Navegando por Autor "Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado"
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Item Afetos possíveis : circuitos afetivos em torno de personagens travestis negras em “Segunda Chamada” e “Manhãs de Setembro”.(2023) Sales, Giulian Pereira de; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Silva, Pâmela Guimarães da; Carrera, Fernanda Ariane SilvaEm um cenário de violência contra LGBTI+ no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo entender quais são os afetos possíveis para travestis negras em uma sociedade estruturada por normas cisheterosexuais brancas. Por meio de uma análise crítica das interações das personagens Natasha, vivida por Lina Pereira, em “Segunda Chamada”, e Cassandra, vivida por Liniker, em “Manhãs de Setembro”, a pesquisa debate o papel pedagógico da mídia, tentando compreender se as personagens vivenciam, em suas narrativas, possibilidades afetivas que superem os dados de violência e morte que apontam as pesquisas realizadas pela ANTRA. A pesquisa utiliza-se do conceito de afetos estipulada por Baruch Spinoza (2007) e, posteriormente, trabalhada por Deleuze e Guattari (1992), Denilson Lopes (2004), Simone Cagnin (2008), Sara Ahmed (2015), Vladimir Satafle (2021) e outros pesquisadores. Ao perceber a obra de arte como um mundo de afetos, verificou-se que as séries acionam diferentes encontros de corpos e fazem reflexões e tensionamentos em torno de afetos das personagens em cenas, o que evidenciou os diferentes sistemas de subordinação que atravessam os corpos de Natasha e Cassandra. A pesquisa aprofundou-se na Teoria Queer, trazendo pensamentos em torno de Michael Warner (1993), Teresa de Lauretis (1987), Guacira Lopes Louro (2000), Eve Sedgwick (2007), Paul Preciado (2009), Guy Hocquenghem (2009), Monique Wittig (2010) e outros. Acionou-se, ainda, a interseccionalidade proposta por Kimberlé Crenshaw (1989), fazendo leituras a partir de Sueli Carneiro (2011), Jota Mombaça (2015), Achille Mbembe (2018), Lélia González (2020), bell hooks (2021), Cida Bento (2022) e Gevanilda Santos (2022). Por fim, foi necessário trazer a perspectiva decolonial a partir de Homi Bhabha (1998), Nelson Maldonado-Torres (2019), Walter Mignolo (2019). Para analisar as cenas, foi elaborado um protocolo analítico adaptado a partir de Felipe Viero Kolinski Machado (2022). Foi selecionada uma cena por episódio, pensando no momento de clímax do capítulo. A partir desse material, foi realizada uma análise crítica, em diálogo com os arcabouços teóricos listados. Compreendeu-se que a presença de Cassandra e Natasha diferem-se em muitos aspectos. Enquanto Cassandra proporciona uma reflexão em torno de circuitos afetivos, tensionando outras formas de promover encontros com corpos de travestis negras, Natasha oferece uma espetacularização das dores e violências sofridas por travestis negras no Brasil.Item Beijo com paixão, crime com castigo : possibilidades de afeto gay em telenovelas da TV Globo.(2023) Moreira, Matheus Antonio; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Homrich, Lalo Nopes; Rodrigues, André IribureEsta pesquisa discute as possibilidades do afeto homossexual a partir das cenas de beijo entre personagens masculinos exibidas em produtos teledramatúrgicos produzidos pela TV Globo, reunindo discussões de gênero, sexualidades e masculinidades em uma lógica heteronormativa. Analisaremos 17 cenas de beijos gays, exibidas em 16 produções teledramatúrgicas. Buscamos compreender, o contexto na trama em que as personagens estão inseridas, os conflitos e as formas de opressão impostas a cada uma delas, assim como o perfil e as condições necessários para que o beijo seja possível. No primeiro capítulo apresentamos os estudos de gênero e sexualidade, ancorados nas proposições de Butler (2002;2012;2020), Lauretis (1994), Rubin (2017) sobre as dinâmicas de poder que regulam gênero e sexo na sociedade, também exploramos o desejo homossexual a partir de Hocqhenghem (2009) e Preciado (2009), assim como a lógica heteronormativa e masculinidades a partir de Connell (2013;2015;2016) e Machado (2017). No segundo capítulo trataremos da teoria afetiva apoiados em Espinosa (2015), Deleuze e Guattari (1991) e Freud (1967), encarando os afetos como uma relação de interação entre o corpo e o mundo, assim como parte da psique humana. Trataremos do gênero televisivo telenovela, seu papel de lugar de disputas pela produção e criação de sentidos e identidades a partir de Lopes (2002;2003;2004), e da inserção da temática da homossexualidade nos produtos teledramatúrgicos a partir de Peret (2005), Colling (2007) e Silva (2015). No terceiro capítulo apresentamos a metodologia adotada nesta pesquisa, e a