Navegando por Autor "Mendonça, Paula Cristina Cardoso"
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Item An instrument for analyzing arguments produced in modeling-based chemistry lessons.(2014) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Justi, Rosária da SilvaPrevious research on argumentation in science education has focused on the understanding of relationships betweenmodeling and argumentation (an important topic that only recently has been addressed in few empirical studies), and the methodological difficulties related to the analysis of arguments produced in classrooms.Our study is related to these two aspects. This paper introduces an instrument to analyze arguments produced by students involved in modeling-based lessons, and discusses the instrument in the light of the current literature. This instrument has been successfully used to analyze arguments inmodeling-based contexts through focus on analysis of plausibility of arguments regarding a given idea ormodel, and a documentation of themain elements (justification, evidence) and goals of an argument (explanation and persuasion). It has some advantages over other proposals found in the literature, mainly the consideration of the notion of scientific curricular argument (that allows the analysis of arguments in the light of student’s knowledge and evidence available in themodeling process), and the distinction between the types of justification (that are important for monitoring the understanding of abstract phenomena). Therefore, it supports the analysis of argumentative situations that occur in regular classes, showing how the quality of students’ arguments varies when they participate in distinct activities.Item Análise de uma questão sociocientífica por licenciandos em química visando o desenvolvimento de aspectos éticos e morais no dilema sobre o consumo de animais.(2021) Vargas, Isabela Breder; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Calazans, Marcos Moraes; Franco, Luiz GustavoNesta pesquisa, compreendemos os processos de produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento, isto é, as práticas epistêmicas que emergem em determinado contexto, a partir de uma abordagem com questão sociocientífica (QSC) sobre consumo de carne animal na formação inicial de professores. Para a resolução crítica de questões dessa natureza torna-se necessário a justificação da posição, o que exige o envolvimento com diferentes perspectivas (como a científica, econômica, social, política, ética e moral, e ambiental). Considerando as múltiplas linhas de raciocínio para resolução da QSC, neste trabalho tivemos o foco no ensino explícito de ética e moral, a partir da análise de um recorte de uma atividade de uma sequência didática (SD). Nesse sentido, traçamos os seguintes objetivos gerais: (i) caracterizar como os licenciandos em química propõem, comunicam, avaliam e legitimam o conhecimento na resolução de uma questão sociocientífica, e (ii) observar e compreender as concepções sobre os domínios da ética e ontologia moral que afetam o posicionamento na questão sociocientífica. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Uma SD sobre consumo de carne animal foi desenvolvida para os objetivos desta pesquisa. Coletamos dados a partir de registros de áudios e vídeos do desenvolvimento da SD em uma turma de Práticas de Ensino de Química III, do curso de Química Licenciatura, da Universidade Federal de Ouro Preto. Optamos por desenvolver o estudo de caso de um grupo da turma. Apresentamos dois momentos em que ocorreram as interações entre os licenciandos: momento 1, caracterizado pela realização da atividade no grupo 1; e momento 2, no qual a atividade foi discutida com toda a turma, e também com a interação da professora. Cada um desses momentos fora organizado em episódios que foram delimitados conforme as questões norteadoras previstas na atividade. Identificamos as práticas epistêmicas que emergiram conforme a literatura (categorias a priori) e inspeção dos dados (categorias a posteriori); a compreensão dos domínios da ética (contingente e necessário), caracterizandoos como visão coerente ou incoerente conforme literatura; e a compreensão sobre as tendências de consideração moral, caracterizando-as como coerente ou incoerente conforme literatura. Concluímos que as reflexões sobre as ações e considerações de valor dos seres humanos, por meio de