Navegando por Autor "Oliveira, Letícia Mendes de"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item À luz da criação : a iluminação cênica como instigador da criação do curta-metragem “Janelas da Alma”.(2021) Gomes, Jonas Estevão Ferreira; Oliveira, Letícia Mendes deEste artigo faz uma análise técnica e estética do processo criativo da criação do curta-metragem “janelas da alma” do diretor Jonas Estevão, desenvolvido no segundo semestre letivo remoto de 2020 na Universidade Federal de Ouro Preto, sob a orientação da Profa Dr.a Letícia Andrade, professora de Iluminação Teatral e Encenação do Departamento de Artes do Instituto de Filosofia e Artes da mesma Universidade, citada acima. O texto descreve como a iluminação natural e artificial foram definidores da construção estética e da homofobia como gatilho da criação narrativa do trabalho final.Item Acontecimento e convívio no ato de espectar : práticas de transformação do espectador teatral.(2019) Carvalho, Rafael Rodrigues; Oliveira, Rogério Santos de; Oliveira, Rogério Santos de; Mostaço, Edelcio; Oliveira, Letícia Mendes deNeste trabalho foi adotadocomo objeto de estudo práticas que mapeiam experiências contemporâneas voltadas à trans/formação do espectador teatral, a começar pelos conceitos de teatro como acontecimento, espectador companheiro, convívio e tecnovívio e a excepcionalidade do acontecimento teatral, propostos pela filosofia do teatro de Jorge Dubatti, criador da Escuela de Espectadores de Buenos Aires. Foi adotadoainda uma análise das práticas desenvolvidas nesse núcleo a partir de visita e entrevista realizadas com o pesquisador criador da Escola. O diálogo com alguns dos principais pensadores da recepção, da mediação teatral e da semiótica (Jauss; Iser; Pavis; Bourriaud; Rancière; Cornago e Desgranges) ofereceram apoio para as propostas observadas na teoria de Dubatti. Também são apresentadas as práticas de convívio com espectadoresrealizadas com o público do espetáculo A Cantora Careca: Teatro do Absurdo de Eugène Ionesco, do TUI – Teatro Universidade Informação, projeto de extensão do Departamento de Artes Cênicas da UFOP. As ações com o público foram realizadas em três formatos: questionários fechados escritos, questionários e depoimentos abertos e escrita automática. Nessa prática buscou-sejunto ao público uma poiesis do espectador, que reconhece no exercício de apreciação e frequentação de espetáculos seu posicionamento crítico enquanto cidadão e construtor de uma nova perspectiva para a teoria das artes. A expectação, termo amplamente citado na obra de Dubatti, evidencia o sentido de contemplação do que é apresentado ao público, como uma prática vigente do espectador, o que remete à ideia de presentificação, de um acontecimento a partir do convívio, que se mostra como o grande campo dessa pesquisa, que busca privilegiar os estudos sobre a trans/formação do espectador teatral e ainda reconhecer como se articulam na prática atual de se ver e fazer teatro.Item O ator-dramaturgo : perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena.(2019) Pires, Felipe Moratori; Oliveira, Letícia Mendes de; Oliveira, Letícia Mendes de; Rojo de la Rosa, Sara del Carmen; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Fahrer, Lucienne GuedesEsta dissertação, denominada O ator-dramaturgo: perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena, tem como principal objetivo a investigação da fusão, ou fronteira, das funções “dramaturgia” e “atuação” em processo de criação para teatro. Para isso, são desenvolvidas discussões acerca da crise do gênero dramático, suas aproximações com a crise do próprio gesto de escrever e a emergência da corporeidade, tendo como ponto de partida a virada epistemológica do século XIX. As discussões sobre o conceito de escrita, e sua crise no contexto contemporâneo, são realizadas a partir da filosofia crítica de Vilém Flusser, que permite reflexões que tensionam a natureza unidimensional da escrita em contraste com a natureza quadridimensional da cena teatral. A compreensão do trabalho do ator nestadissertação é norteada pelas teorias de Jersy Grotowski, cujo legado se atualiza no Brasil por meio dos estudos de Luis Otávio Burnier e o grupo que fundou, o Lume Teatro, compreensão que propõe o ator como criador, o centro psíquico e físico da sua própria arte, e, sobretudo, elaborador da sua própria dramaturgia. Os tensionamentos teóricos sobre escrita e imagem nos procedimentos de composição cênica, junto às perspectivas das poéticas do corpo, são observados no processo de criação do espetáculo “Terra sem Acalanto”, da companhia Sala de Giz, de Juiz de Fora (MG). O espetáculo em questão é objeto de pesquisa prática no qual o autor exerceu as funções de dramaturgismo e atuação.Item Caminhos da mediação teatral : refletindo sobre práticas com estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto.(2018) Pereira, Emerson Fernandes; Pinto, Davi de Oliveira; Ferreira, Melissa da Silva; Pinto, Davi de Oliveira; Oliveira, Letícia Mendes deA pesquisa aqui registrada objetivou investigar possibilidades de aproximar espectador e espetáculo teatral de modo significativo, ou seja, feito de tal modo que gerasse interesse em continuar fruindo teatro enquanto uma das modalidades de atividade cultural passíveis de integrarem o cotidiano dos espectadores participantes. Inspiradas numa perspectiva metodológica de pesquisa-ação, as práticas de mediação teatral feitas com estudantes de duas turmas de Licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana - MG, possibilitaram levantar dados a partir dos quais se fez uma reflexão cuidadosa, a qual se pautou na preocupação constante com a valorização da voz de cada estudante/espectador e com a instigação de sua singularidade criativa. As análises levaram a vislumbrar o potencial que a mediação teatral tem de valorizar o cidadão na progressiva aquisição de competências e habilidades para exercer com alegria essa função tão essencial à arte do teatro: o espectador. Nessa perspectiva, destacam-se as propostas concretas de mediação teatral descritas, as quais foram utilizadas no âmbito da formação inicial de professores – no caso, pedagogos (as) – o que adquire especial relevância dado que esses são, na maioria das vezes, os primeiros mediadores a tentar diminuir a distância ainda predominante entre a população brasileira que se encontra nas escolas e a apropriação do teatro como um bem cultural acessível a todos.Item Coletivo Elas Tramam : prática, narrativas e feminismos na dramaturgia contemporânea capixaba.(2023) Perim, Brenda Caetano; Silva, Éder Rodrigues da; Oliveira, Aline Nunes de; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Raquel Castro de; Silva, Éder Rodrigues daEsta pesquisa investiga as perspectivas metodológicas de criação dramatúrgica do coletivo Elas Tramam, do estado do Espírito Santo. Desde o seu surgimento em 2017, o coletivo compôs um repertório de dramaturgias tecidas por mulheres e tem atuado em uma frente de fomento, fortalecimento e de projeção do trabalho de dramaturgas na cena capixaba. O estudo parte da historiografia de mulheres dramaturgas no contexto do teatro brasileiro e se concentra nos reflexos dessa lacuna na cena capixaba. Ao partir de uma esfera lacunar em relação a como o trabalho das mulheres dramaturgas foi invisibilizado e apagado, o Elas tramam propõe um viés coletivista de escrita para a cena, cujas narrativas próprias operam, junto à inserção e à representação da mulher, uma perspectiva feminista e de empoderamento. No campo da dramaturgia, os apontamentos de Elza Cunha Vicenzo (1992), Ana Pais (2016), Conceição Evaristo (2009), Stella Fischer (2017), Lucia Helena Romano (2009), Ana Lucia Andrade e Ana Maria Edelweiss (2008) tangenciam as questões que envolvem as lacunas historiográficas e a práxis coletiva de escrita. No âmbito dos estudos feministas, Judith Butler (2003), Simone de Beauvoir (1980), bell hooks (2018), Djamila Ribeiro (2019), Ileana Diéguez Caballero (2011) e Carla Akotirene (2019) são referências que norteiam a análise das peças e também dos processos de criação dramatúrgica vivenciados pelo coletivo Elas tramam, protagonizado pela figura da mulher e suas pluralidades, em detrimento de uma visão hegemônica patriarcalista que, por muito tempo, dominou o ofício e a autoria das narrativas dramatúrgicas.Item A construção do papel a partir de Konstantín Stanislávski e Declan Donnellan na dramaturgia de Harold Pinter.(2021) Parreira, Carmen Lorena Jamarino Andrade; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves; Maletta, Ernani de Castro; Souza, Raquel Castro de; Maciel, Paulo Marcos CardosoA presente dissertação é um estudo sobre a construção da personagem da dramaturgia de Harold Pinter. Pinter é classificado como um dramaturgo do Teatro do Absurdo, termo forjado por Martin Esslin. Embasados pelas teorias da atuação cênica dos diretores de teatro Konstantín Stanislávski e Declan Donnellan, investigamos a funcionalidade de seus procedimentos para a construção da personagem Sarah da peça “Amante”, do referido autor. A investigação apresenta as seguintes questões norteadoras: quais são os procedimentos mais adequados dessas teorias para construir uma personagem da dramaturgia pinteriana? Quais são os procedimentos dessas teorias que favorecem a atriz para uma atuação viva, sem que ela se sinta bloqueada? Para identificar as estratégias que julgamos mais apropriadas para a compreensão da construção de uma personagem pinteriana a partir dessas teorias, apresentamos uma leitura do processo de montagem da obra “Amante”. A fim de rastrear os procedimentos metodológicos apresentados e apontar a contribuição de alguns aspectos de ambos para a construção do papel supracitado, contamos com uma revisão bibliográfica dos autores já mencionados, análise da obra “Amante”, registros de caderno de bordo escrito na época da montagem, 2017 e depoimentos do meu parceiro de cena fornecido em 2020. A partir do estudo sobre o processo de montagem da peça teatral concluído em 2017, analisamos os pontos de intercessão entre os procedimentos metodológicos selecionados de Stanislávski e Donnellan, destacando sua eficácia e adequação na atuação do papel Sarah. A partir dessa convergência metodológica, apontamos a complementaridade e funcionalidade entre os aspectos estudados de ambas as teorias, em busca de contribuir com os estudos de atuação cênica de um papel pinteriano, do Teatro do Absurdo, através da utilização da personagem Sarah como metodologia de análise da aplicação dos procedimentos apresentados.Item Diante do espelho : estudo reflexivo sobre a formação em direção teatral no Departamento de Artes Cênicas da UFOP.(2019) Rocha, Geraldo Magela Silva; Oliveira, Letícia Mendes de; Rojo de la Rosa, Sara del Carmen; Oliveira, Rogério Santos de; Oliveira, Letícia Mendes deA presente pesquisa parte do microcosmo do Departamento de Artes Cênicas da UFOP para elucubrar inquietações sobre a formação em Direção Teatral. Ao pautar o discurso na experiência formativa viva e subjetiva, navegamos pelas contribuições da diretora estadunidense Anne Bogart no campo da preparação do diretor e revisitamos saberes de outros grandes encenadores colocando em estudo a possibilidade pedagógica do encontro entre os alunos-diretores e a academia para que ambos se potencializem. Aqui o jogo, a sensibilidade e o entendimento de espaço de formação se apresentam como amparos para os diretores neófitos - condição encontrada no período do presente estudo - que bordejam anseios artísticos, ideais e projetos profissionais.Item Ficcionalização do fato real noticiado : processo de criação teatral a partir de notícias.(2019) Carvalho, Bruno Quiossa; Oliveira, Letícia Mendes de; Oliveira, Letícia Mendes de; Dias, Juarez Guimarães; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deO presente estudo, denominado "Ficcionalização do Fato Real Noticiado: processo de criação teatral a partir de notícias", visa a pesquisa sobre o processo da construção cênica no teatro contemporâneo a partir de elementos gerados pelo real factual jornalístico. Partindo da interlocução entre duas áreas de conhecimento, o teatro e o jornalismo, pretende-se com essa pesquisa investigar e explicitar um processo de criação da cena contemporânea que busca, nos fatos reais noticiados produzidos pelos meios de comunicação, alimento para a construção cênica. O estudo do real e da ficção no teatro, bem como na comunicação, são o norte deste trabalho que busca descrever dois processos de criação vividos pelo pesquisador: o primeiro, na criação do espetáculo "Estação dos Passageiros Invisíveis" (2014); o segundo na criação do espetáculo teatral "Terra sem acalanto" (2018). Ambos os processos partem de fatos noticiados que servem de base para a construção dos mesmos. A presente pesquisa visa descrever metodicamente como esses processos de criação se deram na prática, criando um sistema de criação cênica a partir do real noticiado.Item Formação de público em Ouro Preto : contexto e convívio.(2020) Regenthal, Bruno Moraes; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Oliveira, Letícia Mendes de; Magela, André Luiz Lopes; Valença, Ernesto GomesA presente pesquisa tem o objetivo de analisar o contexto do teatro da cidade de Ouro Preto por uma perspectiva histórica, socioeconômica e cultural. O mote principal é a problematização da fruição do espectador à arte teatral e a formação de espectadores através de ações culturais dentro e fora do âmbito escolar. São colocadas em pauta estudos de caso de propostas desenvolvidas junto a escolas do município de Ouro Preto (ações no âmbito escolar) e em parceria com a Cia Lamparina – Teatro de Animação (ações fora do âmbito escolar), colaborando para o diálogo com pesquisas desenvolvidas que podem colaborar para a estruturação de uma formação de espectadores. Têm-se como resultado análises de casos e possíveis caminhos e metodologias que podem ser desenvolvidos junto à comunidade para o acesso linguístico e físico ao teatro e para a maximização da fruição das obras teatrais junto ao espectador. Entre a bibliografia abrangida pela pesquisa, estão autores referentes à mediação teatral, como Flávio Desgranges (2003) e Glauber Abreu (2015), pesquisadores ligados à produção cultural, como Rômulo Avelar (2013), filósofos com estudos que podem ser relacionados ao teatro, como Jorge Dubatti (2016) e Jorge Larrosa (2002), além de indicadores culturais e ações já desenvolvidas no município.Item (In)visibilidades e empoderamento das encenadoras no teatro brasileiro.