Navegando por Autor "Inoue, Hisashi"
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Item Análise da influência da rigidez das bases de colunas no comportamento estrutural de edifícios industriais em aço.(2019) Souza, Alberto José Corrêa de; Paula, Geraldo Donizetti de; Souza, Flávio Teixeira de; Paula, Geraldo Donizetti de; Souza, Flávio Teixeira de; Inoue, Hisashi; Ribas, Rovadávia Aline de JesusEssa pesquisa tem como objetivo principal analisar a influência da rigidez dos tipos de bases de colunas no comportamento estrutural e na viabilidade técnico-econômica de edifícios industriais em aço, considerando os efeitos dos diversos tipos de ações solicitantes e resistência do solo. Os estudos foram realizados por meio do modelamento de dois tipos de edifícios industriais constituídos de perfis laminados de aço e as análises estruturais realizadas através do software SAP 2000. A verificação dos perfis e fundações foi realizada conforme prescrições das normas NBR 8800 (ABNT, 2008) e NBR 6122 (ABNT, 2010), respectivamente, e, para complementar a análise da viabilidade técnico-econômica das soluções estudadas, foram levantados os preços dos principais insumos envolvidos no projeto estrutural. Os resultados obtidos permitem inferir que o aumento da rigidez das bases das colunas proporciona estruturas mais econômicas, principalmente em casos de pequenos vãos de cobertura e grandes esforços de vento, e menores deslocamentos horizontais do topo dos pilares em relação à base. Porém, constatou-se que o volume total de concreto das bases engastadas tende a ser o dobro das bases rotuladas, verificando-se que quando se opta pela ligação rígida dos pilares nas bases, ocorre uma compensação da economia da estrutura em aço com os maiores gastos nas fundações em concreto armado, concluindo que a escolha do tipo de base de coluna deve basear-se mais em critérios técnicos do que econômicos. Também observou-se que, para os 120 casos simulados, em apenas 2,5% houve influência da resistência do terreno no dimensionamento das fundações. Em todos os demais casos a verificação aos requisitos de estabilidade, como segurança contra tombamento ou escorregamento, foi governante no cálculo. Conclui-se que a resistência do terreno exerce pouca influência no dimensionamento das fundações de galpões industriais sem pontes rolantes, portanto não pode ser considerada como fator principal para escolha do tipo de vinculação das bases de colunas, refutando hipótese inicial desse trabalho. A partir dos resultados apresentados, espera-se auxiliar profissionais dessa área de conhecimento no processo de decisão da escolha dos tipos de bases de colunas e sistemas de estabilização de edifícios industriais em aço, com base no conhecimento dos requisitos funcionais e condições locais, promovendo mais racionalidade nesse processo e otimização dos custos globais do empreendimento, aumentando a competitividade do emprego do aço nesse setor.Item Análise e dimensionamento de estruturas de edifícios horizontais de perfis leves.(1998) Inoue, Hisashi; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Paula, Geraldo Donizetti deEste trabalho descreve a implementação dos subsistemas de geometria da treliça plana, geometria e propriedades dos perfis de aço conformados a frio, cargas do vento, determinação do diâmetro do tirante da terça, escolha automática da espessura da telha de aço, gerador de dados para Sap9O, determinação da resistência nominal do perfil de aço conformado a frio e dimensionamento dentro do sistema computacional para análise de galpões de perfis leves - SGPL (Um pré-processador e um pós-processador para projeto de treliças planas de aço conformado a frio) . A linguagem utilizada na programação é o visual basic. Descreve-se a estrutura dos diversos módulos que compõem os subsistemas, apresentando exemplos de aplicação prática.Item Análise experimental da resistência ao cisalhamento do conector Hilti X-HVB em vigas mistas de aço e concreto.