uma QSC, podem suscitar a emergência de diversas práticas epistêmicas. Observamos a emergência de práticas epistêmicas específicas para o contexto QSC e algumas compartilhadas com um contexto investigativo. Constatamos que as problematizações realizadas pela professora, no momento 2, a partir do meta-discurso e de exemplificações, contribuíram para as reflexões dos licenciandos sobre os domínios contingente e necessário, e ontologia moral. Consideramos que esta pesquisa pode fornecer subsídios para o entrelaçamento de práticas epistêmicas e questões sociocientíficas, visto a escassez de trabalhos na área, trazendo um importante avanço, devido seu caráter empírico. Nossa pesquisa se soma àquelas que ressaltam a importância da inserção do ensino explícito da ética e da moral no ensino de Ciências, contribuindo para a formação crítica e responsável de estudantes e, sobretudo, de sujeitos mais virtuosos e altruístas.Item Análisis de la agencia epistémica de los estudiantes en un contexto argumentativo.(2021) Ramos, Tatiana Costa; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara BragaEn el presente trabajo analizamos el desarrollo de la autonomía y la responsabilidad por parte de los estudiantes al observar su actuación como agentes epistémicos en un contexto argumentativo de evaluación crítica de analogías. Esta investigación se basa en el supuesto de un enfoque cualitativo y asume el carácter de investigación basada en diseño. Con el objetivo de alcanzar nuestro objetivo se elaboró una secuencia didáctica y su desarrollo se llevó a cabo en un aula de Química compuesta por 35 estudiantes de 15 y 16 años. Todos los momentos de la recogida de datos fueron grabados en video y audio. El análisis señala que cuatro aspectos fueron fundamentales para la actuación de los estudiantes como agentes epistémicos, a saber: (i) la actuación de la docente con acciones dirigidas a apoyar la implicación de los estudiantes en el discurso y la legitimación de sus ideas, (ii) la igualdad moderada permitida entre los miembros del aula, (iii) el contexto de resolución de problemas, que favoreció la responsabilidad de los estudiantes de buscar soluciones coherentes y fundamentadas y (iv) el hecho de que estuvieran trabajando con analogías autorales como herramientas epistémicas. Por lo tanto, defendemos que la enseñanza de Química debe realizarse de tal manera que proporcione la equidad de la autoridad intelectual, considerando la implicación de los estudiantes como agentes epistémicos a partir del uso de herramientas epistémicas, como las analogías. Para ello, se debe alentar a los estudiantes a evaluar críticamente esas herramientas, a partir de contextos argumentativos de resolución de problemas en los cuales el docente considera fundamentalmente las propuestas que ellos formulen.Item Argumentação de estudantes na criação e crítica de analogias sobre o modelo atômico de Thomson.(2019) Ramos, Tatiana Costa; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara BragaNeste trabalho buscamos compreender como a estratégia de criação e crítica de analogias por estudantes de Química pode favorecer o engajamento em argumentação e a aprendizagem do modelo atômico de Thomson. Foi produzida uma Unidade Didática e o desenvolvimento da mesma em uma turma de 1º ano do ensino médio foi registrado em áudio e vídeo. Um estudo de caso foi desenvolvido para um grupo de estudantes. A análise do caso indica que os estudantes se envolveram em argumentação ao apresentarem as correspondências e limitações das comparações, o que favoreceu a defesa de posicionamentos, a refutação e a avaliação das ideias sobre as comparações deles. A estratégia contribuiu para a aprendizagem de aspectos complexos relacionados ao modelo, como a movimentação dos elétrons. Consideramos que essa estratégia possa ser potencialmente útil no contexto do ensino de Química.Item Avaliação de habilidades cognitivas em um contexto sociocientífico com foco nas habilidades argumentativas.