Navegando por Autor "Jara Figueroa, Paola Mercedes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Proposta de modelo didático de ensino-aprendizagem de leitura baseado no enfoque sócio semiótico para o ensino fundamental e a região latino-americana.(2020) Jara Figueroa, Paola Mercedes; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Santorum, Karen Andresa TeixeiraA presente pesquisa visa apresentar ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem uma proposta de Modelo Didático baseado no enfoque sócio semiótico para o ensino-aprendizagem de leitura no ensino fundamental e na região latino-americana. O objetivo desta é propor um Modelo Didático (ESCUDERO, 1981; GARCÍA, 2000; LARRIBA, 2001; JIMÉNEZ, 1991; MEDINA, 1982) baseado no enfoque sócio-semiótico (CHRISTIE, 2004, 2005; CHRISTIE e DEREWIANKA, 2008; GIBBONS, 2002; HALLIDAY, 1982; HALLIDAY, MCINTOSH, STREVENS, 1964; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 1985, 1994, 2004, 2014; HASAN, 2011; ROSE, 2008, 2010, 2015; ROSE e ACEVEDO, 2017; MICKAN, 2012, 2017, 2019) voltado ao ensino-aprendizagem de leitura no nível fundamental (BRUNER, 1960; BRUNER, WOOD e ROSS, 1976; CABLE, DRISCOLL, MITCHELL, SING, CREMIN, et al., 2010; CHRISTIE, 2005; GRAHAM, S.; COURTNEY, TONKYN, MARINIS, 2016; VYGOTSKY, 1978; LANVERS, 2017; CHAMBERS, 2016; ROSE e ACEVEDO, 2017; MICKAN, 2012, 2017, 2019) e na região latino-americana (BELLEI e ORELLANA, 2014; CEPAL, 2017, 2018, 2019, 2020; ROJAS-GARCÍA, 2016; VIAN JR, ANGLADA, MOYANO e ROMERO, 2009; MURILLO e MARTÍNEZ, 2017; UNESCO, 2017). O desenho metodológico, corresponde a um estudo não experimental (DEL RINCÓN, LATORRE, ARNAL e SANS, 1995; HERNÁNDEZ-SAMPIERI, FERNÁNDEZ, BAPTISTA, 2014), de tipo descritiva-propositiva (ABANTO, 2016; ARAMENDI, VEGA, SANTIAGO, 2011; DEL RINCÓN, LATORRE, ARNAL e SANS, 1995; DÍAZ, 2018; HUARCAYA, 2016; TANTALEAN, 2015), de natureza mista (HERNÁNDEZ-SAMPIERI et al., 2014), e de multimétodos (HERNÁNDEZ-SAMPIERI et al., 2014), da qual realizasse os passos de fase diagnóstica, fase extensiva e fase integradora e propositiva. Os resultados esperados para esta pesquisa são a apresentação da proposta de Modelo Didático com os princípios de ensinoaprendizagem desde o enfoque sócio semiótico, com as análises e discussões voltado à leitura, ao ensino fundamental e a região latino-americana.