Navegando por Autor "Neves, Libéria Rodrigues"
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Item About education, politics and singularity.(2019) Rahme, Mônica Maria Farid; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Neves, Libéria RodriguesAbout Education, Politics and Singularity. The article discusses, at first, questions related to the configuration of the Special Education policy in Brazil from the 2000s, highlighting elements that marked the process of institutionalization of the inclusion of students, the target audience of special education in the common school, as well as challenges. With these problematizations as reference, it is sought, secondly, to contextualize the works that make up this Thematic Section. Based on different theoretical and methodological approaches, these texts share an ethical concern with the development of Special Education for society and with the implementation of the constitutional principle of education as a right of all.Item Do teatro ao processo pedagógico : possíveis interlocuções entre o processo colaborativo e as práticas pedagógicas na educação especial na APAE de Ouro Preto.(2018) Fonseca, Eutiquio Fernandes da; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Castro, Maria Tereza; Neves, Libéria RodriguesA pesquisa buscou investigar e compreender as influências do processo colaborativo de criação teatral na constituição de práticas pedagógicas de professores no ensino de crianças com deficiência, em uma escola de educação especial no município de Ouro Preto – MG. Nos baseamos teoricamente em pesquisadores do Teatro, da Educação e da Sociologia para tratar do processo colaborativo, da pedagogia do teatro, cultura e escola e educação especial. Para realização da pesquisa adotamos a abordagem qualitativa e o estudo de caso. Como instrumentos para coleta dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada e algumas situações de observação. A análise dos dados se baseia, quase em sua totalidade, nos resultados das entrevista revelando assim, o que pensam as professoras entrevistadas sobre a relação entre o teatro colaborativo e o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas na APAE. Como resultados foi possível identificar que as professoras, quando falam sobre a educação de pessoas com deficiência, trazem em seu discurso a questão da diferença. Em relação ao processo colaborativo, de acordo com os depoimentos das professoras, foi possível identificar que embora não haja um domínio conceitual do termo as suas técnicas são reconhecidas e são um diferencial em relação ao currículo padrão. Sobre as práticas, foram relatadas o uso de técnicas e aspectos inerentes ao processo de teatro colaborativo em sala de aula, em atividades extracurriculares e em eventos da instituição. É possível considerar que, se por um lado, não haja, por parte das professoras, um domínio conceitual sobre o teatro colaborativo, por outro é possível inferir que as ações desenvolvidas pelo Cia da Gente no interior da APAE deixa suas marcas. Vários aspectos característicos do processo aparecem nas falas das professoras evidenciando que esses aspectos, de alguma forma, são utilizados em outros momentos pedagógicos, para além do teatro.Item Professores de universidade pública e suas experiências extensionistas com práticas teatrais com pessoas diagnosticadas como autistas e pessoas em situação de deficiência.(2022) Paes, Thalita Julma Tiburcio; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Neves, Inajara de Salles Viana; Neves, Libéria RodriguesO presente trabalho discute práticas teatrais extensionista com pessoas diagnosticadas como autistas e em situação de deficiência, essas desenvolvidas por professores de universidades públicas e que destacam, principalmente, possíveis efeitos educativos. Para tanto, aborda concepções sobre autismo e deficiência no campo psicanalítico, como aquelas discutidas por Mannoni (1987), Dolto (2013), Jerusalinsky (2015), Laznik, Toaut e Bursztjejn (2016), Ferreira e Vorcaro (2017) e Paula Pimenta (2018), teoria que enxerga o público aludido como sujeitos que têm sua forma de ser e estar no mundo, com limites e singularidades como qualquer outro. Este estudo, também, aborda aspectos em relação às lutas em prol da educação e da saúde. Sobre a metodologia, esta é cunho qualitativo e desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica em plataformas de buscas, com recorte temporal entre 2010 e 2020, a partir das temáticas educação, autismo, deficiência e teatro; já a coleta de dados, ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no Google Meet, com dois professores de universidades públicas, visando identificar práticas teatrais com os sujeitos da educação especial e investigar quais as principais motivações dos entrevistados ao trabalhar com o público em questão. Sendo assim, a análise dos dados coletados revelou que houve efeitos educativos nas práticas teatrais desenvolvidas tanto pelo participante A quanto pelo B. Os professores, coordenadores dos projetos, observaram que o público aludido conseguiu explorar a autonomia, a expressão corporal e oral, a concentração e o respeito em relação aos limites e desejos do próximo, além do fato de que as práticas teatrais auxiliaram em outras disciplinas de maneira interdisciplinar. Segundo as entrevistas, ainda, os bolsistas envolvidos nos projetos mostraram dificuldades em acolher, nas atividades propostas, os sujeitos com autismo e em situação de deficiência, o que exigiu adequações orientadas e supervisionadas pelos coordenadores. Os participantes A e B reforçaram, ao final, a importância da inclusão da educação especial como disciplina obrigatória nos cursos de graduação em Artes Cênicas. Esta pesquisa, portanto, leva à conclusão de que as práticas teatrais podem provocar, contribuir como ação inclusiva e promover reflexões nos espaços educativos, além de evidenciar a importância de novos estudos sobre o tema, esses com uma amostra maior e mais consistente, para que outras propostas com o público considerado especial possam surgir e gerar efeitos no campo educativo.Item Special education policy and the challenges of an inclusive perspective.(2019) Neves, Libéria Rodrigues; Rahme, Mônica Maria Farid; Ferreira, Carla Mercês da Rocha JatobáSpecial Education Policy and the Challenges of an Inclusive Perspective. This article analyzes the meanings of the document National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) and its relevance for the definition of directions for disabled students’ schooling in Brazil in the last ten years. It highlights the centrality conferred by the Policy on Specialized Educational Assistance (SEA), as a complement and/or supplement to common education, in the process of school inclusion. Therefore, it is proposed a dialogue with the psychoanalyti c discourse, in order to problematize the place attributed to SEA in this context, as well as the persistence of segregating movements, which insist on enrolling even if the political orientation proposes an inclusive education.