Navegando por Autor "Lima, Fernanda Luiza Teixeira"
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Item Batalhas pela memória : verdade, reparação e justiça nas narrativas historiográficas e fílmicas sobre a ditadura chilena (1973- 2015).(2015) Lima, Fernanda Luiza Teixeira; Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira; Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira; Reis, Mateus Fávaro; Freitas Neto, José Alves deA proposta deste trabalho é investigar as diversas memórias construídas sobre a ditadura chilena por meio da análise das narrativas historiográficas chilenas e de quatro filmes: Machuca (Andrés Wood, 2004), Tony Manero (Pablo Larraín, 2008), NO (Pablo Larraín, 2012) e Nostalgia de la Luz (Patrício Guzmán, 2012). Produzidos no Chile e entendidos aqui como “Lugares de Memória” por resguardarem e discutirem o golpe militar chileno. Analisamos a historiografia e o cinema a fim de enfatizar as diferenças nas concepções de verdade, reparação e justiça que guiaram suas produções. Nossa hipótese é que as estratégias mais adotadas nos países latino-americanos sobre as memórias da ditadura em períodos democráticos apresentem soluções que hierarquizam esses três elementos, fazendo com que um modifique o outro. Desse modo, algumas perguntas de fundo subjazem: Qual seria o papel da História nesse quadro? Como defender uma comissão da verdade se há pouco tempo vários intelectuais disseram que a verdade não existia? Como avaliar esse compromisso com a verdade na historiografia chilena? E como a justiça aparece? Como reparar as pessoas que sofreram com a ditadura? Tendo essas perguntas como premissa, buscamos efetivamente responder por que o tema da ditadura serve mais do que nunca de enredo na construção dos filmes e dos textos de História desses países. É possível mapear a experiência pessoal do diretor e do historiador como forma de se pensar a maneira pela qual ele aborda a experiência maior de uma coletividade? Esses dois caminhos refletem não apenas diferentes “maneiras de lembrar”, como também, segundo acreditamos, escolhas políticas distintas no que se refere à forma de se lidar com a violência política do passado chileno recente. Nossa pesquisa configura-se dentro de um cenário envolto na tensão entre a ‘memória viva’ e a ‘história escrita’ visando ao presente.Item Pelos olhos de uma criança : as ditaduras militares latino-americanas no cinema contemporâneo.(2013) Lima, Fernanda Luiza Teixeira; Fernandes, Luiz Estevam de OliveiraNeste artigo, refletimos sobre como alguns cineastas têm retratado o passado recente das ditaduras militares em seus filmes. Abordaremos o tema a partir de um recorte bastante comum adotado por alguns filmes: a estratégia discursiva de montar filmes a partir do olhar de protagonistas crianças. Para isso discutiremos o debate entre história e cinema e analisaremos os filmes: Kamchatka (Marcelo Piñeyro, Argentina, 2002), Machuca (Andrés Wood, Chile, 2004) e O ano em que meus pais saíram de férias (Cao Hamburguer, Brasil, 2006). Verificaremos como, ao lidar com “passados doloridos”, com um objeto ainda quente, o olhar infantil enreda a narrativa em uma aura de inocência perdida e de fim de ilusões infantis por meio de uma experiência traumática. E o trauma pessoal passa a ser a metonímia (muitas vezes autobiográfica) daquilo que é visto como um trauma coletivo.