Navegando por Autor "Medeiros, Elen de"
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Item Algumas reflexões sobre a modernização do drama no Brasil – conjecturas e possibilidades.(2015) Medeiros, Elen deTendo como ponto de partida alguns pressupostos teóricos discutidos por Szondi (2001) e por Sarrazac (2012) acerca da modernização dramática, pretende-se levantar algumas questões sobre dos caminhos do drama moderno brasileiro. Para isso, tem-se como referência obras produzidas entre 1910 e 1940, anos que antecederam o teatro moderno.Item Crise do drama no asfalto brasileiro : a heteronormatividade posta em xeque em Nelson Rodrigues.(2016) Alves, Gustavo Moreira; Nosella, Berilo Luigi Deiró; Rocha Júnior, Alberto Ferreira da; Medeiros, Elen deNesta dissertação, tem-se por objetivo discutir a crise do drama a partir da peça O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues. Levantada pelo crítico Peter Szondi em sua Teoria do drama moderno, mas aqui adaptada, essa noção de crise aponta para a necessidade de se desenvolver uma visão histórica e dialética da forma dramática, o que escaparia às poéticas normativas. Em O beijo no asfalto, os personagens se caracterizam como modernos por serem reprimidos, externamente, pela heteronormatividade, e recalcados, internamente, pelos desejos homoeróticos. Não têm, portanto, a liberdade reclamada pelas dramatis personae antigas. São, segundo Freud, indicativos de uma peça psicopática, a qual ao invés de produzir no público a identificação, gera o incômodo. De acordo com Hegel, a verdadeira obra de arte é aquela em que o conteúdo e a forma são completamente idênticos. Acrescente-se a “dificuldade”: o homem moderno heteronormativamente reprimido é matéria histórico-social que se sedimenta como personagem, gerando tensão na relação indissociável entre conteúdo e forma dramáticos. Para o caso brasileiro, para além da crise que é pensada temporalmente por Szondi, as especificidades históricas em contradição dizem respeito também ao fuso horário, o que faz inclusive buscar complementação teórica nas obras de Anatol Rosenfeld e Iná Camargo Costa. Assim, pensar as categorias aplicadas ao Brasil traz sua própria dicotomia: de um lado, o crítico Décio de Almeida Prado fazia observar o adoçamento das linhas de contorno das formas europeias como traço genuíno do teatro nacional, o que é inclusive reforçado pela noção de cordialidade do brasileiro defendida pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda; de outro lado, dramaturgos batiam de frente com esse traço ao desenvolverem um teatro que se queria cada vez mais épico. Nelson Rodrigues, em O beijo no asfalto, une as duas coisas: com a ironia criada pela metaficção, a ficção jornalística dentro da peça, além de desnudar as engrenagens da informação, utiliza as “formas adoçadas” de maneira a provocar distanciamento, dando conta dos personagens condicionados por forças anônimas e exigindo um ajuste sincrônico das formas teatrais.Item Dimensões política e estética no Show Opinião.(2017) José, Everton da Silva; Medeiros, Elen de; Medeiros, Elen de; Nosella, Berilo Luigi Deiró; Catalão, Larissa de Oliveira NevesEsta presente dissertação coloca em foco o espetáculo Show Opinião, ocorrido em 1964. Busca-se por meio da fortuna crítica do espetáculo e, respectivamente, de sua dramaturgia, empreender uma abordagem reflexiva que, transversalmente, perpassa três níveis de análise, sendo o primeiro uma investigação histórica de propostas do Grupo Teatro de Arena de São Paulo e do CPC da UNE (Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes). No segundo nível, uma análise da dramaturgia do espetáculo, em que se procura perceber os seus transbordamentos artísticos a partir da perspectiva metodológica de drama rapsódico. O terceiro nível trata de interpretar a montagem do espetáculo sob a luz das críticas jornalísticas e realçar as dimensões políticas e estéticas provocadas em seu período histórico. É realizada uma reflexão do Show Opinião aprofundando-se em como política e estética tornam-se um par indissolúvel através de seus modos de ser, de fazer, de dizer e que apresentam um alargamento das proposições artísticas no teatro moderno brasileiro.Item Los Pájaros Se Van Con La Muerte : estudo sobre o trágico no drama moderno latino-americano.