Navegando por Autor "Orey, Daniel Clark"
Agora exibindo 1 - 20 de 119
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Abordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica.(2006) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkApresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica. No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica. Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnoracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática.Item Uma ação pedagógica da etnomodelagem para a implementação da lei 11.645/08.(2022) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonCom a promulgação de leis específicas para a obrigatoriedade da inserção do conhecimento histórico, cultural, social, matemático e científico dos membros de grupos culturais distintos, como, por exemplo, os afro-brasileiros, os africanos e os indígenas, existe a necessidade da inserção efetiva dessas culturas nos componentes do currículo escolar. Nesse direcionamento, é necessário que a Lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08 sejam implementadas nas aulas de Matemática em conjunção com outras ações pedagógicas que visam ressaltar os valores afro-brasileiros relacionados com os conhecimentos de matriz africana. Essasleisdesempenham um papel importante nas políticas educacionais brasileiras, pois podem propiciar a compreensão holística da influência das culturas africana e indígena nos ambientes educacionais com a utilização da ação pedagógica da Etnomodelagem, pois tem como objetivo possibilitar a redução/diminuição da desigualdade sociocultural dos membros desses grupos culturais na sociedade brasileira. Desse modo, os conhecimentos, as características e as especificidades dos membros de grupos culturais afrodescendentes devem ser valorizadas como uma herança cultural, que devem ser concretizadas por meio de ações pedagógicas em todas as instituições responsáveis pela difusão do conhecimento e do saber/fazer matemático em contextos culturais distintos por meio da Etnomodelagem.Item An ethnomathematical perspective of STEM education in a glocalized world.(2021) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkAn Ethnomathematics-based curriculum helps students demonstrate consistent mathematical processes as they reason, solve problems, communicate ideas, and choose appropriate representations through the development of daily mathematical practices. As well, it recognizes connections with Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) disciplines. Our pedagogical work, in relation to STEM Education, is based on the Trivium Curriculum for mathematics and ethnomodelling, which provides communicative, analytical, material, and technological tools to the development of emic, etic, and dialogic approaches that are necessary for the elaboration of the school curricula. STEM Education facilitates pedagogical action that connects ethnomathematics; mathematical modelling, problem-solving, critical judgment, and making sense of mathematical and non-mathematical environments, which involves distinct ways of thinking, reasoning, and developing mathematical knowledge in distinct sociocultural contexts. The ethnomathematical perspective for STEM Education proposed here provides a transformative pedagogy that exposes its power to transform students into critical and reflective citizens in order to enable them to transform society in a glocalized world.Item An ethnomodelling perspective for the development of a citizenship education.(2023) Rosa, Milton; Orey, Daniel Clark; Mesquita, Ana Paula Santos de SousaCitizenship education is historically linked with political developments that have forced governments to think deeper about nationality, power, identity, and the process of decolonization since large sectors of the population are denied and even excluded from the development of their citizenship. Currently, there is a need to provide mechanisms that foster the develop- ment of students’ citizenship by enabling them to position themselves critically, politically, responsibly, and constructively in their own sociocultural contexts. These mechanisms contribute towards ofering the intellectual tools needed to participate in society and also can encourage educators to develop pedagogical actions that stimulate students to develop their citizen- ship and be aware of problems they face in their communities. Thus, results of a study conducted in a public middle school, located in the metropolitan region of Belo Horizonte, Brazil, with 12 eighth-grade middle school students enrolled in a state public school, who are residents in a peripheral community, showed how ethnomodelling contributed to the development of mathematical content, which helped them to understand and propose solutions to the lack of basic sanitation. We concluded that competencies to analyze, decide, and judge solutions through the elaboration of ethnomodels helped students to make decisions to local and global problems, which promoted the development of their citizenship as well as the acknowledgment that the denial and exclusion process of peripheral communities’ members still prevails in modern society.Item Uma análise êmica, ética e dialógica de etnomodelos para a determinação de valores do seno.