(2018) Silva, Marcos Antônio da; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Souza, Flávio Teixeira de; Inoue, HisashiA construção metálica no Brasil surge por volta dos anos 1950, tendo o edifício garagem América a primeira edificação de grande porte a ser concebido. A partir desse momento novas edificações e empreendimentos foram surgindo impulsionados pela recente criação da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, tendo-se criada a Fábrica de Estruturas Metálicas – FEM. As construtoras especializaram-se na fabricação de estruturas metálicas, com suporte de países que dominavam este tipo de construção. Mesmo timidamente, houve avanços e temos hoje tecnologia e conhecimento fabril para realização de novas e complexas edificações. O uso do conector de cisalhamento tem a função de diminuir o deslizamento horizontal, que ocorre quando a edificação sofre com as cargas laterais, ou seja, transmite o cisalhamento na interface aço-concreto. Nas primeiras edificações no Brasil, utilizou-se muito o conector tipo “U” de perfil laminado e, em outras ocasiões, o perfil “U” conformado a frio. O conector tipo pino com cabeça “stud bolt” desenvolveu-se na década de 1940, mas sua aplicação ocorreu no ano de 1980. Pode-se dizer que sua utilização está bem difundida e aprovada pelas normas nacional e internacional. Em 2010 surge o conector Hilti X-HVB, sendo que sua aplicação em maior escala está na Europa. No primeiro instante, observa-se esses conectores sendo mais aplicados em lajes com fôrmas incorporadas, podendo ser, no entanto, utilizados em lajes moldadas “in loco”, pré-moldadas e mistas. Nesse contexto, o objetivo dessa dissertação é fazer uma análise experimental de conectores de cisalhamento do tipo Hilti X-HVB em lajes maciças. Nos experimentos foram ensaiados 03 (três) corpos de prova tipo Push out, conforme a especificação do Eurocode 4. A partir dos quais foram avaliados o comportamento e uma determinada resistência ao cisalhamento ao carregamento estático. Os resultados obtidos atenderam os especificados no catálogo do fabricante, exceto o corpo de prova 01 que ficou abaixo do especificado.Item Análise numérica não linear de vigas e lajes de concreto protendido.(2018) Rosa, João Paulo de Souza; Silva, Amilton Rodrigues da; Silva, Amilton Rodrigues da; Silva, Kátia Inácio da; Inoue, HisashiA aplicação da protensão em vigas e lajes tem sido difundida cada vez mais, através do desenvolvimento de novas técnicas construtivas e necessidade de soluções práticas na área da construção. Muitos estudos foram e estão sendo realizados com o intuito de se conhecer bem o comportamento de estruturas protendidas, de forma a tirar o maior proveito, com segurança, de suas possibilidades construtivas. O objetivo principal desse trabalho é implementar um modelo de elementos finitos para análise numérica não linear de vigas e lajes de concreto protendido. Dessa forma, foi implementado um elemento finito de interface para análise numérica não linear. Este elemento é capaz de simular tanto o deslizamento que ocorre entre a laje de concreto e a armadura ativa quanto a deformação que esta armadura sofre. As perdas de protensão imediatas e diferidas no tempo foram implementadas. Nas análises numéricas apresentadas no presente trabalho as lajes de concreto são modeladas com elementos planos de casca e as vigas modeladas com elementos de barra. O contato entre as cordoalhas e o concreto é modelado através de elementos de interface. As não linearidades geométrica e física são consideradas na análise numérica. Os exemplos analisados validam o modelo numérico sugerido neste trabalho mostrando um ótimo resultado quando comparado ao resultado experimental.Item Aplicabilidade da tecnologia BIM em projetos de estruturas metálicas.