Navegando por Autor "Nogueira, Maria Alice de Lima Gomes"
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Item Entre a casa e a escola : práticas educativas familiares de pais professores homens.(2018) Oliveira, Rosilane Katia de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Maria Alice de Lima GomesAs pesquisas sociológicas têm ampliado as discussões acerca da relação das famílias com a escola nos diversos meios sociais. No entanto, ainda são poucos os estudos que têm enfatizado essa interface em famílias de pais que são professores e, principalmente, quando nos referimos aos progenitores masculinos. Em um minucioso levantamento bibliográfico sobre os estudos da Sociologia da Educação e, de modo particular, sobre pesquisas no âmbito da relação família e escola, constatamos a raridade de estudos sobre práticas educativas de pais professores no Brasil. Nesse contexto, a proposta central desta pesquisa é investigar os efeitos de ser pai professor na vida familiar do docente do sexo masculino da Educação Básica, com foco nas práticas educativas desenvolvidas por eles no quadro da vida escolar de seus filhos. A questão norteadora do trabalho é: quais os impactos de “ser pai professor” homem em exercício da Educação Básica na vida familiar e na escolarização dos filhos? A pesquisa foi desenvolvida em cinco cidades do Estado de Minas Gerais: Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos, com um desenho metodológico de abordagem qualitativa, e compreendeu duas etapas. Na fase inicial da investigação, realizamos um levantamento na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto que objetivou identificar o número de professores/as em atuação na Educação Básica nas cinco cidades mencionadas e, posteriormente, procedemos à escolha dos sujeitos. Na segunda etapa, aplicamos um questionário e entrevista semiestruturada com 10 pais professores homens em exercício nos três níveis da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). O questionário consistiu em traçar o perfil social, profissional e educacional dos sujeitos investigados e a entrevista versou sobre as práticas educativas desenvolvidas pelos pais professores na escolarização dos filhos. Os dados foram examinados pela técnica de análise interpretativa e, para sua compreensão, elencamos cinco eixos de análise com suas respectivas categorias. Os resultados indicam que os pais professores homens, sobrecarregados por uma carga horária de trabalho docente extensa, monitoram a vida escolar dos filhos, sem, no entanto, exercer forte regulação e controle das atividades escolares e extraescolares, e se mantêm, muitas vezes, nos bastidores do processo de acompanhamento familiar da escolarização. Além disso, as formas de intervenção parental na escola são pouco visíveis e diretas, e esse comportamento menos interventor pode estar ligado a sentimentos de pudor e constrangimento que produzem, por sua vez, uma relação mais distante e formal com os professores e gestores das escolas dos filhos. Em suma, pode-se concluir que, embora o “efeito pai professor” (NOGUEIRA, M.O. 2011) seja pertinente para explicar práticas educativas parentais produtoras de vantagens que impulsionam o sucesso escolar dos filhos, esse efeito apresenta nuanças que somente podem ser compreendidas levando-se em conta as condições simbólicas e materiais de vida pessoal e profissional a que estão submetidos os pais professores homens.Item Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental.(2017) Matos, Daniel Abud Seabra; Nogueira, Maria Alice de Lima Gomes; Resende, Tânia de Freitas; Nogueira, Cláudio Marques Martins; Alves, Maria Teresa GonzagaO objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola.Item Quando os professores escolarizam os filhos na rede pública de ensino : da inevitabilidade à colonização.(2017) Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Maria Alice de Lima GomesEste texto traz resultados de uma pesquisa que buscou compreender o impacto do exercício da profissão docente na vida escolar dos filhos por meio da análise das práticas educativas de famílias em que, ao menos, um dos genitores é professor. Do universo mais abrangente de uma pesquisa que investigou, em um município do interior de Minas Gerais, 40 famílias através da realização de entrevistas semiestruturadas com pais professores e seus filhos (N=80), este artigo examina uma subamostra de sete famílias cujos pais professores escolarizavam os filhos na rede pública de Educação Básica. Além da evidência de um “efeito” pai professor na vida escolar dos filhos, os resultados obtidos indicam que pais professores desenvolvem um processo de “colonização” da escola, fazendo com que ela “funcione” a favor da escolarização de seus filhos, intervindo diretamente nas instituições de ensino para prevenir e compensar as supostas consequências de uma escolarização na rede pública.Item The role of internationalisation in the schooling of Brazilian elites : distinctions between two class fractions.(2015) Windle, Joel Austin; Nogueira, Maria Alice de Lima GomesThis paper analyses tendencies that distinguish the internationalisation of education for two class fractions – owners of medium to large businesses and highly qualified university professors and researchers. We identify the importance of cosmopolitan cultural capital, particularly fluency in English, in strengthening the position of both groups and granting them access to an international field of power from which less privileged groups are excluded. Considering the diverging experiences of the two groups compared with Bourdieu’s own findings of a high level of ruling-class cultural unity, we argue that these differences are reflective of the greater heterogeneity of the Brazilian ruling class.