Navegando por Autor "Moreira, Marcella Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Entre a praia e as telas : a constituição do público na circulação midiática do “De Férias com o ex Caribe” no Twitter.(2023) Moreira, Marcella Souza; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Borges, Priscila Monteiro; Simões, Paula GuimarãesEsta pesquisa tem como objetivo discutir a seguinte questão: como as interações dos telespectadores no Twitter sobre o De Férias com o Ex Caribe permitem observar a constituição de um público para o programa a partir de uma experiência coletiva e comunicacional de contato? Esse programa foi exibido pela MTV Brasil e pela Paramount+, entre 13 de janeiro a 31 de março de 2022, e mobilizou grande participação do público nas redes sociais digitais, em especial no Twitter. Observa-se, nessa pesquisa, que a circulação ampliada do reality show no Twitter expandiu o alcance do programa devido ao uso de uma segunda tela, que permitiu (e encorajou) a interatividade em tempo real, através de comentários online, hashtags e compartilhamento de conteúdo pelos telespectadores. Diante disso, busca-se compreender a emergência do público do programa no Twitter a partir das conversações síncronas e assíncronas referentes ao reality show, utilizando um conjunto de hashtags selecionadas para essa observação. Nesta pesquisa, entende-se o público como mutável, dinâmico e emergente das interações com o produto midiático, de forma que ele é mais do que um mero conjunto de pessoas, reconhecendo-os como sujeitos comunicacionais que se articulam relacionalmente por meio do contato com o produto midiático (modelo praxiólogico). O corpus deste trabalho foi constituído pelas hashtags mais destacadas no Twitter durante a transmissão do programa De Férias com o Ex Caribe, sendo elas: #DeFeriasCaribe, #DeFeriasComoEx e #ExNaMTV. A coleta abrangeu 20.266 tweets e foi realizada via plataforma Netlytic. Utiliza-se uma metodologia combinada de análise de conteúdo e análise de conversação, a fim de rastrear os temas recorrentes e o curso das interações travadas na plataforma. Para realizar a análise, essa pesquisa observa a articulação de três eixos: (1) o programa De férias com o Ex Caribe, com suas questões narrativas e discursivas; (2) a MTV, na condição de instância produtora e gerenciadora das redes sociais digitais do programa no Twitter, impulsionando hashtags e alimentando esse espaço de conteúdos referentes à emissão; e (3) o público do programa que se mobiliza no Twitter, estabelecendo interações vinculadas ao programa. Para analisar esses três eixos de forma articulada, foram criadas quatro categorias analíticas: O programa e as tensões dos relacionamentos amorosos; Os conflitos morais: o machismo, o vínculo amoroso esexual e a homoafetividade; A MTV, o programa e o público; O público e as interações. Percebe-se que interação entre a televisão e o Twitter exerce um papel central na experiência do telespectador, com suas interpretações influenciando a narrativa e vice-versa. Na análise, nota-se que o programa tenta gerenciar essas interações, como evidenciado pelo tom da narração, que se estende às ações da MTV e às interações na plataforma, resultando em um ciclo de influência mútua. Conclui-se que o público desempenha um papel essencial nacompreensão, disseminação e amplificação do conteúdo De Férias com o Ex Caribe no Twitter,sendo suas ações cruciais para aumentar o alcance e a visibilidade do programa.