Navegando por Autor "Resende, Tânia de Freitas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Escolhendo a escola pública para os filhos : práticas e estratégias educativas familiares.(2019) Paula, Naiara Marciana de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Resende, Tânia de FreitasEm vista da necessidade de ampliação dos estudos no Brasil sobre escolha de estabelecimento de ensino e formas de acompanhamento familiar da escolarização dos filhos, principalmente, em cidades do interior, a proposta da presente pesquisa foi investigar a relação entre família e escola, tendo como foco a análise dos critérios utilizados por famílias de diferentes grupos sociais para a escolha de estabelecimento de ensino público de educação básica para seus filhos e filhas. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia teve uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para coleta de dados, questionários e entrevistas semiestruturadas. Primeiramente foi aplicado um questionário aos pais e mães de alunos de uma escola estadual da rede pública, considerada de prestígio no município de Mariana, Minas Gerais, e realizada uma entrevista semiestruturada com a diretora da escola. Na segunda etapa da pesquisa, foram entrevistadas oito famílias de camadas médias e populares com a intenção de compreender a percepção das famílias sobre a escola pesquisada e os motivos para a escolha do estabelecimento de ensino para a escolarização dos filhos. Os resultados da pesquisa indicaram que as famílias consideravam a oferta educacional do estabelecimento de ensino pesquisado de melhor qualidade em relação às outras escolas da rede pública da cidade. Esse fator as estimulava a desempenharem papel ativo na escolha da escola para os filhos, criando estratégias diversificadas para acessar a instituição escolar preferida, chegando, em alguns casos, a contornar o cadastro escolar ou ir diretamente à direção à procura de vagas. Os motivos que levaram as famílias a realizarem a escolha pelo estabelecimento de ensino em questão foram: as informações obtidas pelas redes sociais, a reputação da escola, o clima escolar, a forma e o respeito com que os alunos eram tratados, o afastamento da violência e as companhias dos filhos. Dessa forma, as famílias investigadas - mesmo aquelas que dispunham de poucos recursos socioeconômicos e culturais - se mostraram mobilizadas em relação à escolarização dos filhos, não somente no tocante à escolha da escola, mas também desenvolvendo outras estratégias de acompanhamento escolar para atender as demandas exigentes da escola escolhida.Item Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental.(2017) Matos, Daniel Abud Seabra; Nogueira, Maria Alice de Lima Gomes; Resende, Tânia de Freitas; Nogueira, Cláudio Marques Martins; Alves, Maria Teresa GonzagaO objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola.