Navegando por Autor "Martins, Charles de Abreu"
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Item Determining the conditions for dynamic recrystallization in hot deformation of C–Mn–V steels and the effects of Cr and Mo additions.(2014) Martins, Charles de Abreu; Poliak, Evgueni; Godefroid, Leonardo Barbosa; Fonstein, NinaThe refinement of microstructure and its homogeneity during controlled hot strip rolling is primarily achieved by controlling the austenite recrystallization before its transformation during accelerated cooling. The paper describes the methodology to determine the deformation conditions favorable for dynamic recrystallization (DRX). Using this methodology it becomes possible to delineate the conditions for postdeformation static and metadynamic recrystallization as well. The work is based on viscoplastic power law formalism applied to steady state flow within wide range of deformation temperatures and strain rates. Two equations of the same form but with different coefficients can be used depending on whether the steady state flow is controlled by dynamic recovery (DRV) or DRX. The transition from DRV- to DRX at the corresponding value of Zener-Hollomon parameter Zt can be viewed as the demarcation between static and metadynamic recrystallization occurring after deformation. The approach is illustrated using low carbon Mn–V steel. Alloying with Cr and especially with Mo suppresses DRX and MDRX as manifested by increasing Zt.Item Efeitos das adições de Mo+V e Ti+Nb na microestrutura e propriedades mecânicas de um aço C-Mn-Cr multifásico submetido a processamento termomecânico.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Martins, Charles de Abreu; Godefroid, Leonardo BarbosaFoi realizada uma avaliação comparativa da estrutura e propriedades mecânicas de aços CMn-Cr com Mo+V e Ti+Nb submetidos a processamento termomecânico em escala industrial. Inicialmente, foi avaliado o comportamento de um aço C-Mn-V, quatro com adições crescentes de Cr e dois com adições crescentes de Mo, quando submetidos a ciclos térmicos em dilatometria, onde variou-se a temperatura de encharque e a taxa de resfriamento, o que permitiu elaborar os diagramas de transformação em resfriamento contínuo (TRC). Em seguida, esses sete aços foram submetidos a processamento termomecânico em escala piloto. Os resultados obtidos em dilatometria e laminação piloto auxiliaram no desenvolvimento em escala industrial de dois aços com os mesmos níveis de C, Mn e Cr: um com adições de Mo+V e outro com Ti+Nb. Para caracterização dos aços avaliados, tanto em dilatometria como em laminação piloto e industrial, foram realizadas análises via microscopias ótica, eletrônica de varredura e eletrônica de transmissão, além de ensaios de microdureza. Adicionalmente, para os produtos laminados, também foram realizados os ensaios de compressão a quente, tração e de expansão de furo, além de análise estrutural complementar via análise por difração de elétrons retroespalhados (EBSD) para as amostras industriais. Os resultados obtidos via dilatometria e laminação piloto, mostraram que a presença do Cr e Mo aumentaram a temperabilidade do aço C-Mn-V e limitaram a precipitação de compostos de V, chegando a inibir a precipitação nos aços com 0,75% Cr ou 0,50% Mo. Ambos os aços produzidos industrialmente apresentaram características mecânicas e estruturais que os capacitam para aplicações na indústria automotiva que exijam alta resistência mecânica e boa conformabilidade, sendo que o aço com Ti-Nb se enquadrou na classe de 800MPa e o aço com Mo-V na classe de 700MPa. Este resultado superior do aço com Ti-Nb foi devido principalmente ao refinamento do grão final e ao endurecimento por precipitação.