Navegando por Autor "Reis, Maglaice Miranda"
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Item Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.(2021) Reis, Maglaice Miranda; Nogueira, Marlice de Oliveira eEste artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com sucesso escolar e cinco em situação de insucesso. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.Item A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.(2017) Reis, Maglaice Miranda; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Portes, Écio AntônioEsta pesquisa objetivou investigar as práticas educativas e os esforços escolares das famílias residentes em uma localidade rural, a partir dos casos de desempenho escolar das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, buscou-se: a) investigar as dinâmicas familiares, a rede de relacionamentos e os modos de acompanhamento familiar da escolarização e sua relação com o “sucesso” ou “fracasso” escolar das crianças pesquisadas; b) identificar e analisar as representações das famílias e dos professores, bem como as expectativas sobre o futuro escolar dos estudantes dessa pesquisa e, c) compreender os aspectos sociais e culturais que caracterizam o meio rural pesquisado e sua relação com os processos de escolarização. Quanto ao percurso metodológico, de natureza qualitativa, foram realizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com os professores e famílias das crianças selecionadas que frequentavam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo os dados tratados por meio das técnicas de análise de conteúdo. Selecionamos cinco estudantes com bom desempenho escolar e cinco em situação de baixo desempenho escolar de uma escola localizada em um subdistrito de Mariana-MG, totalizando oito famílias. Além das entrevistas aplicamos questionários com objetivo de caracterização sociodemográfica das famílias. Para a interpretação dos dados consideramos cinco categorias de análise que foram construídas a partir do referencial teórico da pesquisa como também dos dados coletados: a dinâmica familiar, o cotidiano das famílias, a rede de relacionamentos, a vida escolar da prole e o acompanhamento familiar da escolarização e, por fim, as expectativas escolares: sucesso e fracasso na percepção de pais e professores. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias rurais e a cultura escolar nos resultados escolares das crianças, assim como nas representações sobre o fracasso e o sucesso escolar construídas pelos professores e pelos familiares, as famílias rurais pesquisadas desenvolvem um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.