Navegando por Autor "Monteiro, Livia Alessandra Campos"
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Item Anitta, #elenão e as cobranças por representatividade e coerência.(2020) Prado, Denise Figueiredo Barros do; Monteiro, Livia Alessandra Campos; Sarmento, RayzaEste artigo tem como objetivo analisar como se deu a cobrança pública por posicionamento de Anitta durante a campanha #elenão. Nosso aporte teórico dialoga com os estudos sobre a emergência das celebridades e sua relação com a política, junto da discussão sobre representatividade. Desenvolvemos uma análise de conteúdo de 184 tweets publicados durante o período eleitoral de 2018. Entre nossos achados, verificamos um entrecruzamento de questões associadas ao gênero da cantora, sua trajetória como artista e demais posicionamentos morais para cobrar a publicização de seu apoio ou não ao candidato e/ou à hashtag.Item Discussões políticas entre celebridades e seus fãs na sociedade em processo de midiatização : o caso Anitta e a #elenão nas redes sociais.(2020) Monteiro, Livia Alessandra Campos; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Sarmento, Rayza; Tavares, Frederico de Mello BrandãoA presente dissertação tem como objetivo discorrer sobre como as interações entre Anitta e seus fãs foi afetada pelo posicionamento da artista com relação à #elenão, durante a campanha eleitoral brasileira de 2018. O referencial teórico do trabalho aborda a performatividade das celebridades, o consumo contemporâneo ligado a identidade dos consumidores, os ativismos das celebridades e as celebridades políticas, as interações sociais na sociedade em processo de midiatização, a midiatização como processo de referência e as novas formas de cultura da celebridade emergentes desse processo. A metodologia utilizada para a pesquisa é um estudo de caso midiatizado utilizando três operadores metodológicos: zonas de contato; dispositivos interacionais e ângulos estratégicos da midiatização. Concluímos a partir de nossa análise que os circuitos interacionais entre fãs e Anitta na sociedade em processo de midiatização geram discussões políticas por meio de um relacionamento que cobra tanto por autenticidade da performance da celebridade quanto por coerência em seu discurso político.