Navegando por Autor "Pena, Geralda Aparecida de Carvalho"
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Item Experiências formativas no âmbito do PIBID : um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores supervisores do programa.(2017) Martins, Jessica Cristina de Carvalho; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Pena, Geralda Aparecida de CarvalhoDesde a década de 1990 a discussão sobre a formação docente tem se intensificado no Brasil. E em relação à formação inicial de professores, uma das principais críticas feitas é a ausência da articulação entre as instituições formadoras e as escolas de educação básica, o espaço de atuação profissional dos futuros professores. Neste contexto, algumas iniciativas políticas de apoio e incentivo à docência têm sido desenvolvidas com o objetivo de aproximar as instituições formadoras, e proporcionar aos licenciandos o contato com a realidade do campo de atuação profissional. Entre essas as ações se destaca o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID), que tem como objetivo promover, durante a formação inicial, a inserção dos alunos de licenciatura em escolas públicas, valorizar e incentivar a formação de professores para a educação básica dentre outros objetivos. Para isso, além do acompanhamento dos docentes das IES, denominados como Coordenadores de área, os bolsistas de iniciação à docência contam também com professores supervisores que atuam na rede, os quais são designados para acompanhar os bolsistas. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é investigar se o PIBID tem contribuído para o processo de desenvolvimento profissional dos professores supervisores, no que se refere à promoção da formação continuada baseada na concepção de que a escola é o seu lócus privilegiado de formação (NÓVOA, 1991; CANDAU 1999). A pesquisa foi realizada com quatro supervisores de área do PIBID que atuam em uma escola da rede pública estadual de Ouro Preto – MG. Para obtenção dos dados foram realizadas sessões reflexivas que trataram de temas relativos a formação, a profissão docente e ao trabalho desenvolvimento no âmbito do PIBID, a partir de eixos temáticos e questões orientadoras (SMYTH, 1992). Foi feita a gravação do áudio das sessões e posteriormente foi transcrito. A análise de dados foi fundamentada no método de Analise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os relatos apresentados indicam que as ações do programa têm contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática a partir da aproximação entre IES e escolas, articulando o campo da profissão ao da formação docente, com a valorização da escola como lócus de produção de conhecimento. Diante disso, o PIBID tem proporcionado aos professores supervisores envolvidos, uma formação continuada no próprio contexto da escola, concebendo esse espaço como produtor de conhecimentos e valorizando os saberes da experiência do professor.Item Formação de professores : investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais.(2019) Pena, Geralda Aparecida de Carvalho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Souza, Karoline de Lourdes Abreu; Perucci, Leidelaine SergioA temática da formação de professores, nos diversos níveis de ensino, tem sido recorrente nas pesquisas do campo educacional, apontando novos olhares e perspectivas de análise. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores de Educação Profissional e Tecnológica e de Ensino Superior, além de levantar e analisar projetos/programas ou ações voltados ao desenvolvimento profissional docente em cinco Institutos Federais mineiros. Os resultados dessa investigação apontaram poucos estudos cujos sujeitos sejam professores da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Superior, bem como a inexistência de programas de desenvolvimento profissional docente nos Institutos Federais mineiros no período pesquisado.Item Formação de professores e o trabalho docente : a educação profissional-tecnológica e o ensino superior nos institutos federais.(2022) Perucci, Leidelaine Sergio; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pena, Geralda Aparecida de CarvalhoA presente dissertação que ora apresentamos ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto é fruto de uma pesquisa sobre a Formação de Professores que atuam em dois níveis de ensino simultaneamente – Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e de Educação Superior no âmbito das Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Esse trabalho diz respeito a um estudo de caso desenvolvido em um campus do IFMG. Temos uma caracterização muito especial neste tema – trata- se do trabalho docente nos IFs, considerando que este tipo de instituição no Brasil oferece cursos em diferentes níveis e modalidades de ensino, os quais são atendidos por um corpo docente único (Ensino Médio e Superior). A pesquisa partiu das seguintes questões-problema: o que mobiliza a atuação docente no contexto dos Institutos Federais? Quais as implicações desta atuação? Pois entende-se que o trabalho do professor nesse contexto exige conhecimentos e habilidades que se distinguem de instituições que oferecem apenas um nível de ensino. Considerou-se tal problemática a partir dos seguintes objetivos: geral, compreender as percepções que os(as) professores(as) têm ao refletir sobre sua atuação docente em mais de um nível de ensino; e específicos, (1) identificar os processos formativos dos professores; (2) compreender de que ou quais maneiras os professores se organizam para a atuação em mais de um nível de ensino e (3) entender se a sua formação ao longo da carreira contribuiu e/ou tem contribuído para a atuação em mais de um nível de ensino. