Navegando por Autor "Pinto, Paulo Raimundo"
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Item Análise da utilização de terra para prototipagem rápida na construção civil.(2022) Walter, Guilherme de Oliveira; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Pinto, Paulo Raimundo; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Pinto, Paulo Raimundo; Souza, Flávio Teixeira de; Silva, Keoma Defáveri do Carmo eItem Desenvolvimento de sensor de nível capacitivo para uso no irrigâmetro.(2010) Pinto, Paulo Raimundo; Martins, José Helvecio; Oliveira, Rubens Alves de; Monteiro, Paulo Marcos de BarrosNeste trabalho teve-se como objetivo desenvolver um sensor de nível capacitivo para uso no tubo de alimentação do Irrigâmetro, a fim de controlar automaticamente equipamentos de irrigação. O Irrigâmetro é um aparelho evapopluviométrico desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa para ser utilizado no manejo da irrigação. Para a calibração do sensor usado na medição do nível de água no tubo de alimentação do Irrigâmetro, foi utilizada a escala impressa no próprio tubo, graduada de 0 a 44 mm de lâmina de água, e a correspondente corrente na saída (mA) obtida por meio do sensor de nível capacitivo implementado, obtendo-se um coeficiente de determinação (r2) igual a 0,9998, mostrando ótima correlação entre o sensor e a escala padrão utilizada.Item Desenvolvimento de sistema de bancada para medição de umidade de minérios.(2018) Lage, Vinícius Nunes; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Mesquita, Andre Luiz Amarante; Pinto, Paulo Raimundo; Gontijo, Carlos de FigueiredoA umidade de materiais é um parâmetro muito utilizado para o controle de diversos processos industriais. Em especial na mineração, essa variável tem importância fundamental nas etapas de transporte e manuseio, representando grande parte dos gastos na produção de minérios. A maioria das empresas utilizam métodos convencionais de laboratório para determinar a umidade dos minérios, o que torna a medição muito trabalhosa e lenta para a finalidade de controle de processos. Este projeto propõe o desenvolvimento de um sistema de bancada de baixo custo para medição de umidade de minérios que forneça o resultado em tempo real, com o objetivo de otimizar os processos de mineração. O sensor consiste em um sistema de medição portátil de bancada, formados por um par de eletrodos de metal galvanizado, dispostos em uma caixa de acrílico. O equipamento pode ser utilizado em situações nas quais não é necessária a medição online, mas apenas em análise de amostras retiradas do processo, como no caso da triagem de minério antes da pelotização. Diferentemente de outros sistemas de medição existentes, o sistema proposto utiliza circuito de ponte autobalanceada como método de medição, apresentando baixo custo, alta precisão, alta relação sinal/ruído, resposta rápida e imunidade a capacitâncias parasitas. Foi desenvolvido um modelo matemático exclusivo em que relaciona a resposta do sensor com a umidade, o teor de ferro, a densidade aparente e a granulometria do minério.Item Desenvolvimento de um sistema de controle para a injeção de gás de eletrólise em um motogerador a diesel utilizado na mineração.(2019) Reis, Gemírson de Paula dos; Leal, Elisângela Martins; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Fernandes, Eunírio Zanetti; Leal, Elisângela Martins; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Fernandes, Eunírio Zanetti; Bortolaia, Luis Antônio; Silva Junior, Sávio Augusto Lopes da; Pinto, Paulo RaimundoEste trabalho visa desenvolver um sistema de controle de injeção de hidrogênio na câmara de combustão de um motor a diesel, analisar teoricamente o processo de combustão e as emissões de gases poluentes. O óleo diesel é o combustível principal e o hidrogênio é o combustível secundário (aditivo). O hidrogênio é produzido no processo de eletrólise da água e é direcionado para o duto de admissão do motor em produção descentralizada, ou seja, sem que haja o armazenamento do gás. O projeto experimental do sistema de controle consiste em desenvolver um controlador Proporcional-Integral (PI) para a vazão volumétrica de gás de eletrólise em função da corrente elétrica aplicada ao sistema. A análise teórica das emissões do motor e do processo de combustão foi realizada por meio dos softwares NASA CEA e Lotus Engine, respectivamente. Na análise teórica com o software NASA CEA, as emissões de dois combustíveis (Jet-A e óleo diesel) misturados com hidrogênio são comparadas. Já na análise com o software Lotus Engine, o rendimento do motor foi simulado utilizando-se o combustível óleo diesel. Os resultados experimentais mostram que é possível utilizar o sensor de vazão de ar F1012, que possui baixo custo, para medição do gás de eletrólise e para o desenvolvimento de um controlador PI. Os resultados teóricos do NASA CEA indicam que o gás de eletrólise pode ser adicionado na mistura com os combustíveis Jet-A e óleo diesel a fim de promover x menores emissões de CO e CO2 no motor. Na parametrização com o Lotus Engine, tem-se melhor rendimento do motor com alteração de 10º no ângulo de fechamento de válvula de admissão.Item Desenvolvimento de um sistema de monitoramento aplicado a um motogerador a diesel com injeção de gás de eletrólise visando redução de consumo de combustível.