Navegando por Autor "Martins, Caroline Morato"
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Item Exempla e Memoria : a construção de um repertório de personagens femininas em Tito Lívio e Tácito.(2023) Martins, Caroline Morato; Faversani, Fábio; Faversani, Fábio; Agnolon, Alexandre; Joly, Fábio Duarte; Silva, Semíramis Corsi; Azevedo, Sarah Fernandes Lino deMulheres lendárias e reais da Antiguidade foram temas de representação em obras antigas de diferentes gêneros e períodos. Esta tese tem o objetivo de discutir a construção da memória sobre personagens femininas por meio de duas narrativas específicas escritas sobre e sob períodos distintos da História de Roma, porém especialmente conectados. Para tal, buscamos compreender a influência da tradição exemplar nas obras dos dois autores estudados, o contexto histórico específico de transição da República e instauração do Principado romano bem como alguns conceitos fundamentais para os problemas abordados, como os de allelopoiesis, exemplum, fama, repertório, pudicitia e retrato. Uma obra estudada é a Ab urbe condita, de Tito Lívio e a outra é os Annales, de Tácito. Nossa intenção é demonstrar como a modelação de exempla femininos e o emprego da exemplaridade se dá de forma similar em ambas as obras. Além disso, buscamos entender como uma crítica e preocupação com a regulação do comportamento feminino mostra-se relevante para o período de início do Império Romano e como as duas obras conectam tal crítica à tópica de uma decadência moral de Roma.Item Post Mortem Uiuere : fronteiras sociais e arte funerária na cena Trimalchionis (Satyricon, 29-78).(2018) Martins, Caroline Morato; Faversani, Fábio; Faversani, Fábio; Joly, Fábio Duarte; Agnolon, AlexandreNesta pesquisa investigamos a representação da integração entre grupos sociais romanos nas descrições imagéticas, principalmente aquelas com temática fúnebre, contidas na narrativa do Satyricon, fonte latina do século I d.C. Centrando na Cena Trimalchionis (Sat. 29-78), episódio em que um liberto rico, chamado Trimalquião, oferece um banquete em sua casa luxuosa, apresentaremos como a narrativa desta obra carrega em suas descrições, imagens ou écfrases, uma mistura propositalmente indecorosa de elementos artísticos. Será explorado centralmente como o tema da morte possui relevância na Cena Trimalchionis, sendo importante para o estudo das imagens verbais observadas neste episódio. Demonstraremos nessa análise como tal mistura indecorosa de elementos artísticos - havendo uma preponderância, portanto, do tema fúnebre nestes elementos – é construtora do caráter irônico e crítico da obra. Neste sentido, indicaremos como, mais do que uma crítica ao grupo de libertos, ou aos nouveau riche, a obra representa uma crítica dissimulada a uma elite romana viciosa e desmoderada, segundo a visão aristocrática do autor do Satyricon, um cortesão à época de Nero. Em nossa perspectiva, sustentamos que a crítica a uma elite imperial é dissimulada por meio da representação de grupos subalternos e de uma representação da integração entre grupos sociais distintos ao longo da narrativa. Ademais, averiguaremos a representação de um compartilhamento social, traçando paralelos entre a imagética presente no Satyricon e a arte funerária romana encontrada em túmulos atestados arqueologicamente.