(2021) Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA Trigonometria era inicialmente uma parte da Astronomia e uma de suas contribuições foi o etnomodelo criado pelo indiano Bháskara I. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar e analisar o etnomodelo de Bháskara I para o cálculo do seno do ponto de vista da Etnomodelagem tendo em vista a sua análise êmica, ética e dialógica. Para isso realizou-se uma pesquisa historiográfica e uma análise ética baseada em uma demonstração com o rigor atual da fórmula e com a utilização de ferramentas tecnológicas. A análise dialógica desse conhecimento possibilitou enfatizar a importância dos aspectos culturais da Matemática no desenvolvimento do saber/fazer no decorrer da história e a sua conexão com o conhecimento acadêmico por meio da etnomodelagem.Item Uma análise sociocrítica da etnomodelagem como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em uma comunidade periférica.(2020) Mesquita, Ana Paula Santos de Sousa; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fernandes, Alcione Marques; Rosa, MiltonEssa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual, situada em uma comunidade periférica na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com a participação de treze alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II e um catador de materiais reciclados. O principal objetivo desse estudo esteve relacionado com a realização de uma análise sociocrítica da Etnomodelagem enquanto uma ação pedagógica no desenvolvimento de conteúdos matemáticos em comunidades periféricas. No entanto, outros objetivos foram necessários para condução desse estudo como, por exemplo, discutir e problematizar as relações entre a Modelagem Matemática e a Etnomatemática, culminando com o conceito da Etnomodelagem; identificar as principais características culturais das comunidades periféricas e investigar a prática da Etnomodelagem em sala de aula. Dessa maneira, a seguinte questão de investigação foi elaborada: De que maneira a Etnomodelagem enquanto uma ação pedagógica pode se constituir em um ambiente crítico para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos no 8º ano do Ensino fundamental em uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Belo Horizonte? Para fundamentar teoricamente esse estudo foram utilizados os conceitos de Etnomatemática, Modelagem Matemática e sua perspectiva sociocrítica, Etnomodelagem e Comunidades periféricas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades fundamentados nas abordagens êmica, ética e dialógica da Etnomodelagem; dois questionários, um inicial e um final; o diário de campo da professora-pesquisadora e uma entrevista semiestruturada realizada com catador de materiais reciclados. Os dados foram coletados, analisados e codificados conforme os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Para a análise dos dados foram utilizadas as codificações aberta e axial que possibilitaram a elaboração das categorias conceituais, propiciando a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os resultados mostram que a Etnomodelagem contribuiu para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos dos participantes desse estudo, que são moradores de uma comunidade periférica a partir do estudo da ausência de saneamento básico adequado que compõem o cotidiano dos membros dessa comunidade. Os resultados desse estudo também mostram que a Etnomodelagem proporcionou para os participantes o desenvolvimento de um olhar crítico em relação ao próprio espaço, além de refletirem uma experiência multicultural e interdisciplinar a partir do desenvolvimento e apresentação do projeto: Arquivo Wall-e: Repensando a produção de lixo em comunidades periféricas por meio da Matemática, na 3º Feira Mineira de Iniciação Científica – FEMIC, que culminou com o 1º lugar na categoria de Ciências Exatas e da Terra e o credenciamento para a 18º Feira Brasileira de Ciências e Engenharias – FEBRACE. Finalizando essa investigação, foi elaborado um produto educacional com o formato de um caderno de sugestões, cujo objetivo foi apresentar propostas de atividades que estiveram relacionadas com o saneamento básico, que visa orientar professores e interessados nessa temática no desenvolvimento de tarefas que envolvam os aspectos socioculturais da Matemática e de seus alunos.Item Análisis etnomatemático de los elementos involucrados en las danzas tradicionales de Costa Rica : un caso especifico en la danza afrocaribeña “Palo de Mayo”.