Navegando por Autor "Mesquita, Ana Paula Santos de Sousa"
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Item An ethnomodelling perspective for the development of a citizenship education.(2023) Rosa, Milton; Orey, Daniel Clark; Mesquita, Ana Paula Santos de SousaCitizenship education is historically linked with political developments that have forced governments to think deeper about nationality, power, identity, and the process of decolonization since large sectors of the population are denied and even excluded from the development of their citizenship. Currently, there is a need to provide mechanisms that foster the develop- ment of students’ citizenship by enabling them to position themselves critically, politically, responsibly, and constructively in their own sociocultural contexts. These mechanisms contribute towards ofering the intellectual tools needed to participate in society and also can encourage educators to develop pedagogical actions that stimulate students to develop their citizen- ship and be aware of problems they face in their communities. Thus, results of a study conducted in a public middle school, located in the metropolitan region of Belo Horizonte, Brazil, with 12 eighth-grade middle school students enrolled in a state public school, who are residents in a peripheral community, showed how ethnomodelling contributed to the development of mathematical content, which helped them to understand and propose solutions to the lack of basic sanitation. We concluded that competencies to analyze, decide, and judge solutions through the elaboration of ethnomodels helped students to make decisions to local and global problems, which promoted the development of their citizenship as well as the acknowledgment that the denial and exclusion process of peripheral communities’ members still prevails in modern society.Item Uma análise sociocrítica da etnomodelagem como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em uma comunidade periférica.(2020) Mesquita, Ana Paula Santos de Sousa; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fernandes, Alcione Marques; Rosa, MiltonEssa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual, situada em uma comunidade periférica na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com a participação de treze alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II e um catador de materiais reciclados. O principal objetivo desse estudo esteve relacionado com a realização de uma análise sociocrítica da Etnomodelagem enquanto uma ação pedagógica no desenvolvimento de conteúdos matemáticos em comunidades periféricas. No entanto, outros objetivos foram necessários para condução desse estudo como, por exemplo, discutir e problematizar as relações entre a Modelagem Matemática e a Etnomatemática, culminando com o conceito da Etnomodelagem; identificar as principais características culturais das comunidades periféricas e investigar a prática da Etnomodelagem em sala de aula. Dessa maneira, a seguinte questão de investigação foi elaborada: De que maneira a Etnomodelagem enquanto uma ação pedagógica pode se constituir em um ambiente crítico para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos no 8º ano do Ensino fundamental em uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Belo Horizonte? Para fundamentar teoricamente esse estudo foram utilizados os conceitos de Etnomatemática, Modelagem Matemática e sua perspectiva sociocrítica, Etnomodelagem e Comunidades periféricas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades fundamentados nas abordagens êmica, ética e dialógica da Etnomodelagem; dois questionários, um inicial e um final; o diário de campo da professora-pesquisadora e uma entrevista semiestruturada realizada com catador de materiais reciclados. Os dados foram coletados, analisados e codificados conforme os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Para a análise dos dados foram utilizadas as codificações aberta e axial que possibilitaram a elaboração das categorias conceituais, propiciando a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os resultados mostram que a Etnomodelagem contribuiu para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos dos participantes desse estudo, que são moradores de uma comunidade periférica a partir do estudo da ausência de saneamento básico adequado que compõem o cotidiano dos membros dessa comunidade. Os resultados desse estudo também mostram que a Etnomodelagem proporcionou para os participantes o desenvolvimento de um olhar crítico em relação ao próprio espaço, além de refletirem uma experiência multicultural e interdisciplinar a partir do desenvolvimento e apresentação do projeto: Arquivo Wall-e: Repensando a produção de lixo em comunidades periféricas por meio da Matemática, na 3º Feira Mineira de Iniciação Científica – FEMIC, que culminou com o 1º lugar na categoria de Ciências Exatas e da Terra e o credenciamento para a 18º Feira Brasileira de Ciências e Engenharias – FEBRACE. Finalizando essa investigação, foi elaborado um produto educacional com o formato de um caderno de sugestões, cujo objetivo foi apresentar propostas de atividades que estiveram relacionadas com o saneamento básico, que visa orientar professores e interessados nessa temática no desenvolvimento de tarefas que envolvam os aspectos socioculturais da Matemática e de seus alunos.Item O conhecimento etnomatemático em comunidades periféricas : entrevista semiestruturada com um catador de materiais recicláveis.(2023) Mesquita, Ana Paula Santos de Sousa; Orey, Daniel ClarkEste artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, que objetiva apresentar a Etnomodelagem bem como o conhecimento etnomatemático presentes em uma comunidade periférica. Neste recorte, realizamos uma entrevista semiestruturada com um imigrante venezuelano que, em busca de oportunidades no Brasil, mantém a sua casa catando materiais recicláveis. Após a organização e categorização de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados, identificamos um conhecimento matemático na fala do entrevistado, próprio do seu trabalho como catador de materiais recicláveis, num ponto de vista crítico e reflexivo, além de uma vasta experiência multicultural em sua trajetória de vida.