Navegando por Autor "Moreira, Carina Maria Guimarães"
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Item Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação.(2016) Silva, Nieve Matos da; Nosella, Berilo Luigi Deiró; Moreira, Carina Maria Guimarães; Valença, Ernesto GomesA presente pesquisa traça os caminhos de encenação percorridos pelo Teatro de Arena de São Paulo em busca dos rastros estéticos que influenciaram a criação do Sistema Coringa, formulado por Augusto Boal e base para a posterior proposição do Teatro do Oprimido. Para tal, se realizou a análise dos musicais Arena conta Zumbi (1965) e Arena conta Tiradentes (1967), escritos em dupla autoria por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, no núcleo do Teatro de Arena - logo após a implementação do Regime Militar no Brasil. O desenvolvimento deste estudo se realizou sob o prisma dos códigos estéticos dos textos e dos dispositivos cênicos utilizados nos referidos musicais e nas dramaturgias de Arena conta Bolívar (1969) e Torquemada (1971), escritas por Augusto Boal.Item Intervenção como interrupção : práticas políticas na cena paulistana contemporânea.(2016) Moreira, Carina Maria Guimarães; Nosella, Berilo Luigi DeiróO presente artigo apresentase como um início de reflexão sobre a intervenção estética/teatral no espaço público, como uma forma política de atuação social do fazer teatral na cena teatral paulistana nas décadas de 1990 e 2000. A questão que salta aos olhos, em sua formulação mais simples, mas não menos importante, é se o ato de realizar uma encenação teatral num espaço não destinado institucionalmente para tal, na organização urbana, significaria, por si só, um ato de subversão de uma dada ordem social, de tal forma que esse ato de encenar se apresente como um ato político.Item Para achar água é preciso descer terra adentro : o popular como estratégia política em Chapetuba futebol clube.(2017) Issene, Letícia Gouvêa; Nosella, Berilo Luigi Deiró; Nosella, Berilo Luigi Deiró; Moreira, Carina Maria Guimarães; Medeiros, Elen deA presente dissertação propõe analisar a obra Chapetuba Futebol Clube (1959) de Oduvaldo Vianna Filho, para tal, foram levantados debates sobre temas como ‘cultura nacional e popular’, ‘teatro político’ e ‘teatro popular’, tendo como referencial o conceito de nacional-popular de Antonio Gramsci. O conceito refere-se a obras que conseguem satisfazer o gosto estético não só das elites restritas, mas de um maior número de leitores. O filósofo italiano promove uma unificação do público, entendida como ampliação da área de consenso usufruída pela concepção da arte e, portanto, da vidar. Na ótica do presente estudo, esses conceitos apresentam-se como ferramentas importantes para compreensão do período que vai de 1959 até 1964, e sua produção artístico cultural, recorte temporal definido com base no objeto. Quanto a metodologia de análise, utilizamos como inspiração o olhar entre texto e cena proposto por Raymond Williams em sua obra Drama em cena (2010). Na referida obra, Williams desenvolve análises investigativas no âmbito da compreensão dos processos de desenvolvimento histórico das propostas de encenação, num conjunto que inclui: análises textuais, visando o desvendamento e a construção de imagens/imaginárias de encenação no interior dos textos. Com base nesses conceitos, métodos e autores, não exclusivamente, mas predominantemente, a presente pesquisa busca entender as estratégias populares que caracterizaram a obra de Vianinha, na tentativa e eficácia de comunicação, a partir de uma proposição temática. Prática que, segundo nossa hipótese, se iniciou com Chapetuba e viria se estender nas teorias e práticas do CPC.