Navegando por Autor "Lopes, Celi Aparecida Espasandin"
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Item Análise de trajetórias de professores que ensinam probabilidade e estatística com auxílio do software Iramuteq.(2020) Barbosa, Geovane Carlos; Santos, Sidney Silva; Tinti, Douglas da Silva; Lopes, Celi Aparecida EspasandinCompreende-se que, para que o ensino da estatística e da probabilidade cumpra sua função de instrumento modificador, a formação continuada assume um papel essencial, sobretudo quando são propostos espaços formativos que superem a lógica da racionalidade técnica. Nesse direcionamento, o presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva (auto)biográfica, que tem por objetivo analisar narrativas (auto)biográficas de professores que ensinam probabilidade e estatística na educação básica, tomando como suporte o software IRAMUTEQ. As narrativas que compõem o corpus de análise foram produzidas durante o primeiro módulo de um curso de formação continuada no formato EaD, gratuito, que focaliza diferentes práticas pedagógicas para o ensino da estatística. Participaram dez docentes que ensinam estatística nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Como estratégia de análise tomaram-se como base estatísticas textuais clássicas, a nuvem de palavras e a análise de similitude. As análises lexicográficas do corpus textual das narrativas evidenciaram possíveis categorias que emergiram diretamente dos dados, das quais se elegeram “Formação”, “Atuação profissional” e “Anseios e expectativas” como eixos de análise. Os resultados deste estudo possibilitam enfatizar que as narrativas, quando utilizadas em processos de formação continuada de professores que ensinam probabilidade e estatística, podem auxiliar o docente na (re)construção da identidade do educador estatístico. Além disso, permitiram refletir sobre a importância da confrontação do conhecimento estatístico com os contextos sociais, para diferenciar as práticas educativas em matemática e estatística.Item Análise de trajetórias de professores que ensinam Probabilidade e Estatística com auxílio do Software Iramuteq.(2020) Barbosa, Geovane Carlos; Santos, Sidney Silva; Tinti, Douglas da Silva; Lopes, Celi Aparecida EspasandinCompreende-se que, para que o ensino da estatística e da probabilidade cumpra sua função de instrumento modificador, a formação continuada assume um papel essencial, sobretudo quando são propostos espaços formativos que superem a lógica da racionalidade técnica. Nesse direcionamento, o presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva (auto)biográfica, que tem por objetivo analisar narrativas (auto)biográficas de professores que ensinam probabilidade e estatística na educação básica, tomando como suporte o software IRAMUTEQ. As narrativas que compõem o corpus de análise foram produzidas durante o primeiro módulo de um curso de formação continuada no formato EaD, gratuito, que focaliza diferentes práticas pedagógicas para o ensino da estatística. Participaram dez docentes que ensinam estatística nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Como estratégia de análise tomaram-se como base estatísticas textuais clássicas, a nuvem de palavras e a análise de similitude. As análises lexicográficas do corpus textual das narrativas evidenciaram possíveis categorias que emergiram diretamente dos dados, das quais se elegeram “Formação”, “Atuação profissional” e “Anseios e expectativas” como eixos de análise. Os resultados deste estudo possibilitam enfatizar que as narrativas, quando utilizadas em processos de formação continuada de professores que ensinam probabilidade e estatística, podem auxiliar o docente na (re)construção da identidade do educador estatístico. Além disso, permitiram refletir sobre a importância da confrontação do conhecimento estatístico com os contextos sociais, para diferenciar as práticas educativas em matemática e estatística.Item O ensino de Matemática na transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental : memórias narradas por um grupo de alunos do 7° ano.(2022) Mendes, Thamirys Evangelista; Tinti, Douglas da Silva; Nunes, Célia Maria Fernandes; Tinti, Douglas da Silva; Nunes, Célia Maria Fernandes; Lopes, Celi Aparecida Espasandin; Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi; Neves, Inajara de Salles VianaO processo de transição escolar dos Anos Iniciais (AI) para os Anos Finais (AF), do 5o para o 6o ano do Ensino Fundamental, pode ser uma mudança muito difícil e confusa. Os alunos se deparam com uma realidade totalmente nova. O contato com diversos professores requer um novo comportamento dos estudantes, além dos laços de afetividade que se modificam. A presente pesquisa tem como questão de investigação: o que um grupo de alunos do 7o ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto revela sobre o período de Transição Escolar dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental e sobre o Ensino da Matemática nesse processo? E temos como objetivo geral investigar o que revela um grupo de alunos do 7o ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto sobre o Ensino de Matemática no período de transição escolar dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo assume a perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi realizada com um grupo de alunos do 7o ano de uma escola da rede municipal de Ouro Preto, e considerou como fonte de dados as produções textuais desse grupo. Os participantes foram incentivados a refletir sobre o processo de transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental, tal como seus medos e receios para essa nova etapa. Também foram indagados a respeito das aulas de Matemática nos respectivos anos de ensino (como eram os conteúdos e as metodologias utilizadas pelos professores, as recordações que tinham desses momentos e o que poderiam aconselhar para os novos egressos). Posteriormente, fizemos uma análise dos textos coletados utilizando o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), no qual buscamos eixos analíticos para fundamentar a pesquisa. O software nos forneceu quatro categorias divididas em dois grupos: no Grupo A, estão relacionadas as expressões que nos remetem ao processo de Transição Escolar em si e, no Grupo B, estão relacionadas as expressões que nos remetem aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática no período de transição escolar. De fato, esse processo, pode ser uma etapa desafiadora na vida da comunidade escolar. Dessa forma, a partir dos relatos que foram obtidos dos alunos participantes da referida pesquisa, contatou-se que muitas das dificuldades enfrentadas nessa transição poderiam ser evitadas. Como marcas da transição, encontramos, diante das produções dos alunos, dificuldade de adaptação em relação a mudança brusca do ritual pedagógico em função da ruptura existente entre a rotina escolar dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Outro fator que encontramos é o sentimento de medo, bastante evidenciado entre os participantes, de não dar conta dos conteúdos, de copiar as matérias e obter insucesso escolar (notas/reprovação).Item Formação de professores que ensinam matemática : um balanço de 25 anos de pesquisa brasileira.(2002) Fiorentini, Dario; Nacarato, Adair Mendes; Ferreira, Ana Cristina; Lopes, Celi Aparecida Espasandin; Freitas, Maria Teresa Menezes; Miskulin, Rosana Giaretta SguerraEste artigo apresenta um balanço da pesquisa brasileira em 112 teses e dissertações produzidas no período 1978-2002, cujo objeto de estudo é a formação ou o desenvolvimento profissional do professor. Distribuindo os trabalhos em três focos temáticos – formação inicial, formação continuada e outros, o texto descreve e analisa essa produção detalhando-a em vários subfocos. Produz ainda um balanço síntese das dissertações e teses no qual aponta uma mudança paradigmática de concepções e métodos associados à temática a partir da década de 90, é indica temas e perspectivas aos quais fazem falta investimento e aprofundamento da investigação.Item Insubordinando criativamente a indisciplina na perspectiva da etnomatemática : um estudo qualitativo com professores de matemática.(2021) Leite, Leonardo Rodrigues; Rosa, Milton; Tinti, Douglas da Silva; Rosa, Milton; Tinti, Douglas da Silva; Lopes, Celi Aparecida Espasandin; Orey, Daniel ClarkA disciplina estudantil existe desde o começo da humanidade, com isso, os métodos disciplinares empregados se modificaram ao longo dos anos originando o emprego de estratégias culturalmente irrelevantes para a manutenção da disciplina. Assim, este estudo buscou explorar as opiniões de 8 (oito) professores de Matemática, em 3 (três) escolas estaduais e em 1 (uma) escola particular, em duas cidades distintas, da Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova, em Minas Gerais, sobre as abordagens relacionadas com a disciplina vivenciadas nas escolas em termos de políticas públicas e prática docente. Em particular, este estudo procurou obter informações sobre o dia-a-dia desses professores, bem como de suas experiências e pontos de vista em relação à implantação dos regulamentos relacionados com a disciplina estudantil. A problemática desse estudo está relacionada com a questão de investigação: Como os professores de Matemática podem compreender a indisciplina dos alunos como um aspecto positivo que possa auxiliá-los na transformação da própria prática docente de acordo com as perspectivas da Etnomatemática e da Insubordinação Criativa? Os dados foram coletados por meio da utilização de dois questionários (inicial e final), de quatro entrevistas semiestruturadas, de um grupo focal adaptado e do diário de campo do professor-pesquisador. A análise dos dados dessa pesquisa qualitativa foi realizada