Navegando por Autor "Nogueira, Sandra Maria Antunes"
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Item Análise da sustentabilidade do Parque Natural Municipal das Andorinhas, Ouro Preto, MG.(2021) Machado, Simone Fernandes; Nogueira, Sandra Maria Antunes; Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio; Nogueira, Sandra Maria Antunes; Lobo, Heros Augusto Santos; Marques, Monique SanchesNos recortes territoriais onde são implementadas Unidades de Conservação, na modalidade de Proteção Integral, as atividades de pesquisa e visitação são permitidas ao mesmo tempo que processos de desocupação são impostos à população autóctone. Nesse contexto, o tema principal desta pesquisa são UCs como territórios de apropriação por usos diversos e a busca da sustentabilidade socioambiental. A pesquisa foi delimitada ao uso do solo das UCs para visitação turística e o impacto da conversão do território para a atividade turística na população autóctone. Estabeleceu-se o Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA), UC situada em Ouro Preto, Minas Gerais, no ano de 2020 para a realização de coleta de dados e elaboração do estudo de caso. A questão problema para a qual buscou-se respostas é: como as atividades de visitação podem interferir ou impactar na sustentabilidade do PNMA, considerando os objetivos de conservação do território? A pesquisa justifica-se pelo fato de que identificar e analisar os impactos da atividade de visitação é essencial para o estabelecimento de ações de planejamento e gestão destas atividades, para assegurar que as premissas de conservação estabelecidas para a UC sejam atendidas. O objetivo do estudo foi identificar os principais impactos socioambientais oriundos das atividades de visitação no PNMA e em seu entorno para servir de fonte de informação para o estabelecimento de programas de visitação sustentável na UC. A metodologia geral do estudo compreendeu: 1) pesquisa documental; 2) pesquisa bibliográfica; 3) aplicação de questionários e formulários pré-estruturados, contendo questões dissertativas e de múltipla escolha, a visitantes (160) e moradores do entorno (30); 4) aplicação de fichas de campo em 9 trilhas e 2 estradas de acesso; 5) aplicação de fichas de campo a 10 instalações existentes no PNMA; 4) avaliação do Estado de Degradação (ED) das imediações dos corpos hídricos utilizando dados documentais, bem como as fichas técnicas de avaliação das trilhas, aplicação da ferramenta desenvolvida por Martins Jr. et al. (2012) para identificação e análise de 25 indicadores de estado de degradação das áreas de nascentes. Como resultados do estudo foram elaborados 6 relatórios técnicos, dos quais destacaram-se os seguintes resultados: 1) há predominância de turismo doméstico, o atrativo mais visitado foi a Cachoeira das Andorinhas; 2) dos pontos positivos apontados na pesquisa com os moradores destacaram-se abertura de novos empreendimentos e aumento na empregabilidade, dentre os negativos destacaram-se o aumento de lixo, especulação imobiliária, aumento no preço dos transportes e a falta de água; 3) há predominância de trilhas semiprimitivas, que, embora sejam propícias a visitação e a projetos de educação ambiental dada a beleza cênica local, apresentam sinais de impacto e carecem de ações de manejo adequadas; 4) a infraestrutura existente é inadequada para a UC, utiliza materiais pouco sustentáveis e estão sendo subutilizadas; 5) o ED apontou para queimadas, erosão, diminuição de vazão, ruptura no processo de infiltração, entre outros. Entretanto todos os processos identificados são passiveis de reversão de 5 a 15 anos se aplicadas as medidas de mitigação de impacto adequadas. Num contexto geral, o PNMA possui atrativos com alta potencialidade para expansão da atividade turística devido a qualidade ambiental, entretanto, devido a gestão inadequada já apresenta sinais de degradação e impactos negativos relevantes caracterizando a atividade turística existente atualmente como insustentável.Item Compensação de supressão de mata atlântica em Minas Gerais : uma análise do potencial do uso de cotas de reserva ambiental balizados por critérios territoriais.