Navegando por Autor "Oliveira, Luciano Batista de"
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Item Agenda 21 local : consolidando as bases para o desenvolvimento sustentável da mineração em pequena escala.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Oliveira, Luciano Batista de; Lima, Hernani Mota deA presente dissertação estuda o processo de implantação do Projeto Global da Agenda 21 na histórica Ouro Preto, Estado de Minas Gerais, como parte do Programa de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. O ciclo do ouro, no Brasil, constituiu a maior produção do metal na história do mundo, fazendo de Ouro Preto a capital do Estado de Minas Gerais e o principal centro econômico, político e cultural da época. Isso porque o ouro extraído entre 1700 e 1770 era equivalente à produção inteira da América, da descoberta até 1850, ou à metade da produção mundial dos séculos XVI, XVII e XVIII. Portanto a história da cidade e da região que a circunda está estritamente ligada à mineração, desde a primeira corrida do ouro, na última década do séc 17. Mesmo assim, Ouro Preto sofreu revezes econômicos, ciclo representado pela exaustão de reservas de ouro no fim do século XVIII, e pela transferência da capital do Estado para Belo Horizonte, no fim do século XIX. Hoje a cidade, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, tem economia muito diversa, cujas bases são o turismo, a educação (valorizada com a Universidade Federal de Ouro Preto, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto e a Fundação de Artes de Ouro Preto) e a indústria, em que se inclui a mineração. O setor mineral é igualmente diversificado, havendo grandes minas (em especial de minério de ferro), bauxita, ouro, topázio imperial e quartzito, este como rocha ornamental. As grandes mineradoras têm direitos minerários sobre grande parte das terras da região de Ouro Preto e contribuem fortemente na economia local. Mas a região possui também minas pequenas, artesanais, que trabalham com topázio imperial, quartzito e esteatito, operando na ilegalidade, com sérios problemas ambientais, de saúde e sociais. Embora o número varie com economia vigente, a mineração de pequena escala é representativa para a população da cidade. Há vários desafios para a Agenda 21 Mineral no alcance da preservação ambiental e do desenvolvimento socioeconômico de Ouro Preto e região, e dentre eles estão as questões legais que envolvem artesãos e garimpeiros, educação e transferência de tecnologia. Este trabalho é uma experiência pioneira em nível local que visa a inclusão de uma rede de trabalhadores da mineração historicamente excluídos do contexto social, esta inclusão envolve o governo federal, estado, poder público local, a universidade e vários colaboradores. Ele relata e analisa as atuações no processo de legalização de garimpeiros locais, expõe os resultados e faz algumas sugestões para futures ações dentro desse contexto.Item A gestão em EAD um modelo de coordenação de tutoria.(2010) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos Alberto; Oliveira, Luciano Batista deNa educação à distância o desenvolvimento de atividades está diretamente relacionado com a gestão de tutores, pois estes auxiliam nas atividades propostas pelo curso e professores. Este trabalho apresenta a descrição de um modelo de gestão de Coordenação de Tutoria enquanto elemento organizador de funções e de atividades envolvendo o coordenador de tutor, os tutores de apoio pedagógico, à distância e presencial. È utilizado o sofware PQTAT – Promoção da qualidade da tutoria: sistema de análise de tarefa para avaliar o desempenho de atividades dos tutores.Item Mitos no desengajamento moral : retóricas da Samarco em um crime corporativo.(2017) Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira; Silveira, Rafael Alcadipani da; Oliveira, Luciano Batista deNesta pesquisa, conduzimos uma análise retórica com o objetivo de explorar os mecanismos de desengajamento moral utilizados pela Samarco no caso do crime ocorrido com a quebra de uma barragem sob sua administração, em novembro de 2015, em Minas Gerais. O corpus de pesquisa submetido à análise retórica constitui-se de publicações contendo declarações da empresa e de seus representantes sobre o caso em questão. Como resultados, mostramos que a Samarco utiliza-se de três mitos na sua retórica: (a) Nós estamos fazendo o que deve ser feito; (b) Nós não colocamos a sociedade e o meio ambiente em risco; e (c) A culpa não é nossa. Esses três mitos são recursos representativos do desengajamento moral (Bandura, 1999) da empresa para cometer um crime corporativo. Nossa análise identificou três mecanismos: deslocamento de culpa; minimização e distorção das consequências; e rotulagem eufemística.Item A participação dos alunos do curso a distância de administração pública da UFOP na gestão pública.(2017) Paula, Helton Cristian de; Lima, Mirian Assumpção e; Oliveira, Luciano Batista de; Brito, Lélis Maia deEste artigo identifica se a participação dos alunos no curso de Administração Pública da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está associada a alterações na participação destes nos municípios onde residem e nos órgãos públicos que atuam. A inferência de que a informação e a reflexão sobre a gestão pública são fatores que estão associados a alterações na participação enquanto cidadão e servidor público foi feita a partir dos trabalhos de Dubet (1994) no campo da sociologia da ação. Decidiu-se por examinar atuação dos alunos a partir de dois aspectos: (a) influência via participação popular para residentes e (b) influência via desempenho na gestão para servidores. O curso a distância de Administração Pública da UFOP tem buscado consolidar não só as práticas gerenciais, mas principalmente, gerar uma base de atividades acadêmicas que atue no desenvolvimento de novos conteúdos e investigação. A pesquisa de campo corroborou o que Dubet (1994) propôs em seus trabalhos. Parte significativa dos alunos afirmou que o conteúdo das disciplinas tem permitido a eles participarem de ações enquanto cidadãos e servidores públicos.Item Promoção da qualidade da tutoria-PQTAT : um sistema de analise de tarefa aplicada a plataforma Moodle.(2011) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos Alberto; Oliveira, Luciano Batista deEste estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema para análise de Tarefas realizadas por tutores de curso de EAD, que utiliza a Plataforma Moodle como ambiente de aprendizagem. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada coleta de dados com usuários/tutores de um curso de Bacharelado em Administração Pública oferecido por uma instituição pública. O sistema desenvolvido PQTAT – Promoção da Qualidade da Tutoria com Análise de Tarefa foi desenvolvido para utilizar os dados da Plataforma Moodle, referentes à atuação do tutor, sem a necessidade de entrar no ambiente “sala de aula”. Através dos dados gerados, pode-se confeccionar uma variedade de gráficos para melhor visualização das tarefas dos tutores, de acordo com necessidades previamente estabelecidas. O sistema visa oferecer aos gestores do curso a possibilidade de acompanhar o desempenho das atividades dos tutores sem entrar no ambiente do professor. Podemos concluir que o sistema desenvolvido oferece dados para identificar o desempenho do tutor na utilização de diferentes ferramentas possibilitando a análise da interação e comunicação do tutor com os usuários assim como a relação entre o desempenho de diferentes usuários do sistema, bem como intervenções diante de possíveis falhas acerca dos aspectos citados.Item Qualidade da tutoria através da analise de tarefa – PQTAT: sistema aplicado a plataforma Moodle.(2011) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos Alberto; Oliveira, Luciano Batista deO estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema aplicado a Plataforma Moodle para avaliaç ão de tutores. O sistema permite o cadastramento e acompanhamento do dese mpenho dos tutores, e através dos dados coletados é possível a análise comparativa entre diferentes tutores. Para o desenvolvimento foi realizado estudo utilizando os princípios de análise de tarefa. Através do sistema desenvolvido concluímos que é possível fazer a avaliação de desempenho de tutores sem entrar no espaço do professor na Plataforma Moodle, pr eservando assim a autonomia e ética no ambiente educacional.