partir perspectivas teóricas de Kellner (2001) propomos uma análise crítica cultural da mídia. Também apresentaremos o mapeamento das cenas de beijo LGBTQI+ realizado para a compor o corpus de análise. No quarto capítulo, realizaremos o trabalho de análise proposto para as 17 cenas. Acionaremos teóricos que dialoguem com os temas tratados, realizando uma discussão em torno dos temas identificados. Através dos dados referentes às cenas de beijo colhidos durante o trabalho de análise, observamos que prevalecem cenas que utilizam do amor romântico, do casamento ou relação análoga ao casamento, da restrição a espaços privados e do contexto de happy ending como respaldo para o beijo acontecer, assim como prevalecem as personagens brancas, jovens, de classe média ou alta e heteronormativas. Ao fim, realizaremos considerações sobre o trabalho de forma abrangente, e acerca dos dados apresentados, suas implicações, e demonstrando o potencial para futuras pesquisas contido no tema.Item Femina Revelio : Bellatrix, Hermione e Minerva e as representações da mulher/bruxa na saga cinematográfica de Harry Potter.(2022) Silva, Jussara de Souza Lima da; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Leite, Fernanda CapibaribeAo partir da relação entre as mídias, em especial o cinema e a vida social, esta dissertação analisa as representações femininas na franquia cinematográfica Harry Potter, se debruçando sobre a construção de três personagens femininas: Hermione Granger, Minerva McGonagall e Bellatrix Lestrange. Desse modo, a pergunta que perpassa toda a pesquisa é: a partir de determinadas cenas, de determinadas personagensfemininas, como se dão as representações de gênero na obra cinematográfica Harry Potter? O trabalho foi desenvolvido a partir da análise das imagens veiculadas pelo cinema dos diferentes perfis e comportamentos das personagens criadas por J.KRowling, empreendendo um protocolo analítico criado por Viero Kolinski Machado Mendonça (2022) e adaptado por mim, tendo por base teórica os Estudos Culturais e os estudos de gênero/feministas, buscando compreender qual seria uma das possíveis representações de feminino na saga Harry Potter. Como metodologia de pesquisa foi empreendida umaanálise cultural da mídia. Após a análise de trinta e uma cenas, compreende- se que a referida saga apresenta um padrão de feminilidade ideal a ser seguido (FEDERICI, 2017), destacando quais lugares essas mulheres podem ocupar e quais não podem. A mídia como dispositivo pedagógico (FISCHER, 2002) e o cinema como uma tecnologia de gênero (LAURETIS, 1994) podem informar quais lugares pertencem àsmulheres numa determinada sociedade e ajudar na construção de identidades. Dessa maneira, a citada saga se transforma num produto cultural que apresenta uma narrativa, dentre várias outras que podem ser estudadas e analisadas, sobre quais os modos de ser mulher são aceitos pela sociedade patriarcal.Item Gênero e sexualidade na formação em comunicação : experiências docentes na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).(2022) Silva, Karina Gomes Barbosa da; Mendonça, Felipe Viero Kolinski MachadoDesenvolvemos um relato de experiência que passa pelos desafios de, como docen- te/pesquisadora mulher e docente/pesquisador bicha, construirmos, em conjunto e junto às/aos estudantes, mo- dos de existência em uma sociedade cis-hetero-patriar- cal, racista e normativa. Pon- deramos sobre situações vi- venciadas, narramos cami- nhos percorridos e mobiliza- mos referenciais teóricos, po- líticos e epistemológicos que foram necessários nesse per- curso. Esperamos contribuir para a ampliação das refle- xões em torno da prática do- cente, marcada pelas discus- sões de gênero e de sexua- lidade, no espectro da for- mação em Comunicação e do compromisso com uma atua- ção localizada, articulada en- tre ensino, pesquisa e exten- são em uma universidade pública do interior do país.Item Gênero e sexualidades no contexto da universidade pública : estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP.(2021) Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Diniz, Margareth; Maia, Marta ReginaConsiderando a universidade como um espaço de interação social e reconhecimento das diferenças, esse trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre o alcance de um projeto extensionista denominado “Vidas: gênero, diversidade e sexualidades”, desenvolvido na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2018. Com uma perspectiva teórica baseada nos estudos pós estruturalistas, na performatividade de gênero (Butler, 2002, 2012) e na Teoria Queer, utilizamos o procedimento metodológico de estudo de caso, que analisa como a existência de projetos (e ações) dessa natureza na universidade pode contribuir para a redução da violência e o reconhecimento da existência da diferença de gênero e de sexualidade no interior da instituição e na região dos Inconfidentes. Os resultados da análise indicam que projetos desse tipo, de caráter multidisciplinar e crítico, assim como políticas institucionais adotadas por universidades, como é o caso da UFOP, contribuem para processos de inclusão e diversidade tão necessários na atualidade.Item Memória e corpo na biografia de Ney Matogrosso : espaço público e privado no jornalismo de teor testemunhal.