(2014) Guimarães, Damaris; Mendonça, Paula Cristina CardosoAs habilidades cognitivas de alunos do ensino médio foram avaliadas a partir das justificativas apresentadas por eles durante a resolução de um estudo de caso que envolvia uma questão sociocientífica. Tais habilidades foram classificadas segundo a taxonomia de Bloom. As justificativas daqueles alunos que demonstraram habilidades de níveis 4 e 5 (que conseguiram propor argumentos válidos) foram classificadas em níveis, propostos com base no padrão de Toulmin. Observou-se que a maioria dos alunos iniciou o ensino médio com as habilidades do domínio cognitivo de ordem média desenvolvidas e, portanto, apresentou dificuldades em assumir um posicionamento crítico e em argumentar. No entanto, constatamos que as habilidades cognitivas se desenvolveram com o decorrer do ensino médio, embora argumentos mais sofisticados não tenham sido observados. A análise dos argumentos associada à taxonomia de Bloom nos permitiu prever possíveis causas para argumentação de baixa qualidade dos alunos.Item Caracterização das práticas epistêmicas que emergem da discussão de uma questão sociocientífica em um grupo de licenciandos em química.(2023) Ramos, Tatiana Costa; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara Braga; Lima, Guilherme da Silva; Munford, Danusa; Silva, Fernando CésarA presente pesquisa teve objetivo de caracterizar as práticas epistêmicas centrais adotadas por um grupo de licenciandos em Química durante a discussão de uma questão sociocientífica (QSC) sobre o consumo de carne de origem animal. Neste trabalho compreendemos práticas epistêmicas, segundo Kelly (2008), como as formas com que os membros de uma comunidade interagem visando propor, avaliar, comunicar e legitimar o conhecimento. As QSC são problemas socioambientais e/ou sociocientíficos controversos, que possuem relações com a Ciência e são influenciados por aspectos éticos, morais, econômicos, políticos e ambientais (Conrado e Nunes-Neto, 2018). A investigação foi motivada pela escassez de pesquisas da área de Educação em Ciências que avaliam como e porque as práticas epistêmicas são adotadas por estudantes e como elas podem auxiliar na discussão de uma QSC em sala de aula. A pesquisa foi realizada na formação inicial de professores de Química no contexto da disciplina de Metodologia do Ensino de Química em uma turma de licenciatura em Química do sétimo período do curso. A coleta de dados aconteceu durante o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) com a abordagem pedagógica QSC, baseada em Conrado e Nunes-Neto (2018). A coleta de dados ocorreu durante doze aulas, com duração de uma hora e quarenta minutos. A pesquisa foi orientada pelos pressupostos da abordagem de pesquisa qualitativa, segundo Stake. Delimitamos nosso olhar para um grupo de licenciandos da turma. A construção dos dados foi realizada por meio de observação, registro das atividades desenvolvidas pelos licenciandos, áudio e vídeo gravação. As interações discursivas que ocorreram em sala de aula foram transcritas e realizamos a análise dos dados em duas etapas. Na primeira etapa investigamos o contexto de construção de conhecimento na sala de aula, a situação de resolução da QSC e selecionamos os episódios de ensino. Na segunda etapa buscamos compreender as práticas epistêmicas por meio da análise das interações discursivas que ocorreram entre os membros do grupo de licenciandos em cada episódio de ensino. A análise indica que os licenciandos centralizaram diferentes práticas epistêmicas durante a proposição, comunicação, avaliação e legitimação dos conhecimentos relacionados a QSC. Notamos a recorrência da prática epistêmica de argumentar por meio de conhecimentos prévios e interpretação do texto para propor conhecimentos durante a discussão da QSC. Por meio daquela prática epistêmica os licenciandos foram reconhecendo novas informações e fundamentando os posicionamentos deles sobre a QSC. Percebemos que a modificação da dinâmica social do grupo de licenciandos influenciou na adoção de práticas epistêmicas. Evidenciamos que os critérios epistêmicos assumiram papel fundamental de nortear o uso e seleção das práticas epistêmicas pelos licenciandos. Concluímos que a discussão da QSC por meio das práticas epistêmicas favoreceu a construção de conhecimentos justificados e reflexões acerca das ações dos estudantes com relação ao problema socioambiental. Consideramos que a escolha metodológica da pesquisa trouxe avanços na identificação dos atributos interacional, contextual, intertextual e consequencial das práticas epistêmicas em sala de aula.Item A ciência aberta e a área de educação em ciências : perspectivas e diálogos.(2021) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz GustavoItem Como abordar o tema consumo de animais na educação em ciências?