Navegando por Autor "Martins, Henrique Cordeiro"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Brand radio : la segmentación personalizada como modelo de negocio.(2017) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique CordeiroItem A divulgação científica sobre rádio no Brasil : um estudo da revista Rádio-Leituras.(2019) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique Cordeiro; Avelar, Kamilla MorandoO objetivo deste artigo é analisar as publicações so- bre o rádio e a mídia sonora no Brasil, a partir dos artigos publicados no único periódico brasileiro es- pecializado na temática, a revista Rádio-Leituras, modelo open acess, editada pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Fede- ral de Ouro Preto, com o apoio do Grupo de Pes- quisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Os dados coletados na Rádio-Leituras – 102 artigos de 14 edi- ções, no período de 2010 a 2016, – foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bar- din, 1997), com uma abordagem exploratória para a mineração dos dados com utilização do software ATLAS.TI. A análise dos dados aponta que a revista Rádio-Leituras cumpre o seu papel de abrir espaço para a publicação de artigos sobre rádio e mídia so- nora, mas o estudo não alcança a qualidade destes textos e o impacto do periódico no cenário científico brasileiro e internacional. Mas a pesquisa revela que os temas de estudo sobre rádio mudaram no decor- rer dos anos e com a evolução tecnológica e aponta, ainda, os autores mais citados nos textos, permitindo uma avaliação sobre a base teórica que referencia as investigações sobre o campo. É possível apon- tar também que a revista necessita se ampliar para uma maior internacionalização.Item Podcast : a research trajectory and emerging themes.(2021) Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando; Martins, Henrique Cordeiro21 de outubro de 2004 é a data em que o primeiro podcast brasileiro, Digital Minds, foi para o ar. Em 17 anos, o podcast evoluiu e amadureceu como média. Paralelamente ao seu crescimento como meio, o podcast tem sido objeto de pesquisas e publicações científicas, e hoje é um campo específico de estudos. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender a configuração desse campo científico, a partir das publicações sobre podcasts. O artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o termo podcast e tem como objetivo responder às seguintes questões: Qual a trajetória da pesquisa em podcast? Quais são os temas emergentes? A coleta de dados foi realizada no WoS e resultou em 669 artigos que continham o termo podcast entre os anos de 2005 e 2017, estabelecendo um período de 12 anos de pesquisa. Os resultados mostraram que os podcasts têm sido frequentemente estudados em associação com a Comunicação e outras áreas científicas, como Educação e Saúde, e que os temas encontrados na literatura mais recente têm sido as redes sociais e a participação política.Item A web-rádio como business.(2011) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique CordeiroHá dezasseis anos entrou em funcionamento a primeira web-rádio de que se tem notícia. A Rádio Klif, no Texas, EUA, foi a primeira emissora comercial a transmitir de forma contínua e ao vivo através da Internet, a partir de setembro de 1995. Durante este tempo, foram feitos vários estudos acerca dessa nova modalidade de transmissão radiofônica; no entanto, algumas perguntas ainda não têm resposta precisa: A web-rádio é um negócio lucrativo? Web-rádio dá dinheiro? A pulverização das web-rádios pulveriza também os investimentos publicitários? O objetivo deste artigo é sistematizar argumentos teóricos e empíricos sobre a web-rádio e o business e, a partir de pesquisa realizada na web-rádio brasileira Pelo Mundo, entender como se configuram as formas de lucratividade pela radiofonia na web.