(2024) Santos Júnior, Carlos Augusto Pereira dos; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Schwaab, Reges Toni; Mendonça, Felipe Viero Kolinski MachadoEsta dissertação tem como objetos de pesquisa o livro "Ney Matogrosso: a biografia" (2021), escrito pelo jornalista e biógrafo Julio Maria, e duas entrevistas realizadas com o autor da obra. O objetivo geral é realizar uma análise da relação entre corpo (BUTLER, 2017; RUBIN, 2017; FOUCAULT, 1998; GONÇALVES, 2004; ZUMTHOR, 2018), memória (POLLAK, 1989; SARLO, 2007; SELIGMANN-SILVA, 2008; AGAMBEN, 2009), e testemunho jornalístico (FROSH, 2009; BARRETOS, 2017; MAIA, PERES, 2023), assim como dos limites entre o espaço público e privado (LONGUI, 2006; SILVA, 2006; CHRISTOFOLETTI, 2019; MAIA, FERNANDES, 2022). Com isso, surge o seguinte problema de pesquisa: "Em que medida as escolhas narrativas do biógrafo, no que concerne à memória e ao corpo, delineiam as fronteiras entre o espaço público e privado na elaboração de narrativas biográficas no âmbito do jornalismo de teor testemunhal?". A análise baseia-se em uma abordagem epistemológica fundamentada no jornalismo de teor testemunhal, respaldada pelos estudos de Frosh e Pinchevski (2009), Resende e Peres (2016), além de Maia e Fernandes (2023). Ainda foram definidos dois eixos norteadores: a relação entre biógrafo, biografado e fontes; e a relação entre biógrafo e processo da narrativa biográfica. Ambos têm como operadores metodológicos a "concepção de memória", que busca investigar as interpretações sobre memória no espaço público e privado; e a "concepção de corpo", a fim de se compreender como a interpretação sobre o corpo foi fundamental para a construção da biografia de Ney. Como resultados, evidenciou-se que a biografia de Ney, escrita por Maria (2021), considerou as ideias de memória e corpo na construção de uma narrativa centrada nas vivências do artista. Esses elementos configuraram a narrativa e levaram o jornalista a pensar sobre os limites no espaço público e privado. Assim, a pesquisa também suscita outras formas de configurações narrativas e pensa o processo de construção da pauta, captação e edição do livro jornalístico, e as relações entre biógrafo e biografado, e biógrafo e construção da narrativa.Item The Handmaid’s Tale e a emergência de uma situação comunicacional.(2022) Araújo, Aryanne de Oliveira; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Biondi, Angie Gomes; Mendonça, Felipe Viero Kolinski MachadoO intuito desta pesquisa é analisar as condições temporais e materiais que tornaram possíveis a emergência da primeira temporada de The Handmaid’s Tale enquanto uma situação comunicacional. A série de televisão foi lançada em 2017 pelo canal on-demand Hulu, criada por Bruce Miller e inspirada no livro homônimo de 1985 escrito por Margaret Atwood. A narrativa apresenta um futuro distópico em que um estado autoritário, teocrático e patriarcal estabelece uma nova ordem dominante na República de Gilead. A análise que propomos situa a série na conjuntura histórica em que é produzida, veiculada e recebida, bem como os modos como ela incorpora as posições políticas e ideológicas das leituras feministas sobre a sociedade e as lógicas e operações do patriarcado sobre os corpos femininos. Apresentamos os principais conceitos de tempo que dialogam com o caráter distópico da série e seu embaralhamento temporal. Discutimos sobre a expansão da televisão e sua complexidade narrativa bem como as lógicas patriarcais do cinema e seus modos de espectatorialidade no que concerne à concepção, exibição e consumo de corpos femininos em cena. Ao final, evidenciamos os embaralhamentos das instâncias temporais, as disposições dos corpos em cena e suas aberturas de leitura para o contexto que circunda a série e as questões que ela suscita sobre o atual momento. The Handmaid’s Tale encontra-se em um jogo de poderes, entre reforçar estéticas e fetichismos machistas do audiovisual, assim como o de levantar a questão das violências de gênero, dando luz ao sombrio contexto de ressurgimento de pautas radicais de direita no poder, luz essa que nos serve de aviso, de alerta de incêndio em nosso presente.