Navegando por Autor "Miranda, Ana Carolina Gomes"
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Item Análise da perspectiva dos intérpretes educacionais de libras sobre as interações estabelecidas com os professores de Ciências/Química em sala de aula.(2022) Fabiano, Bárbara Gonçalves; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Souza, Vinícius Catão de Assis; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; vcasouza@ufv.br; Fernandes, Jomara Mendes; Miranda, Ana Carolina Gomes; Souza, Vinícius Catão de Assis; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoDiante da necessidade de buscar construir uma educação inclusiva, cada vez mais coerente com os seus princípios norteadores, a presente pesquisa se propõe a analisar os modos de interação estabelecidos em sala de aula, entre o intérprete educacional de Libras (IE) e o professor de Ciências/Química. Para isto, a abordagem metodológica adotada foi de natureza qualitativa, considerando que a pesquisa teve um caráter descritivo e o seu foco voltou-se à análise dos significados atribuídos ao objeto de investigação aqui proposto, sob a perspectiva de um grupo de IE. Para coletar os dados, inicialmente, foi realizado um levantamento do tipo survey, em que um questionário online foi encaminhado às escolas do estado de Minas Gerais. Esse questionário, teve caráter misto, com questões abertas e fechadas. Foi analisado um recorte dos dados contendo cinquenta e um (51) IE que atuavam em Minas Gerais. Para tal, partiu-se de um conjunto de categorias analíticas, algumas das quais definidas a priori e outras que emergiram dos dados. Os resultados revelaram que os professores, em geral, apresentavam pouco conhecimento sobre as especificidades dos alunos surdos e da comunidade surda enquanto um grupo que representa uma diferença linguística e cultural. Isso pode trazer dificuldades para propor ações formativas nas aulas de Ciências/Química, sobretudo relacionadas ao desenvolvimento de atividades não adaptadas às especificidades visuais dos surdos, além de questões relativas ao trato dos professores com os IE, durante o processo de mediação do conhecimento científico em sala de aula. Nesse sentido, destacaram a falta de parceria entre os IE e os professores, uma vez que sendo essa parceria pouco efetiva, o processo de coformação não se estabelece nas aulas, levando a perdas substanciais no que se refere à aprendizagem dos surdos. Ainda foi possível constatar na análise dos dados que os IE se apropriavam de funções que fogem às suas responsabilidades na Escola (mediação linguística), seja por compaixão ou por desconhecimento de suas atribuições legais. Isso ocorre, pois os IE entendem que os professores não sabem como atender às demandas dos surdos, buscando assim suprir essa lacuna formativa dos docentes. Portanto, conclui-se que um longo caminho ainda precisa ser percorrido, para se efetivar a inclusão educacional dos surdos, com propostas que repercutam na formação dos professores e dos IE, de modo que seja possível compreender as reais atribuições dos IE em sala de aula e estabelecer parcerias que possam efetivamente repercutir na aprendizagem dos alunos surdos.Item Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo.(2022) Osório, Ticiane da Rosa; Miranda, Ana Carolina Gomes; Deble, Leonardo PazEste trabalho apresenta um recorte de uma intervenção desenvolvida com 14 acadêmicos do 2º semestre do Curso Educação do Campo. Objetivou-se analisar os Modelos Didáticos (MD) pessoais dos acadêmicos, quanto às quatro Dimensões didáticas propostas por Garcia Pérez (2000), por meio dos planos de aulas elaborados antes e depois da intervenção. Além disso, também foram analisadas as metodologias de ensino e formas de avaliar. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa quanto a sua natureza e exploratória quanto a seus objetivos. Resultados revelaram inicialmente que os acadêmicos incluem em seus planos de aula aspectos do MD Tradicional (72%), equivalente nas quatro dimensões didáticas e Apenas 28% foram classificados como Tecnológicos e Espontaneístas. Entretanto, após a intervenção, houve compreensões significativas sobre o fazer docente. Por fim, destaca-se a importância de intervenções de caráter teórico-metodológico na formação inicial de professores, pois percebeu-se a inserção de novas metodologias para o ensino de Ciências da Natureza, pode contribuir de forma significativa para modelos didáticos mais construtivistas.Item Contributions of lakatosian theory to the evaluation of explanatory models of intermolecular forces made by upper-secondary school students.