(2018) Figueiredo, Robson Lage; Leal, Elisângela Martins; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Zanetti, Eunírio; Leal, Elisângela Martins; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Zanetti, Eunírio Fernandes; Bortolaia, Luis Antônio; Pinto, Paulo RaimundoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de monitoramento aplicado a um motogerador a diesel com a injeção de gás proveniente do processo de eletrólise, visando a redução do consumo de óleo diesel no motor. O óleo diesel é o combustível principal e o hidrogênio é o combustível secundário (aditivo), injetado juntamente ao ar de admissão. Este estudo é de caráter experimental e consiste, inicialmente, em caracterizar um dispositivo gerador de hidrogênio por meio da avaliação da vazão volumétrica de gás produzido em função da corrente elétrica, da concentração de eletrólito e da temperatura do sistema. Após a caracterização, o gás produzido rico em hidrogênio é utilizado em um motogerador. Foram adotados como parâmetros de estudo o tempo de funcionamento do motor com aplicação de cargas resistivas. Uma interface foi criada utilizando um display LCD 20x4, que apresenta as variáveis do sistema ao usuário. O sistema de monitoramento da célula, do motor e do gerador foi desenvolvido utilizando as plataformas Arduino, Platform IO e Visual Studio. Desta forma, o sistema proposto permite monitorar as variáveis da célula eletrolítica (temperatura, corrente e tensão), do motor (consumo e rotação) e do gerador (potência, corrente e tensão). Os principais resultados encontrados comprovaram a redução entre 2,5% e 5,1% no consumo do combustível principal devido a injeção de hidrogênio no óleo diesel.Item Detector de falhas de rolos de transportadores de correia baseado em aprendizado de máquina.(2020) Cruz, Emanuel Balduino da; Reis, Agnaldo José da Rocha; Guimarães, Frederico Gadelha; Almeida, Silvia Grasiella Moreira; reis@ufop.edu.br; frederico.g.guimaraes@gmail.com; silva.almeida@ifmg.edu.br; Reis, Agnaldo José da Rocha; Guimarães, Frederico Gadelha; Almeida, Silvia Grasiella Moreira; Silva, Rodrigo César Pedrosa; Pessin, Gustavo; Pinto, Paulo RaimundoO Transportador de Correia (TC) e o meio mais versátil e difundido para movimentação de cargas em instalação industrial. Os roletes são equipamentos que dão suporte e guiam as correias. Como o rolo fica no apoio da correia, quando ele apresenta falha, o funcionamento do transportador e prejudicado. A detecção de falhas nesses equipamentos e feita por funcionários dá manutenção que se baseiam, dentre outros fatores, nos ruídos produzidos por rolos defeituosos. Como uma correia pode ter centenas de metros e estar em locais de difícil acesso, determinar qual rolo está defeituoso se torna uma tarefa bastante difícil e custosa. Apresenta-se neste trabalho uma proposta para detecção de rolos defeituosos através de som por ele produzido, por meio de aprendizado de maquina. Para tanto, dados reais de rolos bons e defeituosos foram coletados em campo e utilizados no desenvolvimento do sistema supracitado. Os resultados obtidos são discutidos em detalhes e as principais conclusões são apresentadas.Item Evaluation of the effects of user profile and interface characteristics on performance during robotic teleoperation.(2018) Fidêncio, Aline Xavier; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Freitas, Gustavo Medeiros; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Freitas, Gustavo Medeiros; Reis, Agnaldo José da Rocha; Pinto, Paulo RaimundoIn the mining industry, operator safety has always been a crucial point, and therefore demands attention. In addition, given the high investments made in the enterprise, the search for a consistent and e cient production process is also relevant. To increase productivity and safety, teleoperation techniques can be used to allow the operator to be removed from the risk areas and operate the equipment from a safe distance. The work presented in this master's thesis was developed at the Instituto Tecnológico Vale (ITV) as a part of a broader project that aims the development of a conceptual framework that enables the analysis and validation of the application of teleoperation techniques in mining equipment. These equipment could be either used for exploration, engineering or extraction. More speci cally, this framework will permit the analysis of relevant information for teleoperation. This work represents the initial step taken, which comprises the execution of proof-of-concept tests in laboratory using a robotic system. Di erent teleoperation interfaces schemes consisting of video and haptic devices are