(2020) Silva, Frederico D'Paschoal Contarini da; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Medeiros, Elen de; Pereira, Elvina Maria CaetanoA presente pesquisa trata-se de um estudo de caso da peça Los Pájaros Se Van Con La Muerte (1976), de Edílio Peña, para desdobrar a discussão do conceito de trágico e suas especificidades no contexto latino-americano. Dadas as diferenças da experiência do drama moderno entre Europa e América Latina, esta pesquisa tem como objetivo apresentar a obra em seu contexto histórico, social e artístico para analisá-la no nível de seus elementos constituintes a fim de perceber, na forma, especificidades que nos permitam pensar configurações próprias do trágico nesta experiência dramática. A diferença do conceito de trágico dar-se-á através da comparação com o trágico cotidiano (SARRAZAC, 2017) presente no drama moderno, segundo argumentou o crítico em sua Poética contemporânea. Por isso, o segundo momento trata-se da apresentação da Poética do Drama moderno e teorias correlatas no que se refere à mudança de paradigma do drama pós-1880, destacando ali o trágico segundo Sarrazac. No terceiro momento, retornamos ao eixo América Latina, discutindo, através de sua epistemologia, subjetivações de sua literatura no século XX que nos ajudam a encarar com mais detalhes as construções heroicas dos sujeitos dramáticos de Peña, marginais que sucumbem à tirania sádica. Principalmente nesse ponto o drama moderno latinoamericano diferencia-se, sobretudo, pela diferença entre uma ação heroica (ativa) e uma ação anêmica que, segundo Sarrazac, seria própria do drama ocidental e de sua tragédia da felicidade.Item Nas trilhas da memória – um percurso pelos Caminhos de Vestido de Noiva.(2015) Medeiros, Elen deVestido de noiva (1943), de Nelson Rodrigues, é considerada, por grande parte da crítica especializada, como o marco do teatro moderno brasileiro. O texto rompe com os principais paradigmas do drama tradicional, expondo no palco os devaneios de Alaíde. É por esta perspectiva que será feita a leitura dessa peça, percorrendo os caminhos seguidos por Alaíde para a reconstrução de sua memória, a qual tropeça nas pistas falsas e na incompletude das lembranças.Item Nós : o entrelaçamento do som e imagem cênica enquanto dramaturgia sonora no espetáculo do Grupo Galpão.(2018) Neves, Otávio; Medeiros, Elen de; Medeiros, Elen de; Maletta, Ernani de Castro; Alexandre, Marcos AntônioA presente dissertação tem como objetivo refletir sobre a estrutura da dramaturgia e suas ressignificações desde o início da transição para uma cena moderna, o que ocorre entre o final do século XIX e o início do século XX. Busca-se, com isso, compreender como seria possível desenvolver a acepção de um conceito na cena teatral contemporânea. Pretende-se discutir ainda, a partir dessa reflexão, em que medida os efeitos de áudio e as músicas cênicas se constituem como narrativa e dramaturgia sonora no espetáculo Nós, do Grupo Galpão. Esse espetáculo, criado em 2015 e dirigido por Marcio Abreu, é tomado aqui como exemplo para investigar o entrelaçamento dos sons e da imagem cênica enquanto elementos autônomos, que se integram e se unificam na cena a fim de compor aquilo que denominamos dramaturgia sonora.Item Para achar água é preciso descer terra adentro : o popular como estratégia política em Chapetuba futebol clube.