(2023) Miranda, Ana Carolina Gomes; Pazinato, Maurícius SelveroThe focus of the present study is the learning processes of concepts related to hydrogen bonds, which were developed using a didactic sequence (DS). Based on the perspective of Imre Lakatos, it was observed whether the explanatory models created by upper-secondary students form progressive transition sequences, which are similar to what Lakatos, in his text The History of Science, calls a “problem” that increases the explanatory/heuristic power of the model. To evaluate the evolution of these models, which generally consist of progressive transitions, four phases were developed: 1) the categorization of answers obtained in the DS in Realist, Empiricist or Rationalist zones, as well as an attribution of scores; 2) the determination of a score range for said zones; 3) hierarchical cluster analysis (HCA) and 4) an analysis of the progressive transition of the explanatory models. A continuous review of the ideas expressed by the students during their learning of the subject revealed that a significant share of students progressed conceptually. In a general way, it can be said that the activities developed in the DS contributed substantially to the progressive transition of the explanatory models made by most students. Furthermore, the approach of the DS toward the subject of hydrogen bonds allowed the students to interpret the phenomena studied using their knowledge of Chemistry.Item Epistemological profile of chemical bonding : evaluation of knowledge construction in high school.(2021) Pazinato, Maurícius Selvero; Bernardi, Flávia Maggioni; Miranda, Ana Carolina Gomes; Braibante, Mara Elisa FortesThis work aims to evaluate the evolution of chemical bonding concepts of high school students at public schools in southern Brazil. For this, we built the epistemological profile of each student who took part in a teaching-learning sequence (TLS) about this topic, based on the foundations of Bachelard’s theory. Following the principles of the qualitative survey, we applied questionnaires to monitor the students’ ideas. The results revealed that the construction of knowledge took place by overcoming epistemological obstacles linked to the realist and empiricist philosophical zones. Most students (55.2%) presented a mostly rationalist profile at the end of the research, but misconceptions already found in the literature constitute strong barriers to the construction of knowledge, among which the nature of chemical bonds and chemical stability stand out.Item Equilíbrio químico : tendências do ensino e aprendizagem em publicações científicas a partir da análise de periódicos nacionais e internacionais.(2022) Silva, Daniel de Lima; Miranda, Ana Carolina Gomes; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoO processo de ensinar e aprender conceitos relacionados ao Equilíbrio Químico (EQ) vem se mostrando desafiador em todos os níveis da educação. A presente investigação tem como objetivo identificar as tendências de ensino e aprendizagem relacionadas ao tema. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, empregando da análise de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais da área do ensino de Química e Ciências durante o período compreendido entre 2001- 2021. Os resultados revelaram as principais concepções alternativas dos estudantes e algumas das tendências que marcaram os estudos nessa área, tais como predominância da abordagem cinética do EQ; emprego da base teórica construtivista nas abordagens; utilização estratégias didáticas do tipo analogias, resolução de problemas, estudo de caso, atividades experimentais e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).Item Histórias em quadrinhos : uma proposta de sequência didática sobre ligações químicas alinhadas a experimentação e estudo de caso.(2023) Ferreira, Alexandre Libério; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha; Silva, Ana Carolina Araújo da; Miranda, Ana Carolina Gomes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eEsta pesquisa teve como objetivo principal apresentar as potenciais contribuições didático-pedagógicas de uma sequência didática (SD) que envolva a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ). Ela foi desenvolvida por meio da investigação exploratória e da pesquisa bibliográfica nos mais variados produtos e materiais que abordam as HQs, o estudo de caso, a experimentação e o conteúdo de ligações químicas no Ensino Médio. No caso do conteúdo do currículo de Química do Ensino Médio escolhido para esta pesquisa – ligações químicas – este em geral é abordado por meio de métodos tradicionais e demanda a memorização intensa de fórmulas e conceitos por parte dos estudantes. Isso frequentemente gera uma sensação de desinteresse desses pelas atividades e pelo assunto em si. O uso da HQ em estudo de caso – e ainda complementado pela experimentação – parece ter potencial para contribuir na mudança para o ensino do conteúdo de ligações químicas. Para o desenvolvimento da HQ, foi realizada uma pesquisa em livros e artigos, com o intuito de se selecionarem temáticas para a elaboração de uma narrativa ou problema interessante e que engajasse os alunos na leitura e na sua solução de um estudo de caso. Na análise da SDI, a partir principalmente dos pressupostos de Zabala (1998), foi possível observar que a abordagem proposta não só tem potencial para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as competências conceituais, procedimentais e atitudinais do estudante, mas também pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, bem como para sua capacidade de lidar com questões relacionadas ao convívio social e à assimilação da teoria à realidade vivida. Acredita-se que o produto educacional apresentado seja um material que possibilite interagir com a realidade dos alunos e colaborar para o ensino de ciências no Ensino Médio.Item Mentoria e tecnologias digitais como recurso para a potencialização do processo de aprendizagem e apoio à atividade docente.