Navegando por Autor "Prates, Raphael Felipe de Carvalho"
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Item Brazilian license plate detection using histogram of oriented gradients and sliding windows.(2013) Prates, Raphael Felipe de Carvalho; Cámara Chávez, Guillermo; Schwartz, William Robson; Gomes, David MenottiDue to the increasingly need for automatic traffic monitoring, vehicle license plate detection is of high interest to perform automatic toll collection, traffic law enforcement, parking lot access control, among others. In this paper, a sliding window approach based on Histogram of Oriented Gradients (HOG) features is used for Brazilian license plate detection. This approach consists in scanning the whole image in a multiscale fashion such that the license plate is located precisely. The main contribution of this work consists in a deep study of the best setup for HOG descriptors on the detection of Brazilian license plates, in which HOG have never been applied before. We also demonstrate the reliability of this method ensured by a recall higher than 98% (with a precision higher than 78%) in a publicly available data set.Item Detecção de placas veiculares : uma abordagem adaptativa para a localização de placas utilizando descritores HOG.(2014) Prates, Raphael Felipe de Carvalho; Cámara Chávez, Guillermo; Gomes, David Menotti; Cámara Chávez, Guillermo; Gomes, David Menotti; Nascimento, Erickson Rangel do; Schwartz, William RobsonUm sistema de reconhecimento de placas veiculares é responsável por extrair informações visuais que possibilitem a identificação automática de veículos a partir de uma imagem ou sequência de imagens. Trata-se de uma área com muitos trabalhos publicados recentemente devido a sua aplicação em situações cotidianas como no pagamento automático de pedágios e no monitoramento do tráfego de veículos. Uma das etapas para a identificação dos veículos é a detecção das placas veiculares na imagem. Essa é considera a fase mais crítica do sistema devido às dificuldades decorrentes de variações ambientais (dia, noite, sol e chuva) e entre diferentes placas (sujeiras, cores, fontes e oclusão). Uma abordagem comum na detecção de placas veiculares é varrer a imagem usando uma janela deslizante com uma proporção entre a largura e a altura semelhante a da placa veicular. No entanto, para lidar com diferentes escalas é necessário fazer esse processo não em uma escala, mas em uma pirâmide de diferentes escalas. Esse método se opõe às exigências de desempenho do sistema que deve ser tempo-real. Assim, neste trabalho é proposto um método de detecção de placas veiculares utilizando janelas deslizantes que visa uma detecção eficaz analisando um número bem inferior de janelas na imagem quando comparado a abordagem em pirâmide. Com esse objetivo, dividimos o processo em duas etapas principais: (1) busca em uma quantidade mínima de escalas utilizando janelas deslizantes de forma a obter uma estimativa inicial da posição da placa e (2) a partir de cada estimativa inicial ´e realizada uma decomposição em mais escalas localmente, buscando um melhor casamento entre a janela de detecção e a placa real. Os resultados encontrados comprovam as vantagens do método proposto, são obtidas detecções mais precisas analisando 25% e 75% menos janelas que um método multiescalas convencional para as bases brasileira e grega, respectivamente. A confiabilidade do método é garantida por uma revocação de 98% para coeficiente de Jaccard de 50% em duas bases de imagens de diferentes nacionalidades.Item Otimização da escala mensal de motoristas de ônibus urbano utilizando a heurística Variable Neighborhood Search.(2014) Silva, Gustavo Peixoto; Prates, Raphael Felipe de CarvalhoUma das últimas etapas no planejamento do transporte público consiste em definir a escala dos motoristas dos ônibus urbanos para um determinado período, denominada Problema de Rodízio de Tripulações. Esta etapa tem como objetivo gerar sequências de jornadas diárias, compreendendo os dias úteis, sábados e domingos, que respeitem as res-trições legais e operacionais. Além disso, uma boa escala deve proporcionar uma melhor divisão da carga de trabalho entre as tripulações e ainda reduzir os custos com as horas extras pagas pela empresa. O modelo proposto neste traba-lho gera soluções que respeitam o padrão de folga fixa do tipo 5/1 além das restrições legais e operacionais impostas pe-la empresa. A metaheurística Variable Neighborhood Search foi implementada utilizando diferentes estruturas de vizi-nhança e variando o número de modificações na solução. A implementação foi testada com dados de uma empresa de médio porte e os resultados mostraram melhorias significativas em relação à solução adotada pela empresa.