Navegando por Autor "Laureano, Fernando Verassani"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Evaluation of susceptibility for terrain collapse and subsidence in karst areas, municipality of Iraquara, Chapada Diamantina (BA), Brazil.(2018) Salles, Lucas de Queiroz; Galvão, Paulo Henrique Ferreira; Leal, Luiz Rogério Bastos; Pereira, Ricardo Galeno Fraga de Araujo; Purificação, Carlos Gleidson Campos da; Laureano, Fernando VerassaniThe morphological evolution of the karstic systems is associated with a set of physical and chemical processes, triggered by the dissolution of the rocks, related to percolation of groundwater and surface water, which consequently open underground voids and carve out peculiar forms of relief. Due to environmental and geotechnical aspects, this system is naturally more fragile and vulnerable than other natural systems and, therefore, has increasingly received the attention of the scientific community over the past decades. The objective of the study was to delimit zones with varying degrees of susceptibility for collapses and subsidence of sinkholes in the municipality of Iraquara, Chapada Diamantina (BA), Brazil, and to understand their geological and morphological determinant factors. Geological data, karst phenomenon map, and visual analysis in the field were used to categorize zones with different types of susceptibilities to the nucleation of new sinkholes based on a Hazard Index. This index was defined from the sum of geological hazard factors, lineament density, and sinkhole density. The areas that presented the highest susceptibility for terrain collapse and subsidence corresponded to regions where carbonate rocks outcrop, with high density of photolineaments and 2.62 sinkholes/km2. Processes associated with terrain collapse and subsidence in karst areas consisted of a combination of various factors, hindering precise predictions. However, zones of different types of susceptibilities to terrain collapse and subsidence can be delimited when the relationships between these processes and their factors are understood. The Hazard Index proposed does not provide quantitative values for the probability of hazard susceptibility, but rather indicates areas that are more susceptible to terrain subsidence and collapse.Item O uso da agroecologia no ensino de ciências sob a perspectiva da extensão rural : uma proposta de manual de apoio didático-pedagógico aos professores.(2016) Souza, Gisele Rodrigues; Moreira, Leandro Marcio; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Moreira, Leandro Marcio; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Souza, Gilmar Pereira de; Laureano, Fernando VerassaniEsta pesquisa foi realizada durante o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental nas escolas urbanas municipais sobre as atividades de manejo integrado da elódea na Lagoa da Bagagem em São Gonçalo do Pará – MG. O objetivo principal foi criar um material paradidático sobre agroecologia, agricultura convencional e ecologia para apoio didático pedagógico aos professores sob a perspectiva da extensão rural, que os permitirá trabalhar conceitos científicos de forma contextualizada e participativa. Para a construção do material paradidático foi realizada uma pesquisa participativa com abordagem qualitativa como metodologia, o que proporcionou dados e conhecimentos para produzir um material mais adequado à realidade local. O público alvo foram quatro supervisoras e os alunos de duas escolas do Ensino Fundamental I. As atividades da pesquisa envolveram reuniões, palestra e entrevista com as supervisoras, palestra e concurso para os alunos. Os resultados mostraram que, inicialmente, houve dificuldade das supervisoras e professoras em abordarem temas científicos, problematizar a realidade e incorporá-la no currículo escolar. Porém, a medida que o projeto de educação ambiental foi se desenvolvendo e principalmente após a participação dos alunos, que demonstraram fortemente o interesse pelo estudo de temas locais e relacionados ao cotidiano da comunidade, identificamos fatores que repercutiram positivamente no desenvolvimento do projeto. Entre esses fatores destacamos: a associação da prática extensionista e a construção coletiva do conhecimento na escola a partir da problematização da realidade; descentralização e democratização dos processos de planejamento e execução do projeto; proposta interdisciplinar utilização de espaços não formais e a divulgação e socialização do projeto. Esses resultados subsidiaram a criação de um manual denominado "Agroe(s)cologia: agroecologia na escola", destinado aos professores, com sugestões de atividades teóricas-práticas, divididas em quatro grandes temas recorrentes no município: a Lagoa da Bagagem, solo e agricultura, fertilizantes e agrotóxicos.