Navegando por Autor "Lima, Jacqueline Aline Botelho"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Hegemonia couraçada de coerção : contribuições gramscianas na análise da relação Estado-Sociedade Civil.(2013) Barboza, Douglas Ribeiro; Lima, Jacqueline Aline BotelhoO artigo busca resgatar as contribuições do marxista italiano Antonio Gramsci nas análises sobre a relação Estado-sociedade civil. Destaca-se a crítica gramsciana à utopia liberal da existência de um Estado cujas funções se limitariam à tutela da ordem pública e do respeito às leis eas reflexões acerca de como o crescente protagonismo dos movimentos que despontavam das iniciativas populares favoreceram a expansão da sociedade civil e revolucionaram totalmente a concepção do Estado. Por fim, abordaremos a afirmação da relação de identidade-distinção entre sociedade civil e sociedade política e da necessidade da reabsorção da sociedade política na sociedade civil para a eliminação da divisão entre governantes e governados.Item Processo de formação crítica e processo social : a questão da ideologia em Gramsci.(2012) Barboza, Douglas Ribeiro; Lima, Jacqueline Aline BotelhoO presente artigo objetiva, a partir das reflexões gramscianas acerca da ideologia, analisar como o processo de formação crítica (de intervenção ativa e consciente no processo da história do mundo) é o resultado de um processo social, de uma formação político-ideológica. Parte-se da crítica gramsciana ao equívoco de se atribuir uma relação não-dialética de causa e efeito entre estrutura e superestrutura, reflexão esta consubstanciada pelos debates sobre os conceitos de ideologia e consciência em Marx e Engels e a concepção positiva de ideologia no pensamento do marxista italiano. Por fim, ao tratar-se a hegemonia como a responsável por guiar o processo de afirmação e difusão das ideologias, resgata-se a importância da compreensão gramsciana da indissociabilidade entre luta política, luta econômica e luta ideológica para uma melhor apreensão da realidade social contemporânea.