Navegando por Autor "Pereira, Gabriel César"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item O espetáculo na capoeira de rua de Mariana, Minas Gerais : teatralidade e musicalidade como resistência em cena.(2018) Pereira, Gabriel César; Valença, Ernesto Gomes; Valença, Ernesto Gomes; Pinto, Davi de Oliveira; Gomes, Ricardo CarlosEsta dissertação tem o objetivo de analisar, sob o olhar etnográfico, o fazer tradicional da Capoeira de Mestre Damião, em Mariana- Minas Gerais, com foco nas suas particularidades relacionadas às Artes Cênicas. Elucidando sua autenticidade na ocupação da rua e na transmissão do saber, espetacular, fundamentada na expressividade. Para tanto, procurou-se na vivência e registro etnográfico: criar entendimento das singularidades, de um fazer tradicional da Capoeira que tem o espetáculo e a expressividade como base fundamental do seu processo no ritual e na transmissão. Tratando, assim, de evidenciar seus potenciais para o condicionamento humano à arte, fruto do desenvolvimento pessoal. Sob este aspecto, o que instigou esta pesquisa foram as inúmeras singularidades do objeto, ligadas ao seu processo histórico e potência singular. Considerando esta linhagem, como a única perpetuadora, dos fundamentos de Mestre Paulo Brasa, formado no fazer espetacular da Capoeira, dos grupos folclóricos, dos anos 1960 e na militância do movimento negro. Considerando a vivência, formativa, intencionalmente moldada para a ocupação da rua em ato performático, com qualidades expressivas em seus fundamentos. Desta maneira, há a transmissão de uma série de valores, que orientam a prática, e são condicionantes de um fazer moldado na ocupação da rua, com o ritual, como ato de tradição e arma política, moldado na expressividade em detrimento a violência, ou a disputa física. Possibilita-se, assim, ver este fazer específico como construtor de um fazer artístico encarnado em cena na rua.