Navegando por Autor "Lino, Sulamita Fonseca"
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Item A arquitetura moderna latino-americana nas publicações do MoMA : uma modernidade inventada?(2011) Lino, Sulamita FonsecaEste trabalho aborda a maneira como o movimento moderno na America Latina foi apresentado em duas publicações do Museum of Modern Art (MoMA): “Brazil Builds: Architecture New and Old” (1943) e “Latin American Architecture since 1945” (1955). Nessas publicações os historiadores e críticos da arquitetura norte-americanos apresentaram uma hipotética difusão da arquitetura moderna na América Latina. A revisão dessa literatura na contemporaneidade nos apresenta as seguintes perguntas: a arquitetura latino-americana estava realmente de acordo com as questões da modernidade internacional? Ou, para os historiadores e críticos americanos e para os arquitetos locais, tudo isso não passou de uma modernidade inventada?Item Avaliação do desempenho térmico do edifício da Escola Municipal do projeto de reassentamento de Bento Rodrigues, Mariana - MG.(2021) Araújo, Raissa Martins da Silva; Gomes, Adriano Pinto; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Gomes, Adriano Pinto; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Lino, Sulamita Fonseca; Souza, Henor Artur de; Lage, Carmem MirandaO estudo do comportamento térmico de edificações tem-se mostrado cada vez mais importante na busca por um ambiente equilibrado termicamente, favorecendo o conforto dos usuários e consequente maior rendimento das atividades a serem desenvolvidas no local. Assim, a busca por um desempenho térmico satisfatório para determinado projeto passa pela escolha correta de materiais e estratégias de construção a fim de se alcançar uma condição térmica adequada, utilizando um sistema eficiente de ventilação, resfriamento ou aquecimento, com um projeto arquitetônico que seja adequado às variáveis climáticas locais. A presente pesquisa tem por objetivo analisar o desempenho térmico do edifício da Escola Municipal de Bento Rodrigues, do Reassentamento de Bento Rodrigues, Mariana, MG, por meio de simulação computacional realizada no software EnergyPlus e, posteriormente, simulação paramétrica do caso crítico utilizando a ferramenta jEPlus. De acordo com a análise realizada, todas as 12 salas de aula presentes na escola atendem, de modo geral, ao critério de desempenho térmico mínimo, exceto a sala de aula 12, que apresenta as maiores temperaturas sob condição padrão. Assim, ela é submetida às análises paramétricas no jEPlus. Nessas simulações, são utilizados os parâmetros originais do projeto e outras opções de composição técnica e de construção, de orientação solar e de taxas de renovação de ar por hora, a fim de se obter os casos mais favoráveis para um desempenho térmico adequado. Para o verão, sob condição padrão e absortância solar α = 0,3, apresentaram o melhor desempenho térmico: o fechamento vertical composto por placa de gesso + lã de rocha + placa cimentícia; a cobertura composta por laje maciça + câmara de ar + telha metálica + poliuretano + telha metálica; o piso cerâmico; a orientação solar voltada 180° para norte e 10 ren/h. E para o inverno, as diferenças em relação ao verão são quanto ao piso, em que a madeira se mostra com desempenho mais satisfatório, e à orientação solar em 0° para sul e 1 ren/h.Item Dibujo (experimental) de arquitectura.(2019) Lino, Sulamita Fonseca; Cristeli, Priscila; Nunes, NatáliaEl presente trabajo tiene como objetivo presentar los resultados parciales de una investigación realizada a través de experiencias didácticas implementadas en el marco de la carrera de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Federal de Ouro Preto, Brasil. Hay que tener en cuenta que el diseño de arquitectura es determinado por la necesidad de representación técnica, lo cual le quita, en principio, el carácter experimental. A partir de esta constatación indagamos: ¿es posible aunar los dibujos de representación y concepción de la arquitectura y los procesos y técnicas que se utilizan en el campo de las artes plásticas? En el nivel metodológico, hemos dividido este trabajo en tres etapas. La primera comenzó con el estudio de croquis de creación y representación arquitectónica. La segunda abarca experiencias relacionadas al dibujo y a la percepción del espacio realizadas en el casco histórico de Ouro Preto. La tercera etapa consistirá en la realización de talleres libres con estudiantes de arquitectura volcados hacia la experimentación y según las tres directrices consideradas por ahora en lo que concierne al dibujo: creación, representación y percepción.Item O feio como categoria estética.(2015) Lino, Sulamita Fonseca; Freitas, Romero AlvesEste trabalho tem como objetivo fazer um estudo do feio como categoria estética. Para isso, o ponto de partida foram dois textos nos quais o tema do feio foi colocado em evidência pela primeira vez: em alguns trechos da obra Laocoonte de Lessing e na Estética do feio de Rosenkranz. Em um primeiro momento, foram elaborados estudos na história da estética, ou seja, procuramos nos textos filosóficos autores que tenham tratado da relação entre o belo e o feio. Em seguida, foi desenvolvido um estudo sobre a obra Estética do feio, no qual, devido ao volume do texto, optamos por fazer um recorte sobre a relação entre o feio como categoria estética e a questão das artes plásticas. Por fim, foi proposta uma aproximação entre o feio e a representação da natureza nas artes plásticas no pensamento de Rosenkranz e a maneira como essa questão fora abordada por Courbet e Paul Klee – esses artistas foram escolhidos porque, além do trabalho pictórico, também escreveram sobre uma possível desconsideração da beleza em prol da sensação do artista.Item O sublime e a pintura : entre a sensação no tempo e a destruição da beleza.(2021) Lino, Sulamita FonsecaA pintura de Barnett Newman Vir heroïcus sublimis (1950) e seu texto The Sublime is Now (1950) foram referências para o debate sobre o sublime e pintura em autores como Lyotard, Danto e Saint Girons. Além disso, o pintor destaca sua leitura da obra de Burke. Este trabalho pretende analisar, a partir do encontro de todas essas referências, como se deu a aproximação da pintura com o sublime no âmbito da filosofia.Item O teatro de tradição ibérica na América Portuguesa na primeira metade do século XVIII : arquitectura e repertório.(2013) Lino, Sulamita Fonseca; Brescia, RosanaO primeiro espaço permanente dedicado às representações teatrais em Portugal foi construído em finais do século XVI por Fernando Díaz de la Torre, espanhol residente em Lisboa. Ao longo do século seguinte, inúmeras companhias espanholas se apresentaram em Portugal, divulgando o amplo repertório seiscentista castelhano que influenciaria de forma inexorável o teatro produzido em terras lusas. Naturalmente, os edifícios teatrais de Lisboa seguiam a mesma tipologia dos corrales de comedias espanhóis. No que diz respeito à América Portuguesa, os primeiros registos de teatros públicos permanentes datam do início do século XVIII, e, segundo a documentação ainda preservada, não somente os edifícios apresentavam algumas características da arquitectura teatral desenvolvida na Península Ibérica nos séculos precedentes como também o repertorio castelhano parece ter sido amplamente difundido no ultramar português. O presente artigo pretende analisar alguns aspectos relativos à actividade teatral desenvolvida na América Portuguesa nas primeiras décadas do século XVIII, em especial, a arquitectura teatral empregada e o repertório representado nos dois teatros permanentes construídos durante o reinado de D. João V: o teatro do Rio de Janeiro e a primeira Casa da Ópera de Vila Rica.