Navegando por Autor "Mendes, Thamirys Evangelista"
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Item O ensino de Matemática na transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental : memórias narradas por um grupo de alunos do 7° ano.(2022) Mendes, Thamirys Evangelista; Tinti, Douglas da Silva; Nunes, Célia Maria Fernandes; Tinti, Douglas da Silva; Nunes, Célia Maria Fernandes; Lopes, Celi Aparecida Espasandin; Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi; Neves, Inajara de Salles VianaO processo de transição escolar dos Anos Iniciais (AI) para os Anos Finais (AF), do 5o para o 6o ano do Ensino Fundamental, pode ser uma mudança muito difícil e confusa. Os alunos se deparam com uma realidade totalmente nova. O contato com diversos professores requer um novo comportamento dos estudantes, além dos laços de afetividade que se modificam. A presente pesquisa tem como questão de investigação: o que um grupo de alunos do 7o ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto revela sobre o período de Transição Escolar dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental e sobre o Ensino da Matemática nesse processo? E temos como objetivo geral investigar o que revela um grupo de alunos do 7o ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto sobre o Ensino de Matemática no período de transição escolar dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo assume a perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi realizada com um grupo de alunos do 7o ano de uma escola da rede municipal de Ouro Preto, e considerou como fonte de dados as produções textuais desse grupo. Os participantes foram incentivados a refletir sobre o processo de transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental, tal como seus medos e receios para essa nova etapa. Também foram indagados a respeito das aulas de Matemática nos respectivos anos de ensino (como eram os conteúdos e as metodologias utilizadas pelos professores, as recordações que tinham desses momentos e o que poderiam aconselhar para os novos egressos). Posteriormente, fizemos uma análise dos textos coletados utilizando o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), no qual buscamos eixos analíticos para fundamentar a pesquisa. O software nos forneceu quatro categorias divididas em dois grupos: no Grupo A, estão relacionadas as expressões que nos remetem ao processo de Transição Escolar em si e, no Grupo B, estão relacionadas as expressões que nos remetem aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática no período de transição escolar. De fato, esse processo, pode ser uma etapa desafiadora na vida da comunidade escolar. Dessa forma, a partir dos relatos que foram obtidos dos alunos participantes da referida pesquisa, contatou-se que muitas das dificuldades enfrentadas nessa transição poderiam ser evitadas. Como marcas da transição, encontramos, diante das produções dos alunos, dificuldade de adaptação em relação a mudança brusca do ritual pedagógico em função da ruptura existente entre a rotina escolar dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Outro fator que encontramos é o sentimento de medo, bastante evidenciado entre os participantes, de não dar conta dos conteúdos, de copiar as matérias e obter insucesso escolar (notas/reprovação).Item Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do ensino fundamental.(2022) Mendes, Thamirys Evangelista; Nunes, Célia Maria Fernandes; Tinti, Douglas da SilvaNo Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5o para o 6o”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo.Item Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.(2022) Mendes, Thamirys Evangelista; Nunes, Célia Maria Fernandes; Tinti, Douglas da SilvaNo Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5o para o 6o”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo.