Navegando por Autor "Reis, Maíra dos Santos"
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Item Classificação e diagnóstico das estradas de mina de lavra a céu aberto de minério de ferro dentro do Quadrilátero Ferrífero.(2014) Reis, Maíra dos Santos; Oliveira Filho, Waldyr Lopes deO presente trabalho propõe a padronização de procedimentos para a obtenção e gerenciamento de estradas de mina, em lavra de minério de ferro, dentro do Quadrilátero Ferrífero, com foco em um sistema de classificação dessas vias. O trabalho foi todo desenvolvido dentro de um contexto real da mineração, através da seleção de uma unidade representativa das condições gerais de estradas e envolvendo o pessoal que atua no setor. A sequência metodológica contou com uma extensa revisão das práticas correntes, nivelamento teórico dos participantes da pesquisa, formalização da experiência existente e sugestões de melhoria, através de workshops e visitas técnicas e, finalmente, a consolidação do trabalho com a produção de vários documentos técnicos e científicos. A unidade selecionada para a condução do trabalho foi o Complexo de Itabira, em Minas Gerais, onde as estradas de mina foram divididas em acessos principais, acessos secundários, e acessos à praça (de lavra ou de descarga, quando em depósitos de estéril), com base em critérios de funcionalidade, permanência, extensão e nível de serviço. Além da definição das classes e dos critérios de classificação, para cada categoria de estrada foi determinado um conjunto de fatores a serem observados nas três mais importantes macroatividades das estradas – projeto, construção e manutenção – grupados na forma de matrizes. Tal classificação guia a obtenção de uma estrada adequada dentro de sua função, ao mesmo tempo em que contribui para a racionalização do uso de recursos no planejamento de produção. Os resultados desse trabalho quanto às matrizes de fatores são diferenciados. As definições dos requisitos que, para os mineradores, produzem maiores impactos sobre as estradas e sobre os quais o conhecimento prévio era maior (projeto geométrico, projeto de drenagem e manutenção) foram mais conclusivas e enfáticas, do que aqueles relacionados às demais etapas (projeto de pavimento e construção), que são conduzidas com menos critério. Acredita-se que essa classificação de estradas de mina tem grande potencial de utilização, contando com os ajustes devidos à propagação de seu uso e a necessária complementação de análises econômicas comparativas. Espera-se que essa nova visão do tema possa se estender também para estradas de mina de lavras de outros minérios e em diferentes cenários.Item Diagnosis about iron ore mine haul roads in the Quadrilátero Ferrífero – Itabira Complex case.(2014) Reis, Maíra dos Santos; Oliveira Filho, Waldyr Lopes de; Oliveira, Ely; Pena, GladsneyEmbora as estradas de mina sejam apenas apoio para as atividades de mineração, seu papel pode ser bastante significativo em qualquer esforço de otimização do transporte na lavra a céu aberto realizado com caminhões. Em 2009, um inventário sobre as condições de projeto, construção e manutenção dessas estruturas em minas no Quadrilátero Ferrífero foi realizado através de uma parceria entre uma grande empresa de mineração e a UFOP. Embora as condições das vias pudessem ser consideradas, em geral, satisfatórias, vários pontos com potencial de melhoria foram observados. Essa parceria foi retomada recentemente com bases ampliadas, para uma atualização, porém com uma abordagem quantitativa e em uma mina representativa daquele universo. O relato desse diagnóstico com comentários de como se pode fazer mais e melhor para as estradas de mina é apresentado nesse trabalho.