Navegando por Autor "Raimundi, Marcos Paulo Vieira"
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Item Uma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium.(2019) Rosa, Milton; Raimundi, Marcos Paulo VieiraUm dos principais objetivos da Educação Matemática é buscar o desenvolvimento de um processo educacional que possibilite a aquisição e a utilização, pelos alunos, de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais essenciais para o pleno exercício dos direitos e deveres intrínsecos à cidadania. Este artigo teórico visa ressaltar que esses instrumentos estão relacionados com a proposição do Currículo Trivium para a Matemática, no qual são considerados três componentes: a) a literacia, que está relacionada com a funcionalidade dos indivíduos na sociedade; b) a materacia, que está relacionada com o entendimento de situações inovadoras desenvolvidas por indivíduos criativos; e c) a tecnoracia, que está relacionada com a utilização astuta dos materiais disponíveis em contextos culturais diversosItem Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.(2019) Raimundi, Marcos Paulo Vieira; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva; Orey, Daniel ClarkEssa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual localizada em um município da região da Zona da Mata, no Estado de Minas Gerais, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de conteúdos da Educação Financeira com fundamentação na perspectiva Etnomatemática e no Currículo Trivium. A problemática desse estudo está relacionada com a seguinte questão de investigação: Como a proposição do currículo trivium, fundamentado no Programa Etnomatemática, pode contribuir para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos do terceiro ano do Ensino Médio? Assim, para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, as anotações do diário de campo do professor-pesquisador, três blocos de atividades propostas no registro documental e uma atividade final. Esses dados foram analisados e interpretados no decorrer da pesquisa de acordo com o referencial teórico embasado na Etnomatemática, na Educação Financeira, no Currículo Trivium e, também, com a utilização dos pressupostos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Posteriormente, os dados brutos que compuseram a amostragem teórica foram codificados por meio das codificações aberta e axial, que possibilitaram a elaboração das categorias conceituais que propiciaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo por meio da categorização dos códigos preliminares previamente determinados. Esses resultados mostram que as atividades propostas em sala de aula estavam relacionadas com o desenvolvimento da literacia, da materacia e da tecnoracia dos participantes desse estudo, possibilitando que as situações-problema cotidianas trabalhadas em sala de aula fossem solucionadas com a aplicação dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que propiciaram o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os fenômenos presentes na vida diária. Essa ação pedagógica contribuiu para que os participantes compreendessem os fundamentos financeiros subjacentes às práticas cotidianas, como, por exemplo, a capacidade de leitura e interpretação de juros simples e compostos em financiamentos, das promoções, das propagandas e das Black Fridays, que foram contextualizadas na elaboração das atividades do trabalho de campo conduzido nesse estudo.