(2017) Souza, Ruymar Lana de; Araújo, Ernani Carlos de; Paula, Geraldo Donizetti de; Araújo, Ernani Carlos de; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Inoue, HisashiNo atual contexto histórico, a tecnologia Building Information Modeling (BIM) é um ponto de referência na ruptura de paradigmas na construção contemporânea. Com o acelerado desenvolvimento de novas técnicas e modelos gerenciais e o avanço das tecnologias da informação e da comunicação e sua utilização no processo do projeto, é inegável o impacto de tais inovações no setor da construção, em especial, na construção industrializada. O BIM, por excelência, sintetiza no âmbito da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) este conjunto de mudanças e inovações e representa a materialização dos preceitos da Nova Filosofia de Produção (NFP) e seu desdobramento: a Engenharia Simultânea (ES). A sua difusão pelo mundo e pelo Brasil, não obstante o conjunto de desafios ainda a serem superados, tem se ampliado e indica o caminho futuro da AEC, o que demanda cada vez mais estudos e pesquisas sobre o impacto da aplicação dessa tecnologia na gestão de todo o ciclo do processo de projeto. Este estudo tem como ponto de partida este contexto de rupturas e inovações e expansão do uso do BIM, tendo como objetivo central analisar a aplicação prática do BIM em processos de projetos em estruturas metálicas. À luz dos fundamentos e conceitos da Engenharia Simultânea e seus reflexos no processo de projeto na construção industrializada, em especial nas construções em estrutura metálica, e ainda tendo como referência as abordagens encontradas na literatura, buscou-se detalhar os principais aspectos que envolvem o BIM, tais como: suas origens e fundamentos, o modelo computacional BIM, a modelagem paramétrica e interoperabilidade, plataformas digitais BIM e seus níveis de desenvolvimento, o processo colaborativo, a normatização, a difusão do BIM no Brasil, e a gestão do processo de projeto de estruturas metálicas. A contribuição deste trabalho está na análise dos elementos que compõem a tecnologia BIM e a sua relação com os aspectos teóricos mais relevantes da Engenharia Simultânea, quando da sua aplicação em projetos de estruturas metálicas. Os resultados obtidos nesta análise indicam que o conhecimento sobre o BIM torna-se, hoje, imprescindível por parte de empresas, profissionais e estudantes, o que, por sua vez, impacta na organização de toda a Cadeia Produtiva da Industria da Construção (CPIC), bem como nas estruturas e atividades do ensino, pesquisa e extensão relacionados aos cursos da AEC.Item Avaliação da integridade de uma estrutura industrial em aço afetada pela corrosão atmosférica aplicando simulação computacional.(2023) Pinto, Magno Rafael Xavier; Inoue, Hisashi; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Inoue, Hisashi; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Fernandes, Walliston dos Santos; Oliveira, Danielle Meireles deCom alta resistência mecânica, o aço possui inúmeras vantagens na sua utilização nos processos de construção. Muito empregado na indústria, as estruturas em aço possuem melhores condições para vencer grandes vãos com a utilização de perfis de menores dimensão e peso, além da facilidade no transporte, manuseio e montagem. Com o tempo de uso, manifestações patológicas, como corrosão localizada e generalizada, flambagem local e global, além de deformações excessivas causadas por sobrecargas ou relacionadas a ciclos térmicos podem surgir devido a falhas de projetos, execução e caso não sejam submetidas a uma manutenção preventiva adequada. Uma das patologias predominantes nas estruturas em aço e podendo ser caracterizada pela redução de espessura, a corrosão atmosférica pode ter o seu mecanismo de formação acelerado em ambientes industriais, à presença de alguns gases como os óxidos de nitrogênio e enxofre gerados como subprodutos e na queima de combustíveis, que, em contato com a água, geram ácidos altamente corrosivos como ácido sulfúrico e nítrico. A corrosão pode afetar seriamente o desempenho das estruturas, sendo importante compreender e avaliar a redução da capacidade do elemento estrutural. