Navegando por Autor "Minas, Izabela Freitas"
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Item A microbiota no ensino de Ciências : uma sequência didática gameficada sobre o trato digestório.(2023) Minas, Izabela Freitas; Zama, Uyrá dos Santos; Ferreira, Adelina Aparecida Francisca; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Zama, Uyrá dos SantosDurante as aulas de ciências ou biologia, é possível perceber o quanto os estudantes desconhecem o mundo microbiano, tendo em vista que eles não conseguem distinguir esses seres por ser algo fora do seu campo de visão, necessitando da ajuda de um microscópio para visualizarem características morfológicas, ou até mesmo ter a percepção de que nosso corpo é habitável por esses pequenos seres. Inclusive, existem muito mais desses microrganismos em nosso curso do que as nossas próprias células. Conhecer a respeito dos seres que nos habitam é uma forma de aprender sobre os benefícios e malefícios causados por eles, e que nossos hábitos, seja eles alimentares, sociais ou até mesmo aqueles que nos acompanham desde a infância, estão diretamente relacionados com o papel que os microrganismos vão desempenhar, seja ele bom ou ruim. Entretanto, ensinar esse conhecimento e fazer com que os estudantes aprendam, não é algo tão simples. A partir dessas inquietudes, a utilização de uma Sequência Didática Gameficada do Sistema Digestório (SDG), que tem como princípio elementos de jogos como: níveis, missões, conquistas, engajamento, recompensas, regras, feedbacks dentre outros, pode proporcionar as aulas de ciências motivação e um aprendizado eficiente, além de ser um excelente material de consulta para o professor. Nossas análises foram feitas por meio de gravação de áudio e registros no caderno de campo, durante as aulas presenciais e aplicação do produto, coletadas pela professora e pesquisadora na escola em que leciona. Foi possível compreender que durante a aplicação da SDG, houve engajamento e trabalho em equipe por parte dos estudantes, que se sentiram motivados a alcançar um bom resultado, demonstrando uma competição saudável e cheia de conhecimentos, uma vez que conseguiram associar algumas questões com o dia a dia, o que leva a um aprendizado eficaz e duradouro. Partindo desse pressuposto, acreditamos que a SDG poderá proporcionar aulas diversificadas e de fácil adaptação, auxiliando o professor no uso de metodologias alternativas e funcionais para o ensino de ciências.