por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Nessa teoria, a codificação aberta identificou os códigos preliminares que foram agrupados conceitualmente para a elaboração de três categorias e duas subcategorias conceituais, que propiciaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Assim, esses resultados mostraram que os participantes desse estudo puderam compreender a indisciplina dos alunos como um aspecto positivo que pudesse auxiliá-los na transformação da própria prática docente de acordo com as perspectivas da Etnomatemática e da Insubordinação Criativa. Além disso, para esses participantes, os conceitos de Etnomatemática e a sua conexão com a Insubordinação Criativa, a disciplina e a indisciplina podem estar relacionados com a flexibilização das normas e regras impostas no ambiente escolar sem que discussões prévias sejam realizadas com os alunos e, também, com a contraposição aos educadores que visam excluir os discentes das decisões tomadas no processo educacional. Desse modo, esses participantes se conscientizaram sobre a Etnomatemática como uma ação pedagógica que busca a proposição de uma prática docente que possibilite a valorização e o respeito aos conhecimentos matemáticos que os alunos trazem de seu cotidiano. Essa pesquisa também originou um Produto Educacional, no formato de um caderno de sugestões, direcionado para professores, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, supervisores, formadores de professores e demais interessados nessa temática. Nesse sentido, é importante que o professores de Matemática reflitam sobre a própria prática docente na perspectiva da Etnomatemática, como uma ação pedagógica intercultural e interdisciplinar, e da Insubordinação Criativa como uma flexibilização das normas e regras comportamentais, com o objetivo de provocar os limites disciplinares praticados nas escolas.Item Overview of Brazilian research on statistics education involving teachers : methodological paths and training contexts.(2021) Tinti, Douglas da Silva; Lopes, Celi Aparecida EspasandinThis article aims to analyze Brazilian research on statistics education involving teachers to highlight methodological trends and training contexts mobilized by such research. To this end, a survey was carried out in the Dissertation and Thesis Bank of CAPES, considering the descriptor "Statistical Education” and the 2013–2018 timeframe. A total of ninety-nine studies were found, twenty of which met the proposed objective. This is a documentary and bibliographic study, in which an interpretative approach was adopted using the technique of content analysis. The data analysis verified that nine of those studies did not lead to training processes with teachers. In addition, the analysis of the other eleven studies, which led to training, revealed an intrinsic relationship between the methodological path and the training contexts reported. This demonstrated the expressiveness of training contexts based on epistemology of collaboration, that is, those contexts that both give voice and listen to teachers and recognize them as producers of knowledge. Conversely, we identified two research studies that shaped the training considering the paradigm of technical rationality, and designed training courses to address certain content/concepts that teachers supposedly do not master. It was evidenced that the conception of teacher training has a direct and explicit relationship with the organization of the training spaces outlined. Finally, we identified one research study based on epistemology of practice, which focuses on the understanding of knowledge mobilized in teaching practice.Item O software IRAMUTEQ e a análise de narrativas (auto)biográficas no campo da educação matemática.(2021) Tinti, Douglas da Silva; Barbosa, Geovane Carlos; Lopes, Celi Aparecida EspasandinObjetiva-se neste artigo evidenciar as contribuições do uso do software IRAMUTEQ como ferramenta de análise de narrativas (auto)biográficas no campo da Educação Matemática. O corpus de análise é composto por 34 narrativas, em que futuros pedagogos da Universidade Federal de Ouro Preto narram suas trajetórias com a Matemática, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Tais narrativas foram produzidas durante o desenvolvimento de uma disciplina do curso de Pedagogia em que se discutem os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Como estratégia de análise, selecionaram-se a nuvem de palavras e a análise de similitude. A utilização desses recursos analíticos possibilitou ampliar o olhar para as características das narrativas, por meio da formação de categorias e subcategorias, que emergem das ligações entre as palavras com maior frequência. Concluiu-se que o uso de softwares como o IRAMUTEQ precisa ser ampliado e discutido no âmbito da Educação Matemática, sobretudo em pesquisas com fontes (auto)biográficas.