Navegando por Autor "Powell, Arthur Belford"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa bibliográfica analisando dissertações defendidas em mestrados profissionais de Minas Gerais.(2020) Assis, Samuel Alves de; Torisu, Edmilson Minoru; Torisu, Edmilson Minoru; Powell, Arthur Belford; Reis, Frederico da SilvaEste estudo trata de uma dissertação de Mestrado, na área da Educação Matemática e com foco na Educação Financeira. O objetivo principal consistiu em analisar dissertações, com discussões centradas na Educação Financeira e investigar conexões/diálogos entre passagens do texto das pesquisas com o arcabouço teórico da Educação Matemática Crítica (EMC). Essas dissertações foram selecionadas em três programas de Mestrado Profissional de Minas Gerais, em que encontramos, no total, 42 pesquisas. Por sua natureza, a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica e cuja análise foi desenvolvida sob a luz de construtos da EMC, nos pautando, principalmente, em discussões travadas por Ole Skovsmose e Arthur Powell. Destacamos que as conexões/diálogos entre a Educação Financeira e a EMC não estavam, necessariamente, explícitas/explícitos nas pesquisas analisadas. Na realidade, foi necessário um olhar analítico do pesquisador para os dados dos textos, guiado pela sua compreensão acerca dos construtos da EMC, na busca por diálogos. Ressaltamos que, encontramos conexões/diálogos em todas as dissertações analisadas, mesmo que o autor não citasse ou falasse, de forma explícita, sobre conceitos da EMC. Os resultados nos permitem refletir que a Educação Financeira possui, em sua natureza, relações com a Educação Matemática Crítica, particularmente costuradas pelos conceitos de Cenários para Investigação, empowerment, foregrounds e backgrounds. Além disso, percebemos algumas lacunas que podem ser preenchidas por futuras pesquisas, em Educação Matemática, explorando relações entre a Educação Financeira e a EMC, além de promover estudos situados no Ensino Superior, que tem sido pouco contemplado nas pesquisas.Item Motives in mathematics investigative tasks as appropriations of social discourse in the light of Activity Theory.(2018) Torisu, Edmilson Minoru; Araújo, Jussara de Loiola; Powell, Arthur BelfordInvestigate the motives of students to participate in tasks proposed in mathematics classes can bring contributions to the understanding of what effectively leads them to get involved in classes and can also contribute to the area of Mathematics Education. The purpose of this article is to present a discussion about the motives of a group of four students from the ninth year of a public school in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, when involved in investigations in the Mathematics classroom, using, for this, the lenses of Activity Theory. Data were collected through interviews. The qualitative analysis of the data showed that the reasons that lead them to participate in investigative tasks are related to these tasks, but not only. The social environment in which students are inserted may be as, or even more important for the emergence of motives.