Navegando por Autor "Oliveira, Bárbara de"
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Item Escola e produção de saberes : narrativas de jovens atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.(2021) Oliveira, Bárbara de; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Martins, Bruno SenaNo dia 5 de novembro de 2015, em Bento Rodrigues – distrito de Mariana, Minas Gerais – rompeu-se a barragem de rejeitos de minério de ferro de Fundão pertencente à empresa Samarco e também controlada por duas das maiores mineradoras do mundo – Vale e BHP Billiton. Uma semana após o desastre-crime sociotecnológico, os/as estudantes foram encaminhados/as para retornarem aos estudos em uma instituição escolar na cidade de Mariana. As aulas foram transferidas novamente, em 2017, para um novo espaço organizado para ser utilizado até a conclusão do reassentamento. O objetivo da pesquisa é compreender o espaço que essa instituição escolar, nomeada Uatu Ererré neste estudo, ocupa nas reconstruções dos processos educativos e nas restaurações de dignidade por meio da diversidade da experiência em seu interior. Para isso, utilizamos como o principal referencial teórico-metodológico Boaventura de Sousa Santos (1997; 2000; 2002a; 2002b; 2009; 2014; 2019), Bruno Sena Martins (2016; 2019), Norma Valencio (2010; 2009a; 2009b; 2013; 2017), Bernadette Atuahene (2016), Paulo Freire (1996; 2011; 2018a; 2018b), Miguel González Arroyo (2007; 2013; 2015; 2019), Robert Bogdan e Sari Knopp Biklen (1994). Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação participante e a entrevista reflexiva semiestruturada em profundidade com os sujeitos da pesquisa, sendo estes duas jovens estudantes e a diretora da instituição Uatu Ererré, todas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. As constelações de saberes criadas a partir das entrevistas possibilitaram refletir como as lutas para reconhecimento revelam importantes estratégias de aprendizagens nos contextos dos processos educativos. As várias formas de enfrentamentos deixaram pistas do espaço que a instituição escolar Uatu Ererré obteve na vida de Rafaela, de Clara e também da diretora. Os dados evidenciaram que a instituição Uatu Ererré possui múltiplas dimensões educativas e, nesse cenário, tornou-se um importante instrumento de (re)existências, de fortalecimento do sentimento de pertencimento, da identidade escolar, de saberes e práticas educativas que contribuíram para a conquista dos laços afetivos, de solidariedade, de sociabilidade, do resgate das memórias e da resistência pela garantia de direitos na luta pela democracia.Item Produções científicas em cursos de pós-graduação sobre o rompimento da barragem de fundão : perspectivas para o campo educacional.(2020) Oliveira, Bárbara de; Ferreira, Carla Mercês da Rocha JatobáO colapso da Barragem de Fundão, no dia 5 de novembro de 2015, foi o maior desastre socioambiental brasileiro e grande parte dos debates sobre o ocorrido se converteram em um conjunto de produções acadêmicas nos programas de pós-graduação em todo o país. Assim, com o objetivo de compreender essas produções, mapeamos os estudos produzidos nas diferentes áreas do conhecimento sobre o desastre e elaboramos o estado do conhecimento das teses e dissertações depositadas até o ano de 2019. Nesse contexto, evidenciamos o espaço assumido pelo campo educacional nessas produções acadêmicas. A escassez de alguns estudos indica o foco da preocupação sobre o desastre e demonstra que a discussão é quase totalmente silenciada no campo educacional. Portanto, faz-se necessário fortalecer o campo de estudos acerca dos desastres, bem como pensar estrategicamente sobre como o campo educacional pode contribuir com o debate.