(2023) Quesada Segura, Steven Eduardo; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Gavarrete Villaverde, Maria Elena; Orey, Daniel ClarkLas Etnomatemáticas son reconocidas como una acción pedagógica escolar válida que refuerza la creatividad, el esfuerzo y el respeto cultural al ofrecer una visión amplia de la humanidad, que tiende cada vez más hacia la multiculturalidad y la pluralidad cultural. La Etnomodelación se concibe como la traducción de ideas matemáticas locales y globales que buscan reconocer, valorar y respetar el conocimiento y el saber/hacer matemático de miembros de grupos culturales distintos, que, en este caso, es el grupo de bailarines de danzas tradicionales de Costa Rica, específicamente, Palo de Mayo. La importancia de este estudio radica en la búsqueda de la valorización y el respeto por los conocimientos matemáticos que se desarrollan en las danzas tradicionales costarricenses a través de sus sistemas de símbolos y artefactos desarrollados en este grupo. Así, los miembros de este grupo cultural desarrollan su lógica interna y la toma de decisiones basadas en sus propios elementos culturales. Los saberes y prácticas etnomatemáticas que están presentes en las danzas tradicionales son entendidas como prácticas socioculturales que promueven el fortalecimiento de la creatividad de los integrantes de los grupos culturales que las practican, así como contribuyen al aprecio y respeto por los procedimientos que se desarrollan localmente, dado que ofrecen una visión holística de la humanidad. Entonces, esta investigación que está fundamentada en las bases teóricas de las Etnomatemáticas, en la perspectiva sociocultural de la Modelación Matemática y en la Etnomodelación, tiene como objetivo analizar los etnomodelos que se pueden elaborar en relación con la danza afrodescendiente de Palo Mayo y que pueden contribuir al desarrollo de una acción pedagógica desde la perspectiva de las Etnomatemáticas. La elaboración de los etnomodelos está relacionada con la coreografía de la danza tradicional afrodescendiente de Palo de Mayo, que representa culturalmente a la provincia de Limón, Costa Rica. En esta investigación cualitativa, los datos recolectados fueron analizados y los resultados fueron interpretados para buscar una respuesta para la pregunta de investigación: ¿Cómo la etnomodelación por medio de los etnomodelos que pueden estar presentes en la danza caribeña del Palo de Mayo logra contribuir para el desarrollo de una acción pedagógica desde una perspectiva de las Etnomatemáticas? Entonces, se utilizó una adaptación de la Teoría Fundamentada en los Datos, que permitió identificar los códigos preliminares en la codificación abierta, los cuales fueron agrupados por similitudes de concepciones en cuatro categorías conceptuales por medio de la codificación axial: a) Abordaje Émico (Local) de la Danza Tradicional de Palo de Mayo, b) Abordaje Ético (Global) de la Danza Tradicional de Palo de Mayo, c) Abordaje Dialógico (Glocal) de la Danza Tradicional de Palo de Mayo y d) Acción Pedagógica para las Danzas Tradicionales. Los participantes entrevistados fueron 1 (un) director de danzas tradicionales, 1 (una) tallerista de danza de Palo de Mayo, 1 (un) maestro de Matemáticas y 1 (un) coreógrafo de danzas tradicionales. Los cuestionarios y el grupo focal se aplicaron a un grupo de 7 (siete) bailarines de la danza de Palo de Mayo y, finalmente, la observación participante fue realizada por el investigador a este grupo de bailarines. Es importante resaltar que todas las observaciones realizadas durante la conducción del trabajo de campo de este estudio fueron registradas en el diario de campo del investigador. Algo importante a enfatizar es que el investigador forma parte de la cultura debido a que ha sido bailarín de danzas tradicionales por más de quince años, además tiene formación como maestro de Matemáticas, por lo que posee ambas visiones: la émica (local) y la ética (global). Los resultados obtenidos en esta investigación muestran un proceso de etnomodelación de la danza afrodescendiente de Palo de Mayo por medio de la elaboración de etnomodelos: a) émico (local) a partir de observaciones realizadas con bailarines de danza tradicional, b) ético (global) a partir de la percepción del maestro de Matemáticas y del investigador, y c) dialógico (glocal) relacionado con el diálogo entre los entrevistados y bailarines de la danza de Palo de Mayo y el investigador, quien tiene ambas visiones. Los resultados obtenidos en esta investigación muestran que la danza de Palo de Mayo se