(2019) Cruz, Júlio César da; Fonseca, Alberto de Freitas Castro; Barella, Cesar Falcão; Gontijo, Bernardo Machado; Nogueira, Sandra Maria Antunes; Dias, Lívia Cristina Pinto; Fonseca, Alberto de Freitas CastroOs crescentes problemas ambientais do mundo estão impulsionando o surgimento de soluções políticas que vão muito além dos regulamentos tradicionais de comando e controle. Os formuladores de políticas têm percebido cada vez mais o valor dos arranjos híbridos e de políticas mistas para lidar com problemas ambientais complicados. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal explorar os méritos da criação de um mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) no bioma da Mata Atlântica do Estado de Minas Gerais, por meio da identificação e avaliação do déficit potencial e o excedente de Reservas Legais (RL) na porção de Mata Atlântica do estado de Minas Gerais, da avaliação de quais porções dessas áreas da RL devem ser priorizadas com o objetivo de otimizar os ganhos de conservação florestal, para finalmente entender as possíveis sobreposições do mercado de CRA com o programa de compensação da Mata Atlântica, que já está em andamento. Foram estimados os déficits e excedentes de RL das propriedades inseridas na mata atlântica do estado com base dos dados do Cadastro Ambiental Rural. Posteriormente foi proposto um modelo, com o uso da técnica Analytic Hierarchy Process, para geração de um mapa de “áreas mais aptas para conservação”, com base nos remanescentes de vegetação nativa excedentes às reservas legais nas propriedades da área de estudo. Por fim levantou-se as compensações florestais por supressão de Mata Atlântica executadas no estado, com base nos pareceres obtidos junto ao Instituto Estadual de Florestas, onde procedeu-se a espacialização geográfica destas. Os resultados indicam uma razão de oferta/demanda de 2,76, com 781 mil ha de áreas disponíveis para negociação num mercado de CRAs. Ao se analisar as compensações executadas, percebe-se que o estado vem exigindo uma compensação média de 2:1, onde até então foram suprimidas cerca de 4 mil ha, com consequente compensação na ordem de 8 mil ha. Observando os volumes de áreas negociadas por meio de compensação florestal, e as áreas potenciais para cotas de reserva ambiental, imagina-se uma sobreposição diminuta entre os instrumentos. Ao cruzar as compensações com o mapa de áreas mais aptas, notou-se que apenas 44 compensações se sobrepunham. Os resultados realçaram o potencial do uso destes excedentes para fins de compensação florestal, e alertam para a necessidade do poder público definir critérios para alocação tanto das compensações florestais, bem como das compensações de reserva legal, por meio das cotas de reserva ambiental.Item Programa de Aquisição de Alimentos : uma análise do processo de Compra Institucional na Universidade Federal do Pará.(2021) Lopes, Lilian do Socorro Pires da Silva; Nogueira, Sandra Maria Antunes; Nogueira, Sandra Maria Antunes; Mendonça, Xaene Maria Fernandes Duarte; Martins, Máximo EleotérioO presente trabalho analisou o processo de compras do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra Institucional (PAA-CI), no âmbito da Universidade Federal do Pará (UFPA), utilizando a abordagem de métodos mistos. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi feita uma investigação documental em relatórios oficiais do Governo e em documentos institucionais da UFPA. Além disso, utilizou-se a observação participante, que possibilitou o acesso à documentos e aos relatos dos servidores vinculados ao processo de Compra Institucional do PAA. Recorreu-se, também, à metodologia da Análise de Conteúdo. Os produtos da dissertação são o mapeamento do processo de Chamada Pública para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, materializado na forma de Fluxograma, elaborado a partir do software Bizagi Modeler, e o diagnóstico da compra institucional na Universidade. Verificou-se que os obstáculos encontrados na implantação da modalidade e no decorrer das atividades de compra, se justificam, sobretudo, pelo ineditismo da modalidade Compra Institucional em ambientes universitários, gerando dúvidas e inseguranças aos servidores da universidade e a necessidade da construção de planos de gestão universitária voltados para o fomento da agricultura familiar na região.Item Proposta de metodologia para índice de risco (ir) no distrito sede do município de Ouro Preto/MG : uma contribuição para a hierarquização das áreas de risco e as tomadas de decisões.(2018) Tavares, Vera Lúcia Silva; Corteletti, Rosyelle Cristina; Nogueira, Sandra Maria Antunes; Amaral, Cláudio Palmeiro do; Corteletti, Rosyelle CristinaOs processos de ocupação nas cidades, que acontecem intensamente no país, com a ine-ficiência do planejamento urbano e aliado à falta de políticas públicas habitacionais a-dequadas, proporcionam um cenário complexo no que se refere aos riscos geológico-geotécnicos. Este fato acaba por resultar em graves situações de riscos nas cidades e deixam a população exposta a eventos catastróficos. Este contexto também se aplica à área da cidade histórica de Ouro Preto/MG, ambiente formado em um cenário de eleva-da complexidade geológica e geomorfológica, passível, portanto, de potenciais meca-nismos de movimentos gravitacionais de massa e impactos diretos sobre a infraestrutura local e à população. O objeto deste trabalho consistiu em aplicar os princípios e as bases conceituais das análises de risco a processos geodinâmicos no Distrito Sede do Município, visando contribuir para a prevenção/mitigação dos riscos e para a gestão sócio-ambiental deste espaço. A proposta metodológica desenvolvida incluiu a organização e sistematização de um banco de dados por meio do Programa ArcGis e da criação de ferramentas como as fichas de campo para a coleta de dados padronizados. Foi ponto relevante também a contex-tualização da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade nos processos de gestão e geren-ciamento das áreas de risco. Tais procedimentos, foram bases para a criação da metodologia do índice de risco, que foi obtido através da integração dos estudos dos condicionantes geo-lógico-geotécnicos locais e da análise das vulnerabilidades das áreas e por meio das obser-vações in loco da infraestrutura implantada em cada setor analisado. Este índice de risco propiciou a definição de um processo para hierarquização das áreas com alta probabilidade a processos como os movimentos gravitacionais de massa na cidade, uma forma de contri-buir com a gestão pública nas tomadas de decisão quanto a implantação de obras de estabi-lização ou sistemas de monitoramento para a prevenção aos desastres socioambientais.Item Proposta de um sistema inteligente de distribuição de água (Smart Water System) em um campus universitário.(2021) Martins, Gesaína; Sánchez, Antonio Santos; Sánchez, Antonio Santos; Nogueira, Sandra Maria Antunes; Esquerre, Karla Patrícia Santos Oliveira RodríguezOs sistemas inteligentes de água (Smart Water Systems) compreendem um leque de tecnologias que permitem operar sistemas de distribuição de água com maior eficiência, reduzindo seus níveis de perdas. Essa pesquisa tem como objetivo identificar oportunidades de redução do consumo de água em um campus universitário, mediante (I) a análise de seu sistema de distribuição de água; (II) a implantação de sistemas automáticos de monitoramento do consumo nos prédios; e (III) a instalação de aparelhos hidrossanitários de baixo consumo nos banheiros. Primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito da situação do setor de saneamento do Brasil bem como das tecnologias de Smart Water mais utilizadas. Posteriormente foram realizadas intervenções em um edifício do campus universitário Morro do Cruzeiro (Universidade Federal de Ouro Preto), visando tornar mais eficiente a distribuição e o seu consumo de água. O consumo de água antes e depois das intervenções foi registrado mediante um sistema de monitoramento automático capaz de gerar várias medições por dia. A análise dos dados permitiu quantificar uma economia de 202 m³ de água por mês no edifício, assim como calcular o retorno do investimento feito no projeto, que teve como resultado um payback de 14 meses, mostrando assim que as intervenções realizadas são viáveis para a instituição. Essas intervenções podem ser replicadas em outras edificações do campus, uma vez que esses prédios possuem similaridades no seu sistema de distribuição de água. Ainda existem outras medidas de conservação de água que podem ser implementadas, como a instalação de válvulas redutoras de pressão nos banheiros, bem como hidrômetro pulsado em pontos chaves da rede de distribuição da Universidade a fim de localizar de forma rápida eventuais vazamentos.Item Public use and conservation of trails at the Parque Natural Municipal das Andorinhas, Ouro Preto, Brazil.