Navegando por Autor "Martins, Karine Gonçalves"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Variação na escrita do /r/ final : uma análise em textos escritos e dados orais de alunos do ensino fundamental I.(2019) Martins, Karine Gonçalves; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Guimarães, Daniela Mara Lima Oliveira; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Guimarães, Daniela Mara Lima Oliveira; Antunes, Leandra BatistaEsta dissertação tem como objetivo investigar, com vistas a compreender parte do processo de aquisição da escrita, o seguinte fenômeno de variação: realização x não realização do /R/ em coda silábica final, em verbos no infinitivo, na escrita de alunos do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa respalda-se teoricamente na perspectiva psicogenética de compreensão da evolução da linguagem escrita; nas teorias que abordam a relação entre oralidade, fonologia e escrita e na Sociolinguística, mais especificamente na Sociolinguística Educacional. Para a constituição dos corpora foram coletados textos escritos e gravados áudios de dez alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede pública estadual de um distrito da cidade de Mariana- MG. Assim, verificamos as relações entre a fala e a escrita estabelecidas por esses alunos, a fim de compreendermos o fenômeno de variação supracitado, bem como suas hipóteses sobre a escrita. Com base específica no caso de variação investigado, os resultados, quando de uma análise quantitativa, apontam para um baixo índice de apagamento do /R/ na escrita, o que, a princípio, caracteriza pouca influência da fala na escrita dos alunos. No entanto, esses mesmos resultados, quando analisados qualitativamente e, a partir do levantamento de outros tipos de erros presentes nos textos dos alunos cuja motivação encontra-se também na relação entre essas duas modalidades da língua, constatamos que há ainda grande influência da oralidade na escrita das crianças sujeitos desta pesquisa.Item Variação na escrita infantil : realização x não realização do /R/ em coda silábica final.(2020) Martins, Karine Gonçalves; Mendes, Soélis Teixeira do PradoNosso objetivo é, de forma geral, apresentar os resultados da pesquisa de mestrado, realizado no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem, POSLETRAS/UFOP, intitulada “Variação na escrita do /R/ final: uma análise em textos escritos e dados orais de alunos do Ensino Fundamental I” (MARTINS, 2019), a partir da qual buscamos refletir sobre parte do processo de aquisição da escrita pela criança. Nesta pesquisa, respaldamo-nos teoricamente na perspectiva psicogenética de compreensão da evolução da linguagem escrita; nas teorias que abordam a relação entre oralidade, fonologia e escrita e na Sociolinguística, mais especificamente na Sociolinguística Educacional. Para a constituição dos corpora realizamos a coleta de textos escritos e a gravação de áudios de dez alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede pública estadual de um distrito da cidade de Mariana- MG. Com isso, verificamos as relações entre a fala e a escrita estabelecidas por esses alunos, a fim de compreendermos o fenômeno de variação supracitado, bem como suas hipóteses sobre a escrita. Os resultados, quanto à análise quantitativa, apontaram para um baixo índice de apagamento do /R/ na escrita, o que, a princípio, caracterizaria pouca influência da fala na escrita dos alunos. No entanto, ao analisarmos os mesmos resultados qualitativamente e, a partir do levantamento de outros tipos de erros escritos presentes nos textos dos alunos, cuja motivação encontra-se também na relação entre essas duas modalidades da língua, constatamos que há ainda grande influência da oralidade na escrita das crianças sujeitos desta pesquisa.