evidencia como un elemento potenciador para el desarrollo del proceso de enseñanza y aprendizaje en Matemáticas, y puede ser considerada como una alternativa al uso de una acción pedagógica relacionada con un contexto específico, en el que se visualizan diferentes formas de conocimiento, como, por ejemplo, la danza tradicional, que pretende respetar y valorar la cultura local a través de la Educación Matemática. Así, el proceso de etnomodelación de la danza Palo de Mayo propuesto en esta investigación trascendió cuestiones relacionadas con la historia, matematizaciones, educación y cognición de los miembros de este grupo cultural, por lo que desde esta perspectiva se construyen a través de la investigación puentes de diálogo entre los saberes/haceres locales y las matemáticas escolares/académicas, valorizando y respetando los conocimientos que se desarrollan en ambos contextos socioculturales.Item Applying Ethnomodelling to explore glocal mathematical knowledge systems.(2021) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonBackground: Ethnomodelling methods examine how members of distinct cultural groups have come to develop local mathematical knowledge. However, what may indeed be less evident is how mathematical thinking can be part of the way in which researchers and educators attempt to make sense of the underlying cultural frameworks within which mathematical ideas, procedures, and practices are embedded. Objectives: The main objective of this theoretical article is to present arguments that link mathematics and culture in order to develop an effective understanding of the development of dialogical mathematical knowledge. Design: The theoretical and methodological concepts of this qualitative study are supported by the assumptions of ethnomodelling that adds an important cultural perspective to the modelling process through the development of an extensive literature review on this topic. Results: We present arguments to show that the linking of mathematics and culture is appropriate and necessary for an effective understanding of the development of dialogical mathematical knowledge, which aims at providing a holistic understanding of human knowledge. This means that cognition is a process that is not only embodied and situated, as well as distributed because the members of distinct cultural groups create, process, accumulate, and diffuse mathematical information conjointly. Conclusions: We discuss the role of ethnomodelling in order to develop an understanding the connection between ethnomathematics and modelling. In this context, we present concepts related to the use of both local (emic), global (etic) approaches by applying the glocal (dialogical) approach found in ethnomodelling research.Item Aproximando diferentes campos de conhecimento em educação : a etnomatemática, a etnobiologia e a etnoecologia.(2014) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkO inter-relacionamento de saberes locais com diversas áreas de conhecimento é importante para obtermos informações precisas e estruturadas sobre um determinado campo do conhecimento. Para que tenhamos condições de abordar com clareza essas inter-relações, necessitamos compreender conceitos específicos encontrados em grandes áreas de conhecimento como, por exemplo, a Biologia, a Ecologia e a Matemática, que podem estar respaldadas em campos de pesquisa recentes denominados de Etnobiologia, Etnoecologia e Etnomatemática. Um dos principais objetivos da etnobiologia, bem como da etnoecologia é promover um embasamento teórico capaz de integrar diferentes ramos das ciências naturais a outros campos de conhecimento científico, servindo como um elo entre diferentes culturas para aclarar a compreensão e o respeito mútuo entre os membros desses grupos. Nesse contexto, o Programa Etnomatemática visa estimular reflexões mais abrangentes sobre a natureza do pensamento matemático no âmbito cognitivo, histórico, social e cultural.Item Artefatos culturais Adinkra como indicadores descritivos culturais para ação pedagógica da etnomodelagem.(2023) Silva, João Batista Nunes da; Rocha, Kelly Cristina Santos; Orey, Daniel ClarkEste artigo teórico é um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento intitulada “Trilhas Etnomatemáticas e História: contribuições do conhecimento matemático africano para o desenvolvimento de uma ação pedagógica para a etnomodelagem” que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor deste artigo, que aborda as possíveis contribuições da utilização de artefatos da cultura africana, que estão relacionados com os símbolos Adinkra, no entendimento do conhecimento matemático por meio da perspectiva cultural da Etnomodelagem. Este artigo se desenvolve a partir de uma das etapas da pesquisa que compuseram a sua amostragem teórica por meio da condução da coleta de dados. Desse modo, apresentam-se as informações coletadas durante a realização de uma entrevista entre o Diretor da Casa de Cultura Negra e o primeiro autor deste artigo, possibilitando o seu primeiro contato com os símbolos Adinkra. Esse contexto que mostra a presença marcante desses símbolos e de seus significados na cultura africana, sobretudo com relação à valorização e ao reconhecimento das contribuições dos povos escravizados e de seus descendentes para a cultura brasileira, por meio da reprodução desses artefatos, motivou a redação deste artigo. Assim, com o objetivo de fundamentar as bases teóricas discutidas neste artigo, os autores se pautaram na perspectiva do Programa Etnomatemática como uma ação pedagógica, no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, na Lei n.o 10.639/03, num breve histórico sobre os artefatos Adinkra e nas abordagens êmica (loca) e ética (global) da Etnomodelagem na compreensão dos símbolos Adinkra por meio de sua abordagem dialógica. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram que o repensar de novas práticas educacionais, alicerçadas pelo Programa Etnomatemática e pela Etnomodelagem, pode contribuir para o desenvolvimento de uma ação pedagógica que busca priorizar as africanidades e a valorização das identidades negras no contexto escolar. Espera-se ainda que, essa ação pedagógica possa ser alimentada pela utilização de outros artefatos culturais que possibilitem a valorização das diferenças ao respeitar a trajetória dos afrodescendentes com a implementação das questões étnico-raciais na Educação Matemática.Item Aspectos teóricos, empíricos e metodológicos de pesquisas em etnomodelagem : contribuições dos investigadores do GPEUfop.(2023) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEsse artigo apresenta os aspectos teóricos, empíricos e metodológicos presentes nas pesquisas em Etnomodelagem desenvolvidas por 5 (cinco) pesquisadores que são membros de: O Grupo de Pesquisa de Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto – GPEUfop. Essas pesquisas foram realizadas e defendidas no período de 2017 a 2021 no âmbito do mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Os referenciais teóricos foram pautados principalmente nas ideias do Programa Etnomatemática e na Concepção de Etnomodelagem e de suas abordagens êmica (local), ética (global) e dialógica (glocal). As metodologias predominantes foram o Método do Estudo Misto e a adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Em conclusão, os resultados dessas pesquisas mostram que a Etnomodelagem pode possibilitar uma ação pedagógica holística, contextualizada e articuladora entre os conhecimentos matemáticos escolares/acadêmicos e os saberes e fazeres matemáticos desenvolvidos nos diversos ambientes culturais.Item Uma base teórica para fundamentar a existência de influências etnomatemáticas em salas de aula.(2013) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkAs influências etnomatemáticas em sala de aula estão relacionadas com os processos de associação dos conteúdos da Matemática com as abordagens pedagógicas que são utilizadas no ensino e aprendizagem dessa disciplina na área de educação, pois a aquisição do conhecimento matemático é influenciada de acordo com as considerações culturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar. O principal objetivo dessa pesquisa teórica é discutir as influências culturais existentes no ensino e aprendizagem em matemática em salas de aula por meio do debate sobre a dualidade entre o conhecimento matemático adquirido dentro e fora do ambiente escolar. Essa discussão pode desencadear uma ação reflexiva sobre as ações pedagógicas, na perspectiva etnomatemática, que é necessária para o trabalho educacional com as comunidades escolares. Assim, esse artigo teórico visa aprofundar os conhecimentos e a discussões relacionadas com as influências etnomatemáticas em sala de aula, utilizando, dessa maneira, como metodologia, uma pesquisa bibliográfica que visa compreender e discutir a revisão de literatura relacionada com a etnomatemática e as suas implicações pedagógicas em salas de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa indicam que existe a necessidade de uma congruência cultural entre os saberes adquiridos na comunidade e na escola.Item Book review : reckonings : numerals, cognition, and history by Stephen Chrisomalis.