analyzed under di erent aspects and the user point of view is taken into account. The goal is to analyze the e ects of the force feedback and of di erent visual feedback during teleoperation and to evaluate which prede ned users characteristics can contribute to better performance during teleoperation. Experimental tests were performed using a commercial mobile robotic platform Seekur Jr and teleoperation interfaces consisting of the haptic devices Novint Falcon and Geomagic Touch. This platform can be programmed in such a way that it operates emulating a mining equipment. For practical application-oriented tests, di erent operations from a mining process can be used as application of study (e.g. explosive charging or excavators operations). For the purposes of this work, interfaces for the control of the robotic platform locomotion were analyzed. In order to evaluate the in uence of interface characteristics and users pro le on performance during teleoperation two experiments were conducted. The experiments consisted of guiding the robotic platform in a scenario containing obstacles, using the di erent interfaces. In this work, delays in communication during teleoperation were not addressed. Results show that the use of force feedback e ectively contributes for better performances in term of task execution time, number of collisions with obstacles and task completion in teleoperation activities. Moreover, additional visual information, such as the environment map, can also increase perception of obstacles.Item Projeto de unidade de alimentação via painel solar para um veículo elétrico de inspeção de trincas em dormentes de aço da estrada de ferro Vitória-Minas.(2022) Ribeiro, Raphael Augusto dos Santos; Reis, Agnaldo José da Rocha; Yared, Glauco Ferreira Gazel; Reis, Agnaldo José da Rocha; Yared, Glauco Ferreira Gazel; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Pinto, Paulo RaimundoO aumento crescente da carga transportada por eixo na Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) impacta diretamente os elementos que compõem a infraestrutura e a superestrutura ferroviária. Assim, com o intuito de se garantir a confiabilidade e a segurança do transporte ferroviário, torna-se cada vez mais importante o monitoramento das condições da via permanente e a realização da manutenção preventiva. Para tanto, encontra-se em desenvolvimento um veículo autônomo, no escopo do Projeto Vale/UFOP Número de Contrato CV.19.000021.0, capaz de se deslocar sobre a ferrovia, efetuando a leitura da geometria superficial de cada dormente de aço e realizando o diagnóstico da presença de trincados e/ou de fraturados. Esse veículo é alimentado com uma bateria de 12V e deverá contar com uma fonte de energia auxiliar. Nesse contexto é que se insere este trabalho, cujo tema central é o desenvolvimento de uma estratégia de alimentação híbrida para o veículo em questão utilizando-se, além da sua bateria, um painel solar. Essa unidade híbrida será a responsável pelo acionamento de todos os sistemas eletro- eletrônicos constituintes do veículo (e.g., motor, sensores, sistema de controle etc.). A presença desse módulo híbrido garantirá uma maior autonomia ao veículo, uma vez que ele poderá realizar inspeções por um tempo maior sem haver a necessidade de interrupções para substituição ou recarga de bateria.Item Redução de energia incidente em subestações de uma usina de beneficiamento de minério utilizando comunicação baseada na norma IEC 61850.(2021) Costa, Flávio Andrade; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Garcia, Luis Guilherme Uzeda; Reis, Agnaldo José da Rocha; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Reis, Agnaldo José da Rocha; Garcia, Luis Guilherme Uzeda; Pinto, Paulo Raimundo; Pizziolo, Tarcísio de Assunção; Oliveira,Thiago Clé deA automação, além de contribuir para o aumento de produtividade e competividade da indústria em geral, pode ser utilizada para aumentar a segurança dos trabalhadores. Quando se trata de subestações de energia elétrica, uma importante linha de pesquisa e a de como se reduzir a energia incidente proveniente de um arco elétrico. Reduzir seus efeitos e fator de preocupação e pode ser feito, por exemplo, reduzindo-se o tempo de duração da falha. Este estudo apresenta ˜ uma proposta para redução de energia incidente em cubículos de entrada de uma subestação de uma usina de beneficiamento de minério em Minas Gerais, Brasil. Esta redução e obtida pela diminuição do tempo de transmissão da detecção de arco para a subestação principal utilizando-se uma comunicação baseada na norma IEC 61850. Dispositivos eletrônicos inteligentes foram utilizados associados a uma rede de comunicação em alta velocidade para a transmissão do sinal de proteção, o que reduziu de forma acentuada a energia incidente no conjunto elétrico. Ao final deste trabalho, a energia incidente foi reduzida em mais de 80%, para valores inferiores a 8,0 cal/cm2 , em duas topologias distintas de rede.Item Sistema automático para secagem de produtos agrícolas em camada fina.