Navegando por Autor "Martins Júnior, José Cirqueira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item As contribuições da visualização proporcionada pelo GeoGebra à aprendizagem de funções derivadas em Cálculo I.(2020) Martins Júnior, José Cirqueira; Reis, Frederico da SilvaO presente artigo aborda o ensino e a aprendizagem na disciplina de Cálculo I, em relação aos aspectos proporcionados pela visualização. Propomos investigar algumas contribuições de atividades exploratórias que envolveram gráficos de funções Derivadas com professores que utilizaram o software GeoGebra. Utilizamos a pesquisa Qualitativa que procurou compreender a visão que tais professores tiveram dessas atividades, as formas utilizadas para a coleta dos dados foram os registros de gravações em áudio, das atividades exploratórias e questionários. Nesse contexto, eles fizeram uma experimentação relacionando as atividades com as principais definições que foram sugeridas pelo livro didático utilizado como suporte para a sua elaboração. O estudo aponta que o software GeoGebra contribui para que o professor reflita sobre a sua prática pedagógica quando faz uso das demonstrações e exemplos com gráficos de funções Derivadas, oportunizando aos alunos uma melhor interação e aprofundamento dos principais conceitos que envolvem os gráficos de funções Derivadas.Item Ensino de derivadas em cálculo I : aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra.(2015) Martins Júnior, José Cirqueira; Reis, Frederico da SilvaO presente trabalho objetiva discutir as contribuições da realização de atividades exploratórias para a aprendizagem de diversos conteúdos relacionados a derivadas de funções reais de uma variável real no ensino de Cálculo I, a partir da visualização proporcionada pelo software GeoGebra. O trabalho fundamentou-se teoricamente em estudos sobre a Educação Matemática no Ensino Superior, com foco no Ensino de Derivadas em Cálculo e na Visualização proporcionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM. A pesquisa de campo foi realizada com Professores de Matemática do Ensino Superior, a partir do desenvolvimento de atividades exploratórias de construção e interpretação de gráficos. Para a análise dos dados, foram utilizados os registros e o áudio do desenvolvimento das atividades pelos professores, além de um questionário de avaliação das atividades, aplicado aos professores. Os resultados obtidos apontam que a visualização proporcionada pelo software GeoGebra contribuiu para uma ressignificação de diversos conceitos e propriedades de derivadas que são requisitados na construção de gráficos de funções reais, além de destacar como fundamental, nos processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I, um equilíbrio entre os processos visuais e os processos algébricos.