo de ocupação que se apresenta como experimentação das diversas possibilidades de reabilitação e requalificação destes antigos espaços industriais, de grande potencial e repletos de significados.Item Estudo paramétrico da resistência ao fogo de vigas mistas aço-concreto.(2001) Costa, Ilma Alves da; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroNeste trabalho apresentam-se análises do comportamento de vigas mistas de aço concreto em incêndio através do método de elementos finitos implementado no software VULCAN. As temperaturas críticas de vigas mistas bi-rotuladas e com ligações semi-rígidas foram pesquisadas em função de características físicas dos materiais e propriedades geométricas reunidas em parâmetros adimensionais. Relações recursivas e ábacos para o cálculo das temperaturas críticas são apresentados. A técnica de proteção passiva parcial no centro do vão é examinada com vistas à determinação de sua economicidade em relação aos métodos tradicionais. Uma investigação preliminar da economicidade de proteção passiva parcial lateral e de proteção passiva total não-uniforme é descrita.Item Intervenções metálicas em construções preexistentes : estudos de caso de interfaces.(2009) Moraes, Carolina Albuquerque de; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroNeste trabalho são investigadas intervenções metálicas em edificações preexistentes focando em suas interfaces estruturais com materiais e sistemas construtivos distintos. Fundamenta-se na seleção, registro, observação e análise de estudos de caso - projetos de intervenção realizados no Brasil em que se utiliza o aço. São identificados: o comportamento estrutural, os detalhes e particularidades dessas interfaces, assim como as possíveis patologias existentes, com a finalidade de estabelecer-se uma avaliação de seu processo de projeto, qualidades arquitetônicas e construtivas. As estruturas metálicas têm considerável aplicabilidade quando utilizadas em intervenções de edificações preexistentes, principalmente as de cunho histórico e caráter preservativo, pois possibilitam a reversibilidade, ou seja, a substituição das peças em uma futura obra. Além disso, a linguagem arquitetônica do aço estabelece o contraste entre o antigo e o contemporâneo, preservando a autenticidade da obra. A presença do aço, devido a sua alta resistência, também viabiliza estruturas mais leves, o que se mostra interessante ao lidar com estruturas já existentes e que, muitas vezes, apresentam restrições quanto ao carregamento. Além disso, as estruturas metálicas e os sistemas industrializados possibilitam economia de material, alívio das cargas, possibilidade de modulação, padronização dos componentes, facilidade de montagem, escoramento e transporte e, conseqüentemente torna a construção mais ágil e eficiente. Com base nesses conceitos, o presente trabalho pretende ampliar as investigações, as discussões e o estudo científico sobre o assunto, já que no Brasil existe pouca documentação de estudos e tipologias que apresentem a interseção e a compatibilização eficiente de estruturas distintas em que se utiliza o aço.Item Passarelas urbanas em estrutura de aço.(2004) Fialho, Antônio de Pádua Felga; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroPassarelas urbanas são pontes para pedestres que servem para promover a ligação entre duas áreas da cidade, separadas por algum obstáculo natural ou criado pelo homem. O desenvolvimento das cidades, o surgimento do transporte ferroviário no século 18 e do automóvel no século 20, provocou inicialmente uma necessidade de separação entre trafego de pedestres e de veículos. Com o crescimento desordenado das cidades e o aumento vertiginoso do tráfego de veículos, as vias destinadas a este tráfego tornaram-se verdadeiras barreiras aos pedestres, criando importantes rupturas no tecido urbano e grandes dificuldades de acessibilidade a diversas áreas da cidade. Assim as passarelas são hoje um equipamento de reconstituição do tecido urbano e instrumento de integração do pedestre ao espaço urbano. Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia do aço coloca a estrutura metálica como uma solução bastante eficaz para a construção das passarelas devido à sua grande versatilidade, leveza, facilidade e rapidez de montagem. O presente trabalho apresenta uma visão geral do tema passarelas urbanas em estruturas de aço, realizando um estudo que discute suas características, elementos componentes, e legislação existente no Brasil e no exterior. Analisa, a partir de uma série de aspectos, a questão estética referente à configuração física e expressão formal das passarelas, bem como os principais sistemas estruturais utilizados nas passarelas em estrutura de aço, abordando seu comportamento, principais características, adequação a vãos e principais pontos positivos e negativos referentes à sua utilização, execução e montagem. É apresentada também uma análise dos processos de concepção e projeto das passarelas, relatando-se algumas metodologias de planejamento e de estabelecimento dos principais critérios de definição de sua localização, de seus parâmetros de dimensionamento e estabelecimento de suas características físicas, além de discutir alguns dos principais problemas encontrados no seu planejamento, concepção e projeto. Um sistema de análise e estudo das variáveis objetivas e subjetivas, importantes no processo de definição do sistema estrutural a ser utilizado na concepção das passarelas em aço, é proposto através da utilização de matriz multicriterial, que avalia a adequação dos sistemas estruturais a aspectos referentes à localização, características pré-determinadas das passarelas e sua implantação. É apresentando um estudo de caso demonstrando a utilização do processo a partir da confrontação com uma passarela já executada em Belo Horizonte. Por fim são apresentadas as considerações finais e indicadas algumas possibilidades de desenvolvimento de trabalhos que aprofundem o estudo e conhecimento das passarelas em estrutura de aço, bem como seu processo de planejamento, concepção, projeto, execução e montagem.Item Perfis tubulares : aspectos arquitetônicos e estruturais.(2003) Gerken, Fernanda de Sousa; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma visão geral da utilização das estruturas tubulares no contexto da evolução das estruturas metálicas em geral, com destaque para o estudo de obras que mostram o estado da arte da construção tubular no Brasil. A utilização dos perfis tubulares estruturais é abordada tanto do ponto de vista da arquitetura quanto da engenharia, destacando aspectos ligados ao comportamento das estruturas e de elementos estruturais utilizando perfis tubulares. São apresentados aspectos históricos da evolução da utilização do ferro e do aço na construção civil, com ênfase em perfis tubulares. Também constam do escopo do trabalho aspectos teóricos e exemplos de sua aplicação ao dimensionamento de elementos estruturais solicitados por esforços simples e compostos. Especial ênfase foi dada à coleta de dados relativos às obras, em perfis tubulares, existentes no Brasil, à experiência já adquirida com a fabricação de tais estruturas e aos problemas que dificultam a plena utilização de perfis tubulares na construção civil brasileira, de forma a traçar um painel do estado de desenvolvimento tecnológico no setor.Item Pré-dimensionamento de estruturas metálicas em fase de concepção arquitetônica.(2003) Mancini, Luciana Cotta; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroO desenvolvimento do mercado de utilização do aço na construção civil, tem evidenciado a necessidade de uma maior interação entre o trabalho do arquiteto e do calculista. Uma das principais preocupações tem sido a melhoria da formação específica dos arquitetos, bem como o desenvolvimento de mecanismos que possibilitem a inserção desses profissionais no processo global de concepção, cálculo, fabricação e montagem das estruturas metálicas. Entretanto, os arquitetos ressentem-se da falta de ferramentas que permitam, de modo rápido e prático, estimar as dimensões necessárias dos elementos estruturais, de modo a possibilitar-lhes não somente a perspectiva de análise das interferências no projeto arquitetônico, mas também a percepção das implicações da utilização de tais elementos no comportamento global da estrutura e do conseqüente consumo de aço. Este trabalho tem por objetivo a apresentação das principais características de uma ferramenta computacional, cuja finalidade básica é proporcionar aos arquitetos a oportunidade de estabelecer, de forma bastante realista, as dimensões necessárias para as vigas e pilares, em perfis laminados, de uma estrutura metálica, a partir de informações decorrentes do projeto arquitetônico, tais como, entre outras, os vãos das vigas, os tipos de materiais (lajes e vedações) e a finalidade da construção, além fornecer informações que possibilitem a utilização racional dos perfis recomendados, com vistas à minimização do peso dos elementos estruturais e ao melhor atendimento das condições de coordenação modular.Item Sistema para avaliação do potencial de desconstrução e reutilização de estruturas de aço.