Navegando por Autor "Motta, Carlos Eduardo Mathias"
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Item Análise dos itens de ciências da natureza/biologia do Enem por meio da taxonomia SOLO.(2021) Castro, Leandro Cirilo Monteiro de; Matos, Daniel Abud Seabra; Matos, Daniel Abud Seabra; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Motta, Carlos Eduardo MathiasO objetivo geral da pesquisa foi analisar os itens de Ciências da Natureza/Biologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio dos níveis de complexidade cognitiva da Taxonomia SOLO. Os objetivos específicos foram: 1) classificar os itens de acordo com a sua complexidade cognitiva, estabelecendo uma série histórica para os anos de 2012 a 2018; 2) associar os itens Ciências da Natureza/Biologia às suas respectivas habilidades e competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 3) identificar e classificar os objetos de conhecimento presentes nos itens da amostra, de acordo com a Matriz de Referência de Ciências da Natureza. Usamos como referencial teórico a Taxonomia SOLO, uma taxonomia cognitiva com cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional e 5) abstrato estendido. Os níveis uniestrutural e multiestrutural se agrupam na aprendizagem superficial. A aprendizagem profunda é representada pelos níveis relacional e abstrato estendido. Já o nível pré-estrutural não representa construção de aprendizagem. Também realizamos uma revisão da literatura, na qual pesquisamos trabalhos que analisaram a complexidade cognitiva de itens do Enem na área de Ciências da Natureza. Analisamos um total de 105 itens de Ciências da Natureza/Biologia do Enem, nos anos de 2012 a 2018. Selecionamos os itens mais diretamente relacionados com a disciplina de Biologia (15 por ano). Utilizamos tanto métodos qualitativos (análise de conteúdo para classificação dos itens nos níveis de complexidade da Taxonomia SOLO) quanto quantitativos (concordância entre juízes, através dos coeficientes Kappa de Cohen e Alfa de Krippendorff, para analisar as classificações de duas pesquisadoras independentes). Dentre os principais resultados, destacamos: a) a revisão da literatura aponta, em larga medida, que os itens do Enem apresentam, em sua maioria, baixa complexidade cognitiva. A Taxonomia SOLO ainda é pouco conhecida no Brasil, sendo que os trabalhos encontrados usaram a Taxonomia Revisada de Bloom; b) a maioria dos itens analisados é do nível uniestrutural (81,9%), o menos complexo possível. O restante ficou entre os níveis multiestrutural (11,4%) e relacional (6,7%). O nível abstrato estendido não foi identificado em nenhum dos itens. Consequentemente, a maior parte dos itens foi classificada como aprendizagem superficial (93,3%), com 6,7% de itens de aprendizagem profunda. Esse não é um cenário desejado de avaliação de estudantes que estão concluindo o ensino médio. Assim, o Enem e a forma de elaboração dos seus itens talvez precisem ser repensados, incorporando a análise da demanda cognitiva dos itens. Essa é a principal contribuição da nossa pesquisa. Mol (2019) encontrou resultados semelhantes aos nossos com dados do Saeb de Matemática, outra avaliação de larga escala. A revisão da literatura encontrada, embora pequena, tende a corroborar nossos resultados. De qualquer forma, são necessários mais estudos sobre a complexidade cognitiva dos itens do Enem; c) quanto aos objetos de conhecimento, alguns aparecem com maior frequência em detrimento de outros. Destaque para o objeto "ecologia e ciências ambientais" (32%). No outro extremo, "origem e evolução da vida" apareceu em apenas 3% dos itens; d) com relação às habilidades e competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza, identificamos 21 das 30 habilidades que a compõem. A distribuição das habilidades nos itens foi diversificada, algumas com maior incidência do que as outras. Destacamos as habilidades que apareceram 8, 9 e até 10 vezes entre os itens (H13, H14, H15, H28 e H29) e as habilidades H17, H19 e H23 que estiveram em apenas um item. As competências de área 3, 4 e 8 têm presença maior entre os itens e a competência de área 2 não foi encontrada em nenhum item. Por fim, sugerimos estudos complementares sobre os objetos de conhecimento da Matriz de Referência do Enem e o uso da Taxonomia SOLO para a classificação de itens de outras disciplinas avaliadas no Enem para possíveis comparações sobre os níveis de complexidade cognitiva.Item Elaboração de objetivos de aprendizagem de matemática a partir do Saeb.(2022) Andrade, Yasmin Maria Marzano; Matos, Daniel Abud Seabra; Motta, Carlos Eduardo MathiasOs objetivos foram: a) analisar as sentenças descritoras de itens de Matemática do Saeb; b) elaborar objetivos de aprendizagem a partir de sentenças descritoras oriundas de itens de Matemática do Saeb; c) categorizar os objetivos de aprendizagem segundo os processos cognitivos, a partir da Taxonomia Revisada de Bloom. A categorização dos objetivos de aprendizagem foi realizada de acordo com as áreas temáticas da BNCC e a Taxonomia Revisada de Bloom. O número final de objetivos de aprendizagem elaborados foi 87: (7) estatística e probabilidade, (27) geometria, (7) grandezas e medidas, (26) números e (20) álgebra. A classificação dos objetivos de aprendizagem nos processos cognitivos foi: (14) lembrar, (28) compreender, (35) aplicar e (10) analisar. Encontramos diversos verbos ambíguos ou usados de maneira inadequada. Em muitos desses casos foi preciso substituir esses verbos por outros, que expressavam com clareza o que os estudantes devem realizar para solucionar os problemas.Item Percepções de um grupo de professores de Matemática acerca das avaliações externas e sua influência na prática docente.(2016) Pinto, Roberto Arlindo; Viana, Marger da Conceição Ventura; Rosa, Milton; Motta, Carlos Eduardo MathiasAs avaliações externas (AE) estão relacionadas à busca pela melhoria da qualidade do ensino, colocando-se como um meio pelo qual se torna possível um planejamento educacional e a verificação da eficácia das políticas públicas desenvolvidas para a educação. Nesse sentido, o entendimento do professor sobre essas avaliações é muito importante. A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha 2 do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, “Formação de Professores de Matemática, Cultura e Ensino-aprendizagem de Matemática”, e compreende um estudo de caso de cunho qualitativo que se debruça sobre um grupo de profissionais da educação de uma escola pública do interior de Minas Gerais com o objetivo de verificar suas percepções acerca das AE. A metodologia de trabalho considera as representações sociais dos sujeitos da pesquisa: cinco professores de matemática do ensino fundamental, o supervisor da escola e a diretora pedagógica da cidade. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e documentos oficiais relativos às AE, e, para a interpretação dos resultados, a análise dos dados obtidos foi realizada por meio da análise de conteúdo e da fundamentação teórica elaborada para esse fim. Os resultados sugerem que o grupo percebe que as AE são importantes, que podem contribuir para a melhoria do ensino público brasileiro e devem continuar a ser realizadas, porém necessitam ser repensadas. Além disso, os participantes consideram que os resultados das AE podem indicar como o trabalho deles está sendo desenvolvido e possibilitar uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas. Com relação ao baixo desempenho em Geometria em toda a rede municipal de ensino e, em particular, na escola locus da pesquisa, os participantes consideram que o problema está no fato de esse conteúdo não ser abordado em sala de aula e na falta de tempo. Os participantes também consideram que os anos iniciais do ensino fundamental são um problema para a formação matemática dos alunos e sugerem que o ensino deve ser pautado por um trabalho lúdico, mais dinâmico, com oficinas, jogos, manipulações e uso de material concreto, porém reconhecem que às vezes isso não é possível por falta de preparo dos professores desse ciclo de estudos e, então, sugerem que lhes seja proporcionada uma formação continuada.