(2023) Pena, Bernardo Caria; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Quirino, Raquel; Miranda, Ana Carolina Gomes; Guimarães, Michele Hidemi UenoEsta pesquisa abordou a influência da mentoria, utilizando tecnologias digitais como suporte, no processo de aprendizagem durante o pré-vestibular. Por meio de uma abordagem de pesquisa-ação, investigou-se o papel da mentoria, além das práticas pedagógicas tradicionais, destacando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta central no apoio às atividades docentes. O estudo desenvolveu um programa, que evidenciou melhorias nas habilidades técnicas, interpessoais e competências dos alunos ao longo de um ano. Os participantes, previamente sem sucesso no ENEM, buscavam aprimorar a aprendizagem. A aplicação do programa demonstrou ser um fator positivo para a melhoria do processo de aprendizagem, culminando na aprovação dos participantes. As métricas de tamanhos de efeito foram utilizadas para mensurar o impacto das intervenções pedagógicas, com ênfase nas TICs. A análise quantitativa revelou melhorias significativas, com aprovação dos participantes nos cursos desejados. No entanto, a análise qualitativa foi essencial para capturar nuances emocionais e transformações pessoais que as métricas tradicionais não abordaram. Ao dar voz aos mentorados, a pesquisa contextualizou as transformações profundas, indo além de números. A aprovação dos estudantes já indicava o sucesso do programa, mas a abordagem qualitativa enriqueceu a compreensão do impacto da mentoria. A pesquisa reconheceu a mentoria como valiosa, mas destaca desafios como o engajamento prolongado dos mentorados e a gestão de expectativas dos familiares. Concluímos que, embora a mentoria seja uma ferramenta valiosa, seu sucesso depende do comprometimento e esforço mútuos, evidenciando a importância do engajamento ativo dos mentorados e do mentor para alcançar resultados positivos.Item Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.(2021) Brum, Jacqueline Silveira; Miranda, Ana Carolina Gomes; Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro deA pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática agrotóxico. Dessa forma, possui como objetivo favorecer o processo de aprendizagem dos conteúdos das ciências da natureza, a partir da discussão de temas socioambientais intimamente relacionados com a realidade dos educandos investigados. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados e para análise dos dados coletados, utilizou-se as etapas metodológicas propostas por Bardin (1994). Diante disso, os resultados revelaram que as oficinas temáticas possuem potencial para contribuir de forma significativa na construção de conhecimentos em sala de aula.Item Transição progressiva dos modelos explicativos de estudantes do nível médio sobre a natureza das forças intermoleculares.(2022) Miranda, Ana Carolina Gomes; Pazinato, Maurícius Selvero; Braibante, Mara Elisa FortesO foco de investigação desta pesquisa foi o processo de ensino e aprendizagem de forças intermoleculares no nível médio. O principal objetivo foi investigar a evolução conceitual, por meio de modelos explicativos de estudantes da 1ª série do ensino médio, sobre a natureza das forças intermoleculares. Para isso o conteúdo foi desenvolvido por intermédio de uma sequência didática (SD). Baseando-se na perspectiva de Lakatos, procurou-se verificar se os modelos explicativos dos sujeitos formam sequências de transição progressiva, similares ao que Lakatos, na História da Ciência, se refere a "problemática" que aumenta o poder explanatório/heurístico do modelo. A evolução dos modelos, que geralmente consiste em transições progressivas, está relacionada ao entendimento sobre o conteúdo de forças intermoleculares e a capacidade de transitar entre os níveis de representação da matéria em relação ao entendimento sobre a natureza das forças intermoleculares. O acompanhamento das ideias dos estudantes ao longo do estudo do conteúdo revelou que houve um número significativo deles que conseguiu progredir conceitualmente. De forma geral, é possível afirmar que as atividades desenvolvidas na SD contribuíram significativamente para a transição progressiva dos modelos explicativas da maioria dos participantes. Além disso, a abordagem do conteúdo de forças intermoleculares na SD desenvolvida capacitou os estudantes a interpretarem os fenômenos em estudo, por meio dos níveis de representação da matéria.