(2023) Vargas, Isabela Breder; Silveira, Bárbara Dias; Oliveira, Jordana Alves de; Mozzer, Nilmara Braga; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Nunes Neto, Nei de FreitasConsiderando que a abordagem de questões sociocientíficas no ensino possibilita a mobilização de diversos conteúdos como contribuições para a resolução de problemas complexos, ressaltamos a importância da inserção explícita de conteúdos da dimensão atitudinal, relativos à ética e à moral, por meio dessa abordagem. Isso se justifica pela atenção que precisa ser dada às ações e às considerações de valor dos seres humanos em seus posicionamentos sobre essas questões. Nesse sentido, abordamos uma questão socioambiental controversa, relacionada ao consumo de animais, e fornecemos subsídios para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes frente à problemática. Os efeitos da produção de carne, das ações dos seres humanos e do valor atribuído aos animais, muitas vezes em prol do suposto benefício e bem-estar humano, são tratados na sequência didática proposta. O intuito principal deste trabalho é evidenciar, por meio de um recorte dessa sequência, o potencial da dimensão atitudinal nas questões sociocientíficas de promover a reflexão sobre valores éticos e morais, o pensamento crítico e a formação integral dos estudantes, com ênfase sobre um caso particular. Com base em uma discussão desse recorte, sustentada pela literatura do campo, argumentamos que propostas desse tipo podem contribuir para o trabalho pedagógico de professores ao lidarem com a dimensão atitudinal em sala de aula, para uma tomada de decisão mais consciente e socialmente responsável e, portanto, para o letramento científico dos estudantes.Item Como sabemos o que sabemos por que acreditamos nisso : análise de um modelo de ensino sobre ciência a partir de práticas científicas e epistêmicas escolares.(2020) Cláudio, Denise Suzane Oliveira; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Silva, Maíra Batistoni e; Zama, Uyrá dos SantosNesta pesquisa consideramos que aprender ciência significa compreender os produtos científicos, incluindo os fundamentos das alegações científicas e os processos envolvidos na produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento. Para isso a literatura da área de Educação em Ciências direciona para um ensino que promova a socialização dos estudantes em práticas análogas aquelas das comunidades científicas. Nessa perspectiva, os estudantes precisam ter um papel ativo em comunidades de prática, de modo que compreendam suas reponsabilidades como produtores de conhecimento e tenham autoridade epistêmica para tal. Indo nessa direção, o objetivo da pesquisa centrase em analisar como as práticas científicas escolares no contexto do desenvolvimento de uma sequência didática (SD) possibilitam a emergência de práticas epistêmicas escolares. A pesquisa é do tipo qualitativa e utiliza a videogravação de sala de aula e anotações de campo da pesquisadora no desenvolvimento da SD como instrumentos para construção dos dados. A SD foi aplicada em uma turma com 18 estudantes matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências Biológicas I da Universidade Federal de Ouro Preto. Na análise dos dados a turma foi tratada como o caso e este foi organizado em episódios A partir dos dados concluímos que (i) a esfera social, incluindo as normas sociais para produção social do conhecimento, implicam no desenvolvimento da argumentação, das práticas científicas escolares, das práticas epistêmicas escolares, e nos conhecimentos conceitual, processual e epistêmico; (ii) a perspectiva “hands-on” no contexto escolar interfere na ocorrência das práticas epistêmicas; (iii) a visão epistemológica dos estudantes influência no desenvolvimento das práticas epistêmicas; (iv) os movimentos realizados pelo professor contribuem para a ocorrência das práticas epistêmicas escolares. Como implicações para o ensino ressaltamos a utilização das práticas científicas interconectadas e com foco na avaliação do conhecimento. Como implicações para a pesquisa destacamos a necessidade de aprofundar em estudos com foco no estabelecimento das normas sociais na sala de aula, já que elas influenciaram diretamente no desenvolvimento das práticas científicas e epistêmicas escolares e na argumentação. As reflexões advindas deste trabalho evidenciaram que a distinção das práticas científicas e epistêmicas para o contexto de ensino é importante porque possibilita a compreensão de como as práticas epistêmicas surgem no ensino, considerando que para isto as práticas científicas não se limitem ao fazer prático e sejam experienciadas de forma metacognitiva e reflexiva.Item Compreensões sobre natureza da ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico.(2020) Veloso, Gabriella Leone Fernandes; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara BragaNesta pesquisa, analisamos as compreensões sobre Natureza da Ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico expressas em seu portfólio. O estudo de caso trata da história da síntese da amônia em escala industrial e sua abordagem se deu no contexto de um curso de formação inicial de professores sobre Natureza da Ciência. A análise textual discursiva foi a metodologia empregada na análise dos textos do portfólio. Os resultados desta pesquisa evidenciam uma compreensão contextualizada de diferentes aspectos de Natureza da Ciência pela licencianda. Isso sugere potencialidades de conjugar estudos de caso histórico e portfólios na formação inicial de professores de ciências para propiciar momentos de reflexões sobre Natureza da Ciência.Item As contribuições do Curso Mídias na Educação para o redimensionamento da prática pedagógica dos professores da educação básica.(2020) Alves, Luan Henrique; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Furtado, Maria Aparecida SilvaDefronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem seus conhecimentos e desenvolvam suas habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade a seus alunos. Face ao exposto, e sabendo que algumas ações formativas não impactam a prática dos professores, elaboramos a seguinte questão problema: quais os desdobramentos do Curso de Especialização em Mídias na Educação (CEME), ofertado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP) na prática pedagógica dos professores egressos, no que concerne a utilização das mídias no processo de ensino e de aprendizagem? Para conduzir a investigação traçamos os seguintes objetivos: identificar e discorrer sobre as finalidades e intenções que conduziram o processo formativo viabilizado pelo CEME; identificar como e se esses professores utilizavam/utilizam as mídias (TV e vídeo, informática, rádio e impresso) em suas aulas antes e após a participação no CEME; avaliar se o CEME contribuiu para o redimensionamento da prática pedagógica dos professores participantes; e, por fim, compreender as contribuições do CEME para a integração das mídias como ferramentas de suporte didático-pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem, na percepção dos egressos. O presente estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa e utilizou, como instrumentos para construção dos dados, o questionário on-line e a análise documental. Os dados foram submetidos ao método da análise de conteúdo observando as recomendações de Bardin (1977). Obtivemos o retorno de 32 dos 123 questionários propostos, totalizando uma adesão de 26% dos sujeitos à pesquisa. Por meio do tratamento dos dados, foi possível a elaboração de três categorias de análise, a saber: (i) concepções teóricas e intencionalidades da formação continuada; (ii) a utilização das mídias se tornou prática cotidiana durante minha rotina de trabalho docente; e (iii) o curso me trouxe um conhecimento que ainda não tinha e me deu segurança para quebrar os paradigmas que estava habituada. A análise dos dados evidenciou que as reflexões teóricas oportunizadas pelo CEME fomentaram mudanças nas práticas dos professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Notamos, de igual modo, que essa integração tem ocorrido por meio da observância das especificidades do contexto que estão inseridos, associada às particularidades de cada mídia e articulada com os objetivos pedagógicos que se pretende alcançar. Não obstante, identificamos alguns sujeitos que mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos reduzindo-as a meros recursos de distração e desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.Item Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.