(2022) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkThis review of Reckonings shares our thoughts on the diverse insights presented by Stephen Chrisomalis’s version of the history of numerical notation. Chrisomalis suggests that members of distinct cultural groups write numbers as an active choice in accordance with their own sociocultural contexts, which reflect the influences of historical, cognitive, social, economic, political, environmental, and cultural factors. This book integrates comparative, cognitive, and evolutionary understandings on numerical cognition with historical and linguistic evidence on the use and transformation of numeral systems through the historical advancement of numeracy. Chrisomalis offers an interesting historical perspective on numbers that builds upon three main themes: numerals, cognition, and history. Reckonings can inspire us to view the concept and constructs of numeracy through a historical and sociocultural lens.Item O campo de pesquisa em etnomodelagem : as abordagens êmica, ética e dialética.(2012) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkNeste artigo, oferecemos um conceito alternativo de pesquisa por meio da aquisição dos conhecimentos êmico e ético para a implementação da etnomodelagem, que tem o objetivo de conectar os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos. Nessa perspectiva, a utilização das abordagens êmica e ética facilita a tradução de situações-problema presentes nos sistemas, retirados da realidade de grupos culturais distintos, para a matemática acadêmica. O conhecimento êmico é essencial para a compreensão intuitiva e empática das práticas matemáticas desenvolvidas por determinado grupo cultural, enquanto o conhecimento ético é essencial para a comparação entre essas práticas. Discutimos também a abordagem dialética para a pesquisa em etnomodelagem, que utiliza ambos os conhecimentos êmico e ético por meio de um processo dialógico, auxiliando uma compreensão mais completa sobre o conhecimento das práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de distintos grupos culturais. Nesse sentido, o conhecimento êmico é uma valiosa fonte de inspiração para a elaboração de hipóteses éticas. Em tal contexto dialético, um currículo matemático baseado na perspectiva da etnomodelagem favorece o desenvolvimento da geração do conhecimento matemático para garantir a integração equilibrada do domínio efetivo dos objetivos educacionais, que são essenciais para o reconhecimento e a utilização do conhecimento êmico dos alunos.Item O cinema como uma ferramenta pedagógica na sala de aula : um resgate à diversidade cultural.(2014) Viana, Marger da Conceição Ventura; Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkCom o objetivo de proporcionar debates a partir de filmes e discussões que abordem situações críticas da realidade social e da diversidade em sala de aula, existe a necessidade de explorarmos a utilização da linguagem cinematográfica na educação. Isso tem como propósito subsidiar os professores com uma proposta pedagógica que utilize filmes de diferentes categorias e gêneros para contribuir com a formação crítico-reflexiva dos alunos com relação a assuntos relacionados com a diversidade cultural. Assim, por meio do cinema, os alunos podem adquirir habilidades para entender o diálogo que existe entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas que dominam a sociedade contemporânea. Nesse sentido, é necessário levar ao debate a utilização do cinema em sala de aula como um recurso que tem um grande potencial educacional e que pode ser utilizado pelos professores na elaboração de atividades pedagógicas curriculares. Dessa maneira, o papel simbólico do cinema se torna uma fonte rica e inesgotável para analisar a diversidade cultural, pois a sua utilização nas escolas pode trazer para as salas de aula o entendimento e a aceitação dessa diversidade presente na sociedade.Item Competencies as resources for responsible subversive mathematics teachers programs.(2017) Rosa, Milton; Orey, Daniel Clark; Kistemann Junior, Marco AurélioThe main objective of this theoretical essay is to present suggestions for competencies that should be cultivated by mathematics teachers. We present a possibility of creative insubordination and responsible subversive pedagogical action, which can be critical in the development of teachers, in both teacher education programs1 and professional development courses2. We also introduce the definitions that will help to understand how teachers can act, do it differently and, hopefully, make a difference. We also present aspects of responsible subversion in mathematics teacher education programs rooted in ethnomathematical perspectives. Our theoretical references are Ubiratan D’Ambrosio, Beatriz D’Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, Philippe Perrenoud e Paulo Freire.Item Conceitos de desvio positivo na ação pedagógica do programa etnomatemática.