Navegando por Autor "Melo, Alexandre Cézar de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Estágio supervisionado em engenharia : mudanças nos aspectos legais e consequências para os futuros engenheiros.(2013) Melo, Alexandre Cézar de Oliveira; Tonini, Adriana MariaO estágio supervisionado em Engenharia, como ato educativo, permite a conciliação de conhecimentos teóricos recebidos em sala de aula e aprendizagem prática no ambiente de trabalho. A promulgação da Nova Lei de Estágio em 2008 atribuiu às instituições de ensino responsabilidade de acompanhar e fiscalizar a aprendizagem dos alunos, além de definir novas regras de contratação para empresas. Diante da importância do assunto, os estagiários de Engenharia foram os sujeitos pesquisados, respondendo sobre o cumprimento legal tanto por parte de empresas e estagiários como por parte de instituições de ensino e agentes de integração.Item Evoluções nos marcos normativos do estágio supervisionado no Brasil : uma análise sobre os aspectos legais e contribuições Para a formação de engenheiros.(2015) Tonini, Adriana Maria; Melo, Alexandre Cézar de OliveiraEste artigo analisa os aspectos legais e as contribuições do Estágio Supervisionado em Engenharia para a formação de Engenheiros, uma vez que, como ato educativo, promove a combinação entre o saber (teoria adquirida no ambiente educacional) com o fazer (prática aplicada no mercado de trabalho). O ponto de partida para a análise das referências legais é a Portaria n. 1.002/67 que passou a disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado oferecendo um aporte para uma melhor formação da mão de obra nos segmentos industrial e comercial, mas não resolvia todas as questões referentes à prática de estágios. A Lei n. 6.494, publicada em 1977, e o Decreto n. 87.497, de 1982, são analisados na sequência devido à relevância das regras e às orientações desses dois textos que regularam o instituto do estágio no país por mais de 30 anos. O último texto legal analisado é o da Lei n. 11.788, publicada em 2008 e que ficou conhecida como a Nova Lei do Estágio por causa das implementações e adequações que passou a exigir, tanto na concessão quanto na contratação de estagiários para empresas, instituições de ensino e estudantes/estagiários. Diferentemente das suas predecessoras, a Nova Lei apresenta o Estágio como ação pedagógica complementar que visa à qualificação profissional destinada a alunos de vários cursos. No contexto atual, o Estágio Supervisionado em Engenharia vincula-se à aprendizagem das competências e dos conhecimentos exigidos como trabalhador, na atividade profissional, e no desenvolvimento do aluno como cidadão. O Estágio torna-se um elo fundamental entre a escola e o ambiente profissional na medida em que contribui com a formação, a qualificação, a experiência e a prática do Engenheiro. ________________________________________________________________________