(2018) Oliveira, Letícia Mendes deEste texto propõe uma reflexão e uma defesa acerca do papel da encenadora brasileira no século XX e XXI e da necessidade urgente de inseri-la na história do teatro. Aborda questões sobre o feminismo no teatro, problematiza as visões de encenação e analisa brevemente a trajetória das seguintes diretoras brasileiras: Bibi Ferreira, Dulcina de Morais, Henriette Morrineau, Lúcia Coelho, Bia Lessa, Maria Thais, Daniela Thomas, Cibele Forjaz e Christiane Jatahy. O objetivo é discutir como essas diretoras assumiram, para além da função da encenação, diversas atividades tais como atuação, gestão, pesquisa, direção visual, e sobretudo a tarefa de construção de uma poética da encenação brasileira.Item Luz e criação cênica : inquietações de um ator-iluminador.(2018) Aguiar, Cristiano Diniz; Gomes, Ricardo Carlos; Gomes, Ricardo Carlos; Hildebrando, Antônio Barreto; Oliveira, Letícia Mendes deO trabalho parte das minhas inquietações como ator/iluminador quanto às dificuldades de meus colegas de cena ao se relacionarem com a luz. Essa questão surgiu durante minha graduação em teatro na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Desde então, passei por uma iniciação científica sob tal tema e atuei como professor em disciplinas de Iluminação nas graduações em Teatro da UFMG, UFSJ e UFOP, onde pude desenvolver exercícios que buscam instrumentalizar o ator para perceber como a luz desenha seu corpo no espaço, propiciando-lhe uma relação consciente com a teatralidade (SARRAZAC, 2013) da luz. Busquei em Picon-Vallin (2006) e Simões (2008) bases teóricas sobre a visualidade da cena e a relevância da luz cênica na cena contemporânea, assim, vemos a relevância da consciência dessas questões para um ator inserido em tal contexto.Item Rastros cênicos : um percurso autoetnográfico sobre mulheres encenadoras.(2020) Veras, Julia Sant Anna dos Santos; Oliveira, Letícia Mendes de; Oliveira, Letícia Mendes de; Abreu, Ana Carolina Fialho de; Souza, Raquel Castro de; Oliveira, Aline Mendes deEsta dissertação traz uma reflexão no campo da gênese da encenação contemporânea e da participação feminina na história do teatro, recortada principalmente na cena brasileira, narrada a partir de uma perspectiva pessoal de encontros com os nomes abordados. O trabalho tem o objetivo de apresentar estudos sobre a direção teatral, tendo como ponto de partida uma investigação feminista. A coleta e a análise deste trabalho perpassam por conceitos da teoria do teatro e da história da encenação. Para tanto, verifica-se aqui uma opção autoetnográfica (CALVA, 2019) na construção da narrativa teórico-crítica da pesquisa. O estudo lança um olhar para a artes cênicas a partir de três perspectivas: a história (ANDRADE; EDELWEISS, 2008); descrição e análise, a partir do espetáculo E se elas fossem para Moscou? de Christiane Jatahy (2014-2020), refletindo a cena contemporânea (FÉRAL, 2015), (BIDENT, 2016), (COSTA, 2009) (CARREIRA; BULHÕESCARVALHO, 2013); a criação, no exame da encenação Daquele Naipe (2018-2020) cuja poética reflete reverberações entendidas como ação de resistência às estruturas de poder (KILOMBA, 2019).Item A violência e a morte na cena contemporânea : limites da visibilidade.(2018) Pontes, Carlos Frederico Bustamante; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deA proposta deste texto é analisar processos artísticos no teatro e no cinema nos quais os temas da violência e da morte aparecem como elementos propulsores paraconstruções criativas, ritualísticas e estéticas. Sendo assim, este trabalho pretende analisar situações acerca de imagens que a violência e a morte proporcionam em diferentes esferasda criação artística. Ora vista como tabu pela sociedade contemporânea que tenta afastá-la do meio social, ora veiculada pelo ângulo sensacionalista da mídia, o tema da morte será visto aqui em diferentes camadas de representação. Já as cenas da violência no mundo contemporâneo, estas se espalham pelas telas do cinema,da televisão e se multiplicam nas demais telas dos dispositivos tecnológicos atuais. Imagens e cenas que exploram cada detalhe de diferentes atos de violênciasão repetidas e compartilhadas continuamente.