(2014) Machado, Roberta Carvalho; Souza, Henor Artur de; Ribeiro, Luiz Fernando Loureiro; Sousa, João Artur de; Veríssimo, Gustavo de Souza; Buson, Márcio Albuquerque; Souza, Henor Artur deA indústria da construção é responsável por vários impactos ambientais, sociais e econômicos, sendo um dos principais setores consumidores de recursos e geradores de resíduos. Em virtude do aumento do número de edifícios demolidos e da evolução das preocupações ambientais, o conceito de desconstrução vem surgindo como uma alternativa à demolição. A desconstrução pode ser descrita como a desmontagem cuidadosa de um edifício de modo a tornar possível o reuso de seus componentes ao fim da vida útil da edificação. No Brasil, estudos sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais de construção vêm sendo desenvolvidos e publicados há algum tempo. Entretanto, temas como desconstrução e Projeto para Desconstrução (PpD) ainda são pouco discutidos e pesquisados. Em razão do aumento dos índices de construções em aço no país e dessas construções poderem apresentar alto potencial de reuso, propõe-se, como objetivo principal deste trabalho, o desenvolvimento de um sistema de análise aplicável a edifícios estruturados em aço já existentes ou em fase de projeto para classificar o potencial de desconstrução dos componentes ou elementos estruturais em aço. Após uma análise dos sistemas de avaliação do potencial de desconstrução encontrados na literatura foram definidos dois sistemas distintos para desenvolvimento desse trabalho: 1) um sistema simplificado de classificação baseado em pontuações pelas avaliações das características estabelecidas e 2) um sistema baseado em modelos de lógica fuzzy aplicados no programa MatLab com método de defuzzificação Centróide e Média dos Máximos (MOM). A partir dos principais critérios de PpD as características a serem consideradas nos sistemas de análise foram selecionadas e seus parâmetros de avaliação foram definidos. Um estudo de caso da desconstrução de um ginásio poliesportivo estruturado em aço foi aplicado nos sistemas de análise. Dados fictícios também foram simulados para avaliar os sistemas de avaliação desenvolvidos. O sistema de classificação baseado em pontuação apresentou-se eficiente e de fácil análise, com resultados compatíveis com o esperado. O sistema baseado em modelos com lógica fuzzy mostrou resultados satisfatórios para avaliação com defuzzificação MOM e resultados não satisfatórios para defuzzificação Centróide. Concluiu-se que ambos os sistemas de análise podem ser usados como ferramenta de avaliação da desconstrução. No entanto, para a utilização dos modelos em lógica fuzzy desenvolvidos recomenda-se utilização da defuzzificação MOM.Item Utilização de estruturas metálicas em edificações residenciais unifamiliares.(2005) Castro, Betina Guimarães dos Santos e; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroO presente trabalho tem como objetivo explorar o processo de projeto e de produção, para o setor das residências unifamiliares estruturadas em aço não seriadas, visto que, para os grandes empreendimentos, são notórias as vantagens da estrutura metálica, principalmente em situações onde o prazo ou a limitação do canteiro de obras é fator determinante. Amparado por uma revisão bibliográfica a respeito dos assuntos correlatos, o desenvolvimento do estudo de casos apontou uma característica ainda corrente no mercado: o despreparo em relação aos sistemas construtivos industrializados, de grande parte dos profissionais envolvidos no processo. Reconhecendo uma tendência atual de agregação de valor aos produtos comercializados pelos Centros Distribuidores de Perfis, foi realizada uma pesquisa de campo junto aos denominados Centros de Serviços, com o objetivo de explorar a atividade de comercialização da matéria-prima semi-elaborada para a produção das estruturas metálicas. Ao final da pesquisa observou-se que, os principais fatores para a limitação do setor não dizem respeito estritamente às questões técnicas, ou de custo da estrutura, mas também às barreiras culturais frente à incorporação das novas tecnologias, e ao pequeno porte das edificações, que torna incompatível o volume de demanda de aço junto aos fabricantes de estruturas, limitando o horizonte do setor.