(2017) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkAn important dilemma in mathematics education is its overwhelming bias against a local orientation in its research paradigm. Thus, a search for innovative methodologies such as ethnomathematics is useful for recording historical forms of mathematical ideas, procedures, and practices developed in diverse cultural contexts. It is important to highlight that an ethnomathematics program is not an attempt to replace academic mathematics. At the same time, it is necessary to acknowledge the existence of, and important contributions of local mathematical knowledge for inclusion in the mathematics curriculum. In this context, the insubordination triggered by much work in ethnomathematics is creative and often evokes a disturbance that causes a review of rules and regulations in many mathematics curriculum contexts. This process enables educators to use positive deviance to develop actions in order to deal with such norms. Thus, positive deviance involves an intentional act of breaking the rules in order to serve the greater good. This process increases the potential for continual growth in the debate about the nature of mathematics as it relates to culture since it proposes a dialogue between local and global approaches to the construction of mathematical knowledge.Item Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.(2022) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonO reconhecimento da relação entre a cultura e a matemática pode ser interpretado como uma reação ao imperialismo cultural que impôs a sua versão do conhecimento matemático às comunidades colonizadas ao redor do mundo com a expansão das grandes navegações a partir do século XV. A reação a esse imperialismo cultural também pode estar relacionado com o desenvolvimento do conceito de desvio positivo que se relaciona com a flexibilidade das regras, normas e regulamentos para que possa alcançar o bem-estar dos membros de grupos culturais distintos. A amplitude dos conceitos de desvio positivo engloba as soluções matemáticas inovadoras desenvolvidas localmente e que podem ser utilizadas na ação pedagógica da etnomatemática, pois tem como objetivo confrontar a crença e o reconhecimento que persiste na sociedade contemporânea de que a matemática é um conhecimento culturalmente neutro. Assim, o principal objetivo deste artigo teórico é discutir o conceito de desvio positivo para a educação matemática por meio da exploração e da identificação da essência dessa terminologia no contexto da prática educacional relacionada com a ação pedagógica da etnomatematica e de sua conexão com a modelagem por meio da etnomodelagem.Item Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.(2018) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkUm dos desafios enfrentados, internacionalmente, pelos sistemas educacionais está relacionado com o crescente número de alunos de diversas origens linguísticas e culturais em salas de aula. Essa diversidade tem atraído a atenção de professores, educadores e pesquisadores, pois é uma área que busca conectar as experiências cotidianas dos alunos com o procoesso de ensino e aprendizagem visam tornar os sistemas educacionais humanizados. Assim, existe uma crescente urgência para resolver essa lacuna para educar, efetivamente, todos os alunos. No contexto da justiça social, é necessário examinar a incorporação da influência da cultura no desenvolvimento da matemática e, ao mesmo tempo, alicerçá-la nas abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante que, podem assumir, nos currículos matemáticos, as diversas formas linguísticas e culturais de produção do conhecimento. Portanto, o objetivo dessa abordagem é a promoção integral das experiências diárias dos alunos no currícumo matemático escolar.Item Conexiones etnomatemáticas y etnomodelación en la elaboración de trompos y tacos de carne. Más allá de un antojito mexicano.(2022) Rodríguez Nieto, Camilo Andrés; Nuñez Gutierrez, Karina; Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkSe exploraron conexiones etnomatemáticas y procesos de etnomodelación que emergen en la elaboración trompos y tacos mexicanos. Teóricamente la investigación se fundamentó en las nociones de conexión etnomatemática y etnomodelación. La metodología fue cualitativa-etnográfica desarrollada en tres etapas, selección de los participantes taqueros, aplicación de entrevistas semiestructuradas y, elanálisis temático de datos. Se evidenció que los comerciantes emplean unidades de medidas (kilogramo), hacen conteos de dinero en la venta de las ordenes de tacos y operaciones aritméticas. Asimismo, conexiones etnomatemáticas y etnomodelación con el Cálculo Integral entre la construcción de trompos de carne (émico) y el paraboloide (ético) a los cuales se encontró su volumen, propuesta de aplicaciones para las clases de matemáticas con GeoGebra y similitudes con problemas de libros de Cálculo.