Navegando por Autor "Oliveira, Naiara Alvares de"
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Item A contribuição da Estratégia Saúde da Família na formação em saúde : uma análise dos processos formativos, do exercício da preceptoria e educação interprofissional na Unidade Básica de Cabanas, Mariana, Minas Gerais.(2022) Oliveira, Naiara Alvares de; Figueiredo, Adriana Maria de; Figueiredo, Adriana Maria de; Koifman, Lilian; Azevedo, Diana Paola Gutierrez Diaz deA formação em saúde é contemplada pela interlocução entre ensino, serviço, gestão e controle social. A Estratégia Saúde da Família representa o serviço prestado na Atenção Primária à Saúde, com atuação nos processos educativos junto aos usuários e estudantes em diversos níveis de formação. Essa contribuição se mostra na Unidade Básica de Saúde de Cabanas no município de Mariana, Minas Gerais, nos diversos projetos desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, assim como no exercício da preceptoria no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde nas suas várias edições. Os processos formativos estão sofrendo mudanças com as novas demandas dos estudantes, que trazem processos reflexivos bem mais estruturados. Há uma necessidade crescente de aprofundamento teórico que proporcione uma formação voltada para as necessidades do Sistema Único de Saúde do Brasil. Os objetivos principais deste trabalho foram: analisar o significado atribuído ao exercício da preceptoria e formação em saúde pelos profissionais da UBS Cabanas e conhecer o perfil da Educação em Saúde da UBS Cabanas e analisar a interlocução entre os eixos da formação em saúde no território.O método escolhido foi uma pesquisa qualitativa descritiva que foi desenvolvida através da triangulação envolvendo aplicação de questionário e entrevistas com os profissionais da unidade que participam dos processos formativos no território, observação da formação no cenário de aprendizagem de Cabanas e análise documental dos produtos e dos contratos pactuados na formação em saúde.Uma equipe de saúde que preza pela atenção centrada no estudante pode garantir melhorias significativas nos processos de trabalho. Todas as contribuições dos estudantes, seja do PET- Saúde, assim como atuação com os estudantes da graduação, foram muito válidas para o serviço, uma vez que o olhar do outro consegue captar nuances que a própria equipe de trabalho não consegue atentar para alguns nós críticos na rotina da Saúde da Família. Um projeto de um curso de formação para preceptores foi um dos principais produtos desse processo de trabalho, pois uma equipe fortalecida consegue trabalhar de forma colaborativa, criando uma identidade interprofissional.