Navegando por Autor "Quadros, Cláudia Irene de"
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Item Análise estrutural da narrativa sonora aplicada ao podcasting : um estudo de “Caso Evandro”.(2021) Alves, João Vitor de Almeida Brito; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Quadros, Cláudia Irene de; Souza, Marcelo Freire Pereira deNeste trabalho, temos como objetivo analisar a estrutura da narrativa sonora presente no podcast “Caso Evandro”, a quarta temporada do Projeto Humanos. O programa narra os acontecimentos que permeiam o assassinato de Evandro Ramos Caetano, criança e morador de Guaratuba, Paraná, em um suposto ritual de magia negra no início dos anos 90. Junto ao narrador e criador do podcast, Ivan Mizanzuk, o ouvinte levado a conhecer ambos os lados desse crime, para assim julgar se a filha e a esposa do prefeito da cidade, Beatriz e Celina Abagge, são realmente culpadas ou não. Neste processo pela busca da verdade, o sujeito vivencia experiências que estão alocadas dentro da organização narrativa a partir de enunciados sonoros. Para compreender este processo, tensionamos a natureza das pesquisas lineares em comunicação; abordamos a multidisciplinaridade nos estudos sonoros; conceituamos a experiência sonora e o seu processo de circunscrição no sujeito e refletimos sobre a consolidação do conceito e do formato podcast. A nossa metodologia é uma adaptação entre a Análise Estrutural da Narrativa e a Análise Descritiva. A Análise Estrutural da Narrativa classifica e descreve níveis funcionais que estão presentes ao longo de sua organização, mantendo aquela estrutura. A Análise Descritiva permite evidenciar as relações entre as variáveis neste processo. Este estudo esmiúça a organização narratológica do podcast com o propósito de identificar quais são os enunciados sonoros e que funções eles possuem na narrativa. Ao final, cruzamos este processo metodológico com o campo sonoro, com o intuito de compreender também os efeitos dessa organização narrativa sonora no ouvinte.Item Aspectos comunicacionais da educação nas mídias sociais digitais : o caso do Youtube.(2013) Quadros, Cláudia Irene de; Quadros Junior, Itanel Bastos deSão estudados aspectos comunicacionais dos vídeos educativos no Youtube, uma plataforma de distribuição de conteúdo. De caráter ensaístico, o artigo propõe refletir sobre algumas ações no compartilhamento de conteúdo feitas em ambientes colaborativos. São ações que renovam a aprendizagem, que valorizam o indivíduo e que fazem a escola pensar em novas estratégias de ensino.Item Cartografia da verticalização de vídeos online : perspectivas para uma instagramática audiovisual.(2022) Gonçalves, Charles Santos; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Quadros, Cláudia Irene de; Souza, Marcelo Freire Pereira deO surgimento e o aprimoramento das ferramentas audiovisuais inseridas no Instagram foram capazes de impulsionar e popularizar a produção e o consumo dos vídeos verticais. A presente pesquisa busca delinear algumas perspectivas sobre a instagramática audiovisual, por meio de um processo cartográfico que se debruça sobre o vídeo vertical. São cartografados alguns formatos de vídeos verticais oriundos das ferramentas audiovisuais do Instagram, como o IGTV e os demais vídeos que hoje compõem a denominada Instagram TV. O aporte teórico da pesquisa é baseado em discussões no campo do audiovisual, da gramática das interações (SCOLARI, 2004), atrelada aos conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e de plataformização (VAN DIJCK, 2013). Desta forma, a pesquisa considera a linguagem, a gramática e/ou instagramática proveniente do encontro entre o usuário e as plataformas de mídias sociais digitais, como o Instagram. Os procedimentos metodológicos recorrem à cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 1995), por meio da investigação cronológica das ferramentas e dos formatos audiovisuais disponibilizados pelo Instagram (FRIER, 2021) e os pontos de encontro na relação da usabilidade adaptada e remodelada, por meio da relação estabelecida com o usuário. O estudo sugere o impulsionamento e a popularização dos formatos audiovisuais verticalizados, a partir da possibilidade de produção e disponibilização desses vídeos online, por meio das redes móveis do usuário e levando em consideração a facilidade e a possibilidade de gravar, editar e compartilhar essas produções nas plataformas de mídias sociais digitais.Item Da perspectiva de trabalho à realidade do futuro profissional do jornalismo.(2013) Quadros, Cláudia Irene de; Langeira, Alvaro NunesEste artigo traz resultados parciais da pesquisa realizada entre alunos do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) sobre perspectivas profissionais. Os dados da referida pesquisa fazem parte do projeto Identidades e Culturas Profissionais, que investiga estudantes de Jornalismo no Chile, Brasil, México, Austrália, Suíça, Espanha e Estados Unidos. Em Curitiba, a pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2012, quando a maioria de estudantes de Jornalismo entrevistados respondeu que gostaria de trabalhar em empresas de comunicação quando concluir a faculdade. No entanto, cresce o número de alunos que percebem a comunicação corporativa como uma boa oportunidade para iniciar a carreira. Este artigo também traça o cenário atual do mercado jornalístico paranaense e apresenta a realidade dos egressos da UTP, destacando o início da trajetória profissional de recém-formados.Item O lugar do rádio curitibano nas redes sociais digitais.(2013) Quadros, Cláudia Irene de; Kaseker, MônicaEste artigo pretende registrar como o rádio em Curitiba vem construindo a sua história na era da convergência de meios. Considerando que os meios de comunicação influenciam e são influenciados por outros, como propõe Fidler (1998), observamos como o rádio vem utilizando as redes sociais digitais para interagir com o público e, assim, tentar garantir a fidelidade do ouvinte no rádio de antena. Neste artigo, analisamos quatro rádios de Curitiba, sendo duas generalistas, líderes de audiência, e duas all news. As rádios Caiobá FM, Banda B AM, CBN-Curitiba e Band News Curitiba são analisadas em diferentes plataformas: sites, blogs, Facebook, Twitter e Youtube. Percebemos que há muito conteúdo disponibilizado na internet por essas emissoras, mas nem sempre o ouvinte/internauta se manifesta. O diálogo parece inexistente e o público só participa quando o assunto é polêmico ou envolve prêmios.