Navegando por Autor "Lopes, Roberto Precci"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia.(2016) Araújo, Wilson José de; Lopes, Roberto Precci; Oliveira Filho, Delly; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Oliveira, Rubens Alves deA partir do estudo de uma disciplina regular do curso de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial, para introdução do método de ensino conhecido como “Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia. Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda, uma metodologia para organização dos grupos de estudantes em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e troca de conhecimentos pelo PBL.