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa, considerou-se a perspectiva qualitativa e as perspectivas teóricas da Formação Inicial e Continuada de Professores no Brasil, organizadas a partir das seguintes atividades: revisão da teoria científica, estado do conhecimento sobre a temática e coleta de dados a partir de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio dos preceitos de análise de conteúdo. Deste modo, a pesquisa chega às seguintes conclusões: 1. A docência na Educação Profissional e Tecnológica no contexto dos IFs é algo complexo, abrangente e passível de diversas ramificações que exige atualização constante com relação aos conteúdos, metodologias de ensino e legislação educacional tanto da educação básica, do ensino superior e da educação tecnológica; 2. A experiência prévia do professor na educação básica e no ensino superior em instituições que se dedicam a esses níveis separadamente pode ser entendida como uma base ou ponto de partida para o exercício da profissão docente nos IFs; 3. Por fim, verifica-se que questões que emergem a partir da realização deste estudo se direcionam mais especificamente aos processos formativos dos professores e como esses processos impactam no exercício docente. Assim, uma perspectiva futura que se torna relevante é pensar em como a formação continuada exerce influência para o sucesso nas suas atividades docentes.Item Gamificação na educação : aproximações, estratégias e potencialidades.(2018) Souza, Flávio Marcelo Gabriel de; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Pena, Geralda Aparecida de CarvalhoEsta pesquisa objetivou compreender como a gamificação tem sido pensada quanto ferramenta didático-pedagógica incorporada pelas escolas, sob a perspectiva dos pedagogos. A investigação foi conduzida por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Adotou-se o método netnográfico, o considerando mais adequado, uma vez que este estudo tratou sobre as possíveis aproximações entre a educação e os fundamentos dos games pela gamificação realizado por meio de contato virtual. Foram selecionadas quatro (4) instituições, sendo duas da rede particular de ensino, localizadas na cidade de São Paulo, capital, e outras duas que integram a rede pública de ensino, localizadas na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Como teórico, orientado da análise de dados, foi adotada a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vigotski e pensadores recentes como Howard Gardner. Dos resultados desta pesquisa revelam um cenário onde a gamificação tende a se conectar com as práticas pedagógicas oportunizando um aprendizado em que Imigrantes e Nativos digitais possam estreitar o distanciamento produzido pela imersão na cultura digital.Item Professores dos anos iniciais do ensino fundamental no início da docência : a construção da identidade profissional.(2020) Cota, Juliana do Carmo Mendonça; Nunes, Célia Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Pena, Geralda Aparecida de CarvalhoO início da carreira docente é permeado por situações novas, inesperadas e por vezes desafiadoras. Para um professor iniciante, nem sempre é fácil deixar de ser aluno para tornarse professor, passando por situações de “choque com o real” e de “descoberta” no início da carreira. Nessa etapa, a identidade profissional docente terá como base muito do que ele aprendeu e viveu ao longo de sua vida como aluno, unindo aprendizados e vivências de sua formação inicial, atrelados à relação estabelecida na escola com seus pares, alunos e pais. Essa pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar a construção da identidade de professores iniciantes que atuam dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública das cidades de Mariana e Ouro Preto. Para seu desenvolvimento, foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas e questionários junto a 05 professores. Para apoiar essa discussão utilizou-se as contribuições de autores como: Tardif (2012), que afirma que a profissão docente possui sua inserção profissional muito antes de seu início efetivo, pois, como estudante já se vivencia questões da profissão; Marcelo Garcia (2010) que aponta os cinco primeiros anos de exercício docente como a fase de inserção profissional, etapa da carreira que é descrita por Huberman (2005) como “fase da sobrevivência”, permeada por sentimentos de “choque da realidade” e de “descoberta”; e Dubar (1997), que fala sobre os processos de construção da identidade a partir das relações. A partir desse trabalho, percebeuse a importância das relações estabelecidas na atuação do professor na escola, no desenvolvimento da formação inicial e nas relações estabelecidas ao ingressar na carreira. A pesquisa apontou que a construção da identidade profissional se inicia antes mesmo do processo e formação inicial. Através de contato com a profissão na educação básica os professores se aproximam e experimentam o primeiro vislumbre da profissão. Percebeu-se que a formação inicial apresenta questões que precisam ser aperfeiçoadas para dar mais segurança ao professor iniciante. Atividades como o estágio obrigatório aparecem como um marco na formação, já que através dele os futuros professores podem ter contato com a instituição de ensino ainda como alunos, com uma participação restrita, podendo conhecer melhor o campo de trabalho antes de iniciar como professor regente de fato. A relação de apoio profissional dos professores mais experientes foi destacada por proporcionar aos iniciantes mais segurança ao contar com o apoio dos colegas. A pesquisa apontou que mesmo com fatores em comum, a construção da identidade é realizada de maneira única por cada professor. Cada um conduz à docência a partir das suas várias experiências de vida e profissionais.