Navegando por Autor "Oliveira, Geraldo Magella Barbosa de"
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Item Objeto de aprendizagem multimídia aplicado a dispositivos móveis : uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos.(2019) Oliveira, Geraldo Magella Barbosa de; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Robert, André Desiré; Pagliarini, Cassiano Rezende; Guimarães, Michele Hidemi UenoAtualmente, podemos contar com uma infinidade de recursos que podem servir como suporte ao professor em sala de aula, principalmente aos relacionados a sistemas multimídia e suportados por Dispositivos Móveis, como no caso dos tablets e telefones celulares (smartphones). Por estarem transformando a forma de produzir e de acessar informações, os Dispositivos Móveis têm possibilitado estratégias pedagógicas híbridas, entre a sala de aula e o mundo digital. Neste trabalho, investigamos a utilização de Dispositivos Móveis, por meio do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem Multimídia (OAM). Ao utilizarmos recursos multimídia (imagens e vídeos 3D, imagens em alta resolução, simuladores etc), que podem ser acessados por meio de QR Code - Quick Response Code (Código de Resposta Rápida) e aplicados ao material impresso (OAM), tornamos a aprendizagem mais efetiva, na medida em que esses recursos aumentaram a motivação do aluno. Na perspectiva desses pontos, aliado a pesquisas no campo da Aprendizagem Móvel (Mobile Learning), o OAM foi elaborado à luz de estudos na área da Teoria da Carga Cognitiva (SWELLER, 2003) e da Teoria da Aprendizagem Multimídia (MAYER e MORENO, 2002). Esse Objeto de Aprendizagem Multimídia foi aplicado para o Ensino de Ciências (Física) a alunos da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi referenciada por meio da Teoria da Difusão da Inovação (ROGERS, 2003), por meio dela, verificamos um aumento na motivação dos alunos, na utilização do OAM, ao ponto de gerar um estímulo no estudo antecipado do conteúdo trabalhado em sala de aula pelo pesquisador, além do incremento significativo alcançado nas concepções newtonianas. Encontramos também, entre os alunos participantes da pesquisa, as limitações com relação à utilização do material, como a falta de familiaridade com a tecnologia e a organização do tempo, comum em se tratando da realidade de alunos desta modalidade de ensino (SACCOL, 2011).