(2017) Issene, Letícia Gouvêa; Nosella, Berilo Luigi Deiró; Nosella, Berilo Luigi Deiró; Moreira, Carina Maria Guimarães; Medeiros, Elen deA presente dissertação propõe analisar a obra Chapetuba Futebol Clube (1959) de Oduvaldo Vianna Filho, para tal, foram levantados debates sobre temas como ‘cultura nacional e popular’, ‘teatro político’ e ‘teatro popular’, tendo como referencial o conceito de nacional-popular de Antonio Gramsci. O conceito refere-se a obras que conseguem satisfazer o gosto estético não só das elites restritas, mas de um maior número de leitores. O filósofo italiano promove uma unificação do público, entendida como ampliação da área de consenso usufruída pela concepção da arte e, portanto, da vidar. Na ótica do presente estudo, esses conceitos apresentam-se como ferramentas importantes para compreensão do período que vai de 1959 até 1964, e sua produção artístico cultural, recorte temporal definido com base no objeto. Quanto a metodologia de análise, utilizamos como inspiração o olhar entre texto e cena proposto por Raymond Williams em sua obra Drama em cena (2010). Na referida obra, Williams desenvolve análises investigativas no âmbito da compreensão dos processos de desenvolvimento histórico das propostas de encenação, num conjunto que inclui: análises textuais, visando o desvendamento e a construção de imagens/imaginárias de encenação no interior dos textos. Com base nesses conceitos, métodos e autores, não exclusivamente, mas predominantemente, a presente pesquisa busca entender as estratégias populares que caracterizaram a obra de Vianinha, na tentativa e eficácia de comunicação, a partir de uma proposição temática. Prática que, segundo nossa hipótese, se iniciou com Chapetuba e viria se estender nas teorias e práticas do CPC.Item Paraíso Zona Norte : apontamentos sobre uma estética cênica.(2015) Medeiros, Elen deA montagem de Paraíso zona norte, de Antunes Filho, em 1989, compila duas peças do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues: A falecida e Os sete gatinhos. Tendo como objeto de análise a realização cênica do diretor brasileiro em relação às peças escritas por Nelson Rodrigues, o objetivo do artigo é apresentar alguns apontamentos sobre a concepção estética cênica do diretor em confronto com a estética dramatúrgica de Nelson Rodrigues.Item Pessoa e Nelson : proposições do drama moderno em Portugal e no Brasil.(2016) Medeiros, Elen de; Penteado, Flávio RodrigoPara pensar as relações entre o drama moderno em Portugal e no Brasil, Fernando Pessoa e Nelson Rodrigues se projetam como nomes centrais do questionamento da forma dramática convencional. Assim, propomo-nos a compreender de que maneira, cada qual com sua proposta estética, os autores possibilitaram a composição de uma forma dramática aberta, repensando o teatro na modernidade. Para tanto, partimos de teorias sobre o drama — Szondi (2011) e Sarrazac (2012) —, na medida em que encontramos nessas formulações elementos para refl exão das obras aqui estudadas.Item Por trás do nariz vermelho : breve história de um palhaço brasileiro.(2017) Santos, Eduardo Dias dos; Pinto, Davi de Oliveira; Pinto, Davi de Oliveira; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Medeiros, Elen de; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Maciel, Paulo Marcos CardosoA partir da experiência de quase duas décadas atuando profissionalmente como palhaço Furreca busquei, na pesquisa de Mestrado, cujo resultado apresento nessa dissertação, a sistematização de conhecimentos construídos por mim sobre o palhaço em uma trajetória, ao longo da qual, me encontrei com diversos outros palhaços, com os quais muito aprendi. Refleti o pensamento de autores que se debruçaram sobre a arte do palhaço, sua história e conceito. Retomando brevemente a história do palhaço e alguns aspectos de sua significação social, fiz, em seguida, aproximações conceituais aos elementos que, a meu ver, constituem esse "ser" curioso e misterioso. A arte do palhaço, no circo tradicional, é generosamente passada de uma geração a outra, partindo desse princípio, entrevistei um dos grandes mestres da palhaçaria brasileira, Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha. Dessas conversas, retirei excertos que complementam as aproximações conceituais fechando um ciclo de saberes. A pesquisa se encerra dando ensejo a outros mergulhos futuros, mais amplos e profundos, no estudo do palhaço brasileiro.Item A pulsão de teatralidade e a sobrevivência do teatro na atualidade.