(2008) Monte, José Eduardo Carvalho; Martins, José Helvecio; Lopes, Daniela de Carvalho; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Pinto, Paulo RaimundoGeralmente, o controle do processo de secagem em camada fina, é realizad com base na pesagem de amostras, retirando-se periodicamente a bandeja do secador e levando-a até uma balança, para determinar, por diferença de massa, a quantidade de água que foi retirada do produto durante o processo. Essa operação é a principal fonte de erro na determinação das taxas de secagem, tendo em vista a interrupção do processo de secagem ou a perda de parte da amostra durante a etapa de pesagem. Este trabalho propõe a automação do controle da secagem em camada fina, utilizando-se um sistema baseado em uma célula de carga e em dispositivos eletrônicos endereçáveis. Os valores obtidos pelo monitoramento realizado pelo sistema proposto são armazenados e comparados com valores finais predefinidos para o processo de secagem. Quando não houver diferença significativa entre os valores medidos e os pré-definidos, encerra-se o processo. O sistema proposto foi testado e validado, fornecendo uma série de resultados confiáveis, com elevada precisão e um excelente desempenho.Item Utilização de conversores analógico-digitais endereçáveis para medições de variáveis climáticas.(2006) Martins, José Helvecio; Pinto, Paulo Raimundo; Lopes, Daniela de Carvalho; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Monte, José Eduardo CarvalhoA utilização de dispositivos eletrônicos endereçáveis em sistemas de automação vem aumentando consideravelmente, assim como o desenvolvimento e a aplicação de sistemas automáticos, para o setor agrícola, têm sido bastante incentivados. Devido à complexidade destes sistemas e à necessidade de maior confiabilidade e simplicidade em suas estruturas, novas formas de transmissão de dados têm sido propostas e estudadas. Neste trabalho, instrumentos digitais para medições de temperatura do ar, umidade relativa do ar, radiação solar e velocidade do ar foram desenvolvidos com base em conversores analógico-digitais endereçáveis. A utilização dos dispositivos propostos possibilita a implantação de sistemas de monitoramento e controle com apenas três fios, conectados diretamente a um computador, responsável pelo gerenciamento da transmissão e pelo tratamento dos dados. Calibrações e validações preliminares foram realizadas com os instrumentos digitais endereçáveis desenvolvidos, resultando em medidas com exatidão e precisão elevadas.Item Velocidade de trefilação e seu efeito no encruamento e no acabamento superficial de um aço SAE 1008.(2016) Pinto, Daniel Fraga; Costa, Adilson Rodrigues da; Pinto, Maria Aparecida; Pinto, Paulo Raimundo; Pereira, Ezequiel Caires; Neves, Frederico Ozanan; Cassino, Flávio Sandro LaysEmbora do ponto de vista tecnológico o processo de trefilação seja relativamente simples, muitas questões relacionadas ao tema ainda não são totalmente compreendidas. O efeito da velocidade de trefilação na produção do arame constituem exemplos disso. Nesse sentido, avaliou-se a influência da velocidade de trefilação no encruamento, no acabamento superficial e no comportamento microestrutural em amostras de aço SAE 1008 com 3,0mm de diâmetro, trefilado nas velocidades de 1,0m/s; 1,5m/s; 2,0m/s; 2,5m/s e 3,0m/s em uma trefila projetada, construída e instalada no DEMET/EM/UFOP. A redução de área foi de 12,9% em uma fieira com semiângulo de 6° e lubrificante à base de sabão de cálcio. Simulação computacional da trefilação utilizando o MEF foi utilizada como ferramenta para correlação dos resultados com os ensaios físicos. Os resultados mostraram que a trefila de laboratório desenvolvida mostrou-se segura e operacionalmente estável. Na faixa de velocidade considerada, a velocidade de trefilação correspondente a 1,5m/s representou a condição de tensão de trefilação mais baixa e com o menor grau de encruamento. A trefilação promoveu a melhora da rugosidade superficial do arame, mas o aumento da velocidade de trefilação não exerceu influência no parâmetro de rugosidade Ra. A metodologia adotada nas simulações mostrou a mesma tendência de comportamento para a tensão de trefilação e para a temperatura do arame em comparação aos ensaios físicos, mas com uma diferença na escala de valores. Simplificações adotadas nas simulações podem ter contribuído para essa diferença nos resultados. Na condição de partida, o arame apresentou valores de tensão residual de ordem trativa e, com o aumento da velocidade de trefilação, essa condição foi alterada para tensões residuais compressivas. Para velocidades de deformação mais elevadas, a acomodação dos planos cristalográficos em processo de deslizamento é restringida, acarretando na formação de uma estrutura texturizada. Isto pode ter contribuído para o aumento da energia necessária para promover a deformação, que se traduziu pelo aumento do esforço de trefilação.