(2021) Machado, Simone Fernandes; Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio; Nogueira, Sandra Maria AntunesSeveral categories of Protected Areas (PAs) established in Brazil allow for public use. However, the impacts resulting from tourist visitation activity in them are poorly researched and technically managed. The central question of the study is how the unplanned opening of trails for tourism purposes can impact the Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA), a natural park, in Ouro Preto (MG, Brazil). The hypothesis is the understanding that the use of unplanned trails can impact the PA. In this sense, the objective of this work was to analyze nine trails used for tourist visitation at the PNMA. The research methodology included bibliographic and documentary research of the trails, their management, and environmental impacts; elaboration of a structured quali-quantitative form to analyze them; and fieldwork. As a result, it was observed that the main environmental characteristics of tourist interest are the observation of flora and fauna and watercourses; and the main impacts are fires, the irregular opening of trails, and deforestation. It is concluded that knowledge regarding the situation of the trails can help the PA management in their planning and conservation.Item A utilização de materiais metálicos para intervenções em sítios tombados : diretrizes legislativas para Ouro Preto – MG.(2017) Álvares, Patrícia Maria Fialho; Souza, Henor Artur de; Souza, Henor Artur de; Silva, Andréa Regina Dias da; Nogueira, Sandra Maria AntunesA legislação urbana no Brasil, apesar de periódicas revisões, possui a cultura de manutenção de determinados padrões, além de inscosistências que fomentam a subjetividade. Muitos gestores incorporam em seus discursos a disponibilidade em adequar a legislação às necessidades contemporâneas, porém, em muitos casos, trata-se de uma abertura meramente conceitual e a ausência de revisões periódicas tornam os conteúdos legislativos obsoletos e abstratos. As cidades históricas, ainda que comparadas a uma obra de arte, dada a riqueza de suas obras e seus conjuntos urbanos, são acometidas de constantes modificações decorrentes do cumprimento das suas funções essenciais como cidade: morar, lazer, trabalhar, serviços etc. Logo, para nortear as intervenções nessas cidades, deve-se existir um arcabouço legislativo atualizado e com as mais diversas possibilidades técnicas de atuação. Nesse contexto, depara-se com a realidade legislativa da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, que além dos desafios esperados para a promoção do ordenamento e desenvolvimento urbano, possui a particularidade da proposição de medidas na conjuntura do Patrimônio Histórico, tratando-se de uma cidade Patrimônio Mundial. A legislação em vigência na cidade incentiva, em seu perímetro de tombamento, a reprodução de padrões e estilos arquitetônicos herdados da época colonial pressupondo que essa seja uma maneira adequada da manutenção da ambiência do conjunto urbano, principalmente no que se refere a limitação de utilização de materiais diferenciados nas intervenções. Com isso, o que acontece na prática é a produção de falsos históricos injustificáveis e o incentivo a intervenções clandestinas. Nesse cenário, os materiais metálicos poderiam ser notoriamente abordados nas normativas urbanas, aliando suas qualidades estéticas e técnicas, para a promoção e implantação de uma arquitetura contemporânea e harmônica com o ambiente preexistente, sem corroborar com descaracterizações. A partir da análise das possibilidades legais apresentadas para utilização de materiais metálicos nas intervenções arquitetônicas no perímetro de tombamento e dos estudos de caso explorados neste trabalho, propõem-se diretrizes para regulamentação dos processos de aprovação de projetos com proposição de utilização desses materiais. Destinadas ao Poder Público, Responsáveis Técnicos e Proprietários, as diretrizes contêm a finalidade, os princípios, as competências, a aplicabilidade e as condições e os procedimentos para legitimação das ações. Desse modo, a legislação urbanística contemplaria visivelmente diferentes formas de orientação às intervenções legitimando a possibilidade da implantação de uma arquitetura contemporânea na cidade.