Navegando por Autor "Oliveira, Francieli Silvéria"
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Item A co-extensividade e organização lexical no Português Brasileiro : uma introdução descritiva a partir de uma abordagem sistêmico-funcional.(2022) Rodrigues, Júlia Santos Nunes; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Oliveira, Francieli SilvériaTendo por finalidade identificar princípios de organização do léxico segundo a Abordagem sistêmico-funcional (HALLIDAY; MCINTOSH ; STREVENS, 1964; MARTIN, 1992; HALLIDAY, 2002; FIGUEREDO, 2011), subsidiada por metodologia da Linguística de Corpus, o presente artigo explica dois processos de transformação pelos quais o léxico se integra aos sistemas da língua, quando relacionado ao eixo paradigmático nos estratos gramatical e do registro por meio da co-extensividade. Tem-se aqui como motivação o fato de que as concepções acerca do léxico modular – modelado como preenchimento de estruturas gramaticais – ou léxico contíguo – modelado como a gramática delicada – necessitam de maior elaboração quanto aos processos internos relativos à dimensão do léxico, bem como às relações do léxico, para além da gramática, com o discurso e o contexto. Neste artigo, especificamente, investigam-se os processos de transformação da gramática e do registro, incluindo principalmente o desenvolvimento de protocolos para análise de processos internos do léxico, assim como a caracterização de como itens lexicais são demandados por um determinado registro.Item Modelagem do perfil sistêmico do gênero relato pessoal aplicada ao contexto de produção em língua inglesa a partir da implementação do programa de ensino-aprendizagem Ler para Aprender.(2022) Andrade, Nathan Botelho; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Santorum, Karen Andresa Teixeira; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Santorum, Karen Andresa Teixeira; Silva, Sérgio Raimundo Elias da; Oliveira, Francieli SilvériaEsta dissertação de mestrado visou a desenvolver um modelo linguístico-descritivo com potencial de aplicação do gênero Relato Pessoal, integrante da família das “Estórias”, a partir da implementação do Programa de Ensino-aprendizagem Ler para Aprender (LPA) e tendo como base a modelagem linguística. A pesquisa foi orientada teoricamente pelos escopos da Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente da modelagem linguística, dos Estudos Multilíngues, da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras e da Linguística Aplicável. Um corpus de nove textos do gênero Relato Pessoal foi compilado, anotado e analisado de acordo com as categorias do Registro e estrutura do Gênero. O corpus fora classificado pela tipologia e topologia da língua no contexto de cultura e compõe o processo sociosemiótico Relatar. Após as análises, foi possível perceber que a composição do Registro para o gênero Relato Pessoal, bem como sua estrutura genérica: Orientação (ambientação) ^ Eventos (descrição dos eventos) ^ Reorientação (nova ambientação). A seguir, uma proposta com potencial de aplicação do modelo fora apresentada a partir da implementação do Ciclo LPA. Considerando as ponderações teóricas e análises feitas, foi possível perceber que: (i) a modelagem linguística do gênero Relato Pessoal possibilitou a compreensão da frequência da ocorrência dos elementos textuais desse gênero; (ii) essa frequência contribui diretamente para o suprimento de uma demanda da LA, através da compreensão do mapeamento linguístico do gênero em evidência, uma vez que foram mapeadas suas categorias do Registro e de gênero; (iii) a implementação do modelo linguístico através do Programa LPA, derivado da PG, mostrou que essa é uma abordagem eficaz com o potencial de desenvolver práticas de leitura e escrita em suas mais diversas versões, além de ser pautada nos preceitos da LSF; (iv) a compreensão de um gênero instrumentaliza os alunos com um recurso metodológico que lhes orientam à uma produção textual consciente e linguisticamente eficaz.