(2013) Ibraim, Stefannie de Sá; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Justi, Rosária da SilvaOs temas ligações químicas e interações intermoleculares foram ensinados a estudantes do ensino médio através de ensino fundamentado em modelagem. Foram realizadas entrevistas envolvendo um problema científico e um cotidiano antes e após o ensino por modelagem para avaliar a argumentação dos estudantes. Os protocolos de entrevista foram baseados no trabalho de Kuhn. O instrumento de análise dos argumentos se baseou nos 60 esquemas argumentativos propostos por Walton e colaboradores. Os 118 argumentos expressos pelos estudantes foram classificados em 27 esquemas argumentativos. Concluímos que os argumentos se relacionavam diretamente ao contexto no qual eles foram formulados e que as atividades de modelagem influenciaram na argumentação científica dos estudantes. Defendemos a viabilidade do uso dos esquemas argumentativos de Walton para analisar argumentos em relação tanto à ênfase atribuída por Kuhn às evidências genuínas quanto à distinção dos componentes do argumento segundo o padrão de Toulmin. Sugerimos utilizar os esquemas argumentativos de Walton para analisar a atuação de professores em sala de aula a partir da classificação dos tipos predominantes de argumentos utilizados por eles.Item Contributions of the model of modelling diagram to the learning of ionic bonding : analysis of a case study.(2011) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Justi, Rosária da SilvaCurrent proposals for science education recognise the importance of students’ involvement in activities aimed at favouring the understanding of science as a human, dynamic and non-linear construct. Modelling-based teaching is one of the alternatives through which to address such issues. Modelling-based teaching activities for ionic bonding were introduced. This topic was chosen because of both the high incidence of students’ alternative conceptions and its abstract nature, which justify the need for understanding complex models. The diagram Model of Modelling was used as a theoretical construct during the development of the teaching activities, which were implemented in a Brazilian medium level public school class (16–18 years old students). The data collected were the written material and models produced by the students, the content-knowledge tests, the video-recording of the lessons, and the observations and field notes of both the teacher and the researcher who observed the lessons. The analysis of such data enabled the production of case studies for each of the student groups. In this paper, we analyse one of the case studies, looking for evidence about the way that specific elements of the teaching strategy supported students’ learning. It supported our belief in the use of the Model of Modelling diagram as a theoretical construct with which to develop and analyse modelling-based teaching activities.Item De que conhecimento sobre natureza da ciência estamos falando?(2020) Mendonça, Paula Cristina CardosoNeste artigo apresentamos o que entendemos como um conhecimento amplo de Natureza da Ciência (NdC) levando em conta o objetivo do letramento científico para a Educação em Ciências. Esta discussão se mostra especialmente relevante porque há uma divergência de posicionamento na área. Podemos considerar como abordagem integrada de NdC para atingir tal finalidade: a análise pelos estudantes das práticas dos cientistas a partir do uso de estudos de caso da ciência, e a participação dos estudantes nas práticas científicas e a reflexão metacognitiva sobre os processos de justificação e validação do conhecimento. As duas situações são importantes porque capacitam a compreensão do trabalho dos cientistas em si, e o desenvolvimento do raciocínio científico ao aplicá-lo e analisá-lo em contexto. Este entendimento requer uma abordagem de NdC que não desvincula os processos científicos de seus produtos do conhecimento epistêmico envolvido na legitimação deles.Item Dimensões de credibilidade das afirmativas científicas e conhecimento funcional de natureza da ciência.