(2016) Medeiros, Elen de; Santos, Matheus Borelli dosEste artigo busca, por meio de uma leitura de O teatro é necessário?, de Denis Guénoun, aproximar as ideias abordadas pelo autor ao conceito de “pulsão de ficção”, forjado por Suzi Frankl Sperper, em uma tentativa de refletir acerca das motivações do espectador contemporâneo ao buscar uma obra teatral. Esse pensamento, apoiado na noção da tríplice mimese, de Paul Ricoeur, irá levantar possibilidades que investigam como um espaço institucionalizado pode proporcionar terreno fértil para o cultivo dessa necessidade humana pela ficcionalização.Item Pulsões da teatralidade : da cena do olhar à fábula do espectador.(2019) Santos, Matheus Borelli dos; Medeiros, Elen de; Medeiros, Elen de; Mandil, Ram Avraham; Valença, Ernesto GomesNa virada para o século XX, o teatro, que teve sua relevância assegurada durante o século XIX, viu-se enfraquecer. Agora, a arte teatral apoiando-se mais no evento relativo à cena do que no texto dramático – onde esteve escorada desde o renascimento até então – deveria levar outros fatores em consideração. Em meio a uma crise, vislumbrando, quiçá, sua própria obsolescência, o teatro teve a oportunidade (talvez a obrigação) de se reavaliar, olharse por outro ângulo, e ao fazê-lo deu-se conta de uma presença que sempre lhe foi essencial, mas só agora se tornava cara: o espectador. Assim, quando Denis Guénoun (2012), já na contemporaneidade, se pergunta se O teatro é necessário? opta por analisar tal necessidade observando não apenas aspectos da realização cênica, mas também aspectos concernentes a existência de um interlocutor, que supostamente integra o acontecimento teatral em resposta a necessidades suas, anteriores ao confronto com a cena. Esta dissertação, impulsionada pelas premissas do autor, se dedica a compreender justamente possíveis aspectos da necessidade do teatro configurada no espectador. Partimos das proximidades entre o surgimento do teatro e o surgimento da humanidade, apontando para um caminho que vincule o “teatral” desde sua produção até sua recepção a traços essenciais do ser humano. Assim, recorremos a um diálogo entre a compreensão de Josette Féral de teatralidade, que privilegia a recepção teatral ao deslocar a constituição do acontecimento cênico para o olhar do espectador, e dois conceitos de pulsão: a pulsão escópica de Freud e Lacan, relativa ao prazer de olhar que existe no confronto do espectador que espia a cena; e a pulsão de ficção, de Suzi Sperber, que diz respeito à reconfiguração da cena pelo espectador, que busca estabelecer uma linearidade fabular a partir do evento visto.Item Senhora dos afogados e uma poética de cena de Antunes Filho.(2016) Medeiros, Elen deTem-se por objetivo principal expor algumas reflexões sobre o trabalho estético de Antunes Filho em sua montagem de Senhora dos afogados, de 2008, pelo CPT (Centro de Pesquisa Teatral). Tendo como base a peça homônima de Nelson Rodrigues, o encenador faz sua leitura particularizada do texto teatral e o transpõe para a cena a partir de uma poética cênica, que tem se desenhado ao longo de sua trajetória enquanto diretor de teatro. Nesse sentido, o que se vê, na montagem, é um diálogo intrínseco entre a poética de cena – pensada e elaborada por Antunes Filho – e a poética dramatúrgica.Item A vertigem rapsódica de Jó : aspectos rapsódicos no espetáculo - O livro de Jó do Teatro da Vertigem.(2015) Medeiros, Elen de; Celestino, PhelippeA partir da noção de rapsódia cunhada pelo dramaturgo e professor francês Jean-Pierre Sarrazac, a investigação se faz sobre as características e os elementos concernentes ao processo, à dramaturgia e à encenação da obra O livro de Jó do grupo paulista Teatro da Vertigem. Tem-se como objetivo expor argumentos que sustentem uma análise que pressupõe tal objeto como uma encenação rapsódica.