(2021) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Oliveira, Thais Mara Anastácio; Almeida, Beatriz CarvalhoInvestigamos como licenciandos em Química mobilizam conhecimentos de Natureza da Ciência (NdC) de maneira funcional na análise de afirmativas científicas relacionadas a um caso contemporâneo sobre os Organismos Geneticamente Modificados. Adotamos como referencial teórico os itens de dimensão de credibilidade de afirmativas científicas de Allchin (2011). Elaboramos critérios para julgar a funcionalidade da análise: (a) foram criticamente examinadas as afirmativas científicas e as práticas relacionadas a elas, evitando a apresentação de conclusões precipitadas; (b) os dados científicos disponibilizados foram usados para fundamentar o posicionamento com evidências e (c) meras declarações de aspectos de NdC foram evitadas. A análise explorou o conhecimento de NdC dos licenciandos além da dimensão declarativa, porque identificamos a coerência do uso com a justificativa estabelecida pelo licenciando no seu posicionamento. Nesse sentido, julgamos que o trabalho apresenta contribuições a área ao tornar mais claro que possíveis critérios utilizar para avaliar os conhecimentos de NdC na perspectiva apontada por Allchin.Item Em quem e no que confiar? : análise de conhecimento funcional de natureza da ciência de licenciados em química.(2021) Oliveira, Jordana Alves de; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Pagliarini, Cassiano Rezende; Moura, Cristiano BarbosaNesta pesquisa investigamos como licenciandos em Química utilizam conhecimentos de natureza da ciência (NdC) para analisar afirmativas relacionadas a uma controvérsia em relação as dietas low carb e low fat e também como esse conhecimento relaciona-se com o posicionamento deles na resolução de uma questão sociocientífica (QSC) sobre o consumo de carne animal. Utilizamos uma QSC alinhada a uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para trabalhar NdC, considerando-se a pertinência do ensino contextualizado de NdC. Adotamos a proposta Whole Science (ciência integral) de autoria de Douglas Allchin (2011 e 2017) para o ensino e análise das compreensões dos licenciandos sobre NdC, devido ao foco no conhecimento funcional, isto é, que contribui na análise de casos e tomadas de decisão. Para alcançar os objetivos da pesquisa, analisamos um recorte de aulas de uma sequência didática (SD) utilizando o referencial teórico de Allchin, a partir das dimensões da confiabilidade da ciência, e de critérios para análise de conhecimento funcional, conforme trabalho de Mendonça et al. (no prelo). Os licenciandos tiveram que responder algumas perguntas sobre as atividades da SD e redigir um parecer final sobre a QSC, o que constituiu o corpus de análise desta pesquisa. Evidenciamos que maior parte dos licenciandos conseguiram fazer uso dos conhecimentos de NdC de maneira funcional para as questões analisadas. Ao fazerem uso de tais conhecimentos, julgamos que conseguiram pensar nos princípios propostos por Allchin de questionar em quem e no que confiar, quando eles analisaram criticamente as pesquisas em relação às dietas low carb e low fat. Além disso, identificamos que essa análise contribuiu para decisão sobre o consumo de carne animal no parecer final, porque todos concordaram que não haviam pesquisas que apresentassem dados suficientes em relação aos malefícios de gorduras para a saúde humana e assim optararam por uma dieta balanceada, por considerarem as fontes de proteínas e gorduras importantes nas dietas. Também percebemos que o modo como as questões foram elaboradas, de forma contextualizada, permitiu que os licenciandos conseguissem relacioná-las com os aspectos de NdC de maneira funcional. Os resultados também indicaram que conseguimos explorar o conhecimento de NdC além da dimensão declarativa, pois analisamos a concordância entre o uso dos aspectos de NdC com as justificativas. Defendemos assim que os professores de Ciências trabalhem em sala de aula com os problemas reais para discutir sobre ciência com os estudantes e que um passo promissor para tal inclusão passa pela sua inserção na formação inicial de professores.Item Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.(2013) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Justi, Rosária da SilvaNos últimos dez anos, várias pesquisas na área de Ensino de Ciências relacionadas à temática argumentação têm sido publicadas. Neste artigo, apresentamos uma revisão da literatura sobre tais pesquisas, que contempla dois objetivos principais. O primeiro consiste na discussão sobre argumentação (i) em um contexto mais amplo, no qual recorremos a autores de outros campos do conhecimento para caracterizá-la; e (ii) na ciência e envolvendo seu consequente papel tanto na aprendizagem de conhecimentos científicos e sobre ciência quanto no desenvolvimento de habilidades científicas. O segundo objetivo consiste na apresentação de alguns debates e questões atuais sobre a pesquisa envolvendo argumentação no Ensino de Ciências. Mais especificamente, abordamos as relações entre argumentação e modelagem e entre argumentação e explicação. Nesse contexto, novas questões de pesquisa suscitadas a partir de nossa revisão da literatura se relacionam à avaliação do desenvolvimento das habilidades argumentativas de estudantes e ao ensino explícito versus não explícito de argumentação (em especial, ao ensino da distinção entre explicação e argumentação).Item Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta.(2023) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz Gustavo; Massi, LucianaItem Experiências formativas no âmbito do PIBID : um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores supervisores do programa.(2017) Martins, Jessica Cristina de Carvalho; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Pena, Geralda Aparecida de CarvalhoDesde a década de 1990 a discussão sobre a formação docente tem se intensificado no Brasil. E em relação à formação inicial de professores, uma das principais críticas feitas é a ausência da articulação entre as instituições formadoras e as escolas de educação básica, o espaço de atuação profissional dos futuros professores. Neste contexto, algumas iniciativas políticas de apoio e incentivo à docência têm sido desenvolvidas com o objetivo de aproximar as instituições formadoras, e proporcionar aos licenciandos o contato com a realidade do campo de atuação profissional. Entre essas as ações se destaca o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID), que tem como objetivo promover, durante a formação inicial, a inserção dos alunos de licenciatura em escolas públicas, valorizar e incentivar a formação de professores para a educação básica dentre outros objetivos. Para isso, além do acompanhamento dos docentes das IES, denominados como Coordenadores de área, os bolsistas de iniciação à docência contam também com professores supervisores que atuam na rede, os quais são designados para acompanhar os bolsistas. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é investigar se o PIBID tem contribuído para o processo de desenvolvimento profissional dos professores supervisores, no que se refere à promoção da formação continuada baseada na concepção de que a escola é o seu lócus privilegiado de formação (NÓVOA, 1991; CANDAU 1999). A pesquisa foi realizada com quatro supervisores de área do PIBID que atuam em uma escola da rede pública estadual de Ouro Preto – MG. Para obtenção dos dados foram realizadas sessões reflexivas que trataram de temas relativos a formação, a profissão docente e ao trabalho desenvolvimento no âmbito do PIBID, a partir de eixos temáticos e questões orientadoras (SMYTH, 1992). Foi feita a gravação do áudio das sessões e posteriormente foi transcrito. A análise de dados foi fundamentada no método de Analise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os relatos apresentados indicam que as ações do programa têm contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática a partir da aproximação entre IES e escolas, articulando o campo da profissão ao da formação docente, com a valorização da escola como lócus de produção de conhecimento. Diante disso, o PIBID tem proporcionado aos professores supervisores envolvidos, uma formação continuada no próprio contexto da escola, concebendo esse espaço como produtor de conhecimentos e valorizando os saberes da experiência do professor.Item Favorecendo o aprendizado do modelo eletrostático : análise de um processo de ensino de ligação iônica fundamentado em modelagem – Parte I.(2009) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Justi, Rosária da SilvaSe elaboró toda una secuencia de actividades para la enseñanza del enlace iónico con base en dos marcos teóricos: enseñanza con base en modelos y el modelo electrostático. En las actividades tratamos de establecer una relación entre los mecanismos a través de los cuales se forma un enlace iónico con los aspectos energéticos concernientes con la formación de la malla iónica. En este artículo presentamos los aspectos relevantes de la estrategia de enseñanza y comentamos acerca de cómo la discusión de esos aspectos favoreció al aprendizaje del enlace iónico en los estudiantes. También damos recomendaciones sobre la enseñanza del enlace químico en los niveles secundario y universitario.