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de uma estrutura de aço considerando a corrosão atmosférica e a possível redução na capacidade resistente. A avaliação é embasada nos métodos analíticos de cálculo e projeto de estruturas em aço descritos na norma ABNT NBR 8800:2008 e realizada com auxílio do software Autodesk Robot 2023. Através dos levantamentos realizados em campo, foi possível identificar algumas patologias que precisam ser reparadas de forma imediata e em alguns casos, identificar também a redução na capacidade estrutural do perfil quando se considerado uma determinada perda de espessura acometidos por essa patologia.Item Caracterização por meio do conecalorímetro de perda de massa da reação ao fogo de madeira tratada com fipronil.(2018) Castanheira, Luciana Gomes; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Rocha, Ana Maura Araújo; Leal, Elisângela Martins; Inoue, Hisashi; Domingues, Ricardo PinheiroÉ notável que os antigos edifícios da arquitetura colonial no Brasil, a maioria deles igrejas impressionantes, são feitos de paredes de pedra grossas acabadas por peças de madeira esculpidas, douradas por folhas de ouro. Esses edifícios não são apenas símbolos importantes da história brasileira, mas seus conteúdos são de imenso valor histórico. Como a madeira é um material orgânico e heterogêneo, é muito susceptível a danos causados por um conjunto variado de agentes biológicos. Esta infestação que consome a madeira e o seu controle sem sucesso é uma causa importante de danos nesses edifícios e a primeira causa de restaurações emergenciais, com o tratamento da madeira contra a ação de cupins sendo uma fase essencial destes serviços. Porém, isto aumenta a carga de incêndio e muitas vezes tem um impacto indesejável na sua inflamabilidade. O objetivo da tese é investigar o efeito do fipronil no comportamento de incêndio de 9 espécies brasileiras de madeira comercial, contribuindo para o conhecimento teórico-experimental das características de combustão destas madeiras. Foram testadas 27 amostras sem tratamento, comparando com 54 amostras tratadas contra ataques de insetos com soluções de fipronil dissolvido em querosene, em concentrações de 5% e 10% em volume. As amostras utilizadas para este estudo foram preparadas de acordo com a norma ISO 17554 (2014) e ISO 13927 (2015), foram secas no forno, irradiadas com um fluxo de calor constante de 50kW/m² ortogonal à orientação das fibras, utilizando o equipamento cone calorímetro de perda de massa (CCPM), de acordo com as especificações da norma ISO 5660- 1 e ASTM-E1354-11b. A definição das características de combustão de um material é uma etapa fundamental no modelamento de incêndios que, por sua vez, é necessário ao desenvolvimento de projetos de segurança para edificações que utilizam a madeira tratada. É, portanto, imprescindível estudar o comportamento do fogo em madeiras tratadas. Foram obtidos resultados para taxa de liberação de calor (HRR), pico da taxa de liberação de calor (PHRR) e liberação de calor total (THR), perda de massa total (TML) e taxa de perda de massa (MLR), calor efetivo de combustão (EHC), bem como tempo de ignição (TTI) e temperatura de ignição (TIG). Algumas conclusões do trabalho são: (i) a influência do uso do fipronil é bastante variável de acordo com a madeira utilizada; (ii) as taxas de liberação de calor são importantes para a classificação dos materiais, bem como muito sensíveis, exigindo uma melhoria na medição para compensar perdas de calor radiante; (iii) analisando o EHC, é possível classificar a madeira Paraju como a que desenvolveu as melhores características de reação ao fogo com o tratamento e sua taxa de liberação de calor ao longo do tempo, apresentando também o menor β; (iv) o eucalipto também mostrou um bom desempenho, no entanto, quando tratado com 10% de concentração de fipronil, o calor efetivo de combustão aumentou consideravelmente.Item Comparativo de dimensionamento de pavimento misto de STEEL DECK com o sistema SLIM FLOOR utilizando o software CoSFB.(2017) Andrade, Djemerson Mateus de; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Souza, Flávio Teixeira de; Inoue, HisashiO sistema misto de laje com forma incorporada steel deck é muito utilizado no Brasil. No entanto aplicam-se outros sistemas de construção em diversos países. Nesta dissertação faz-se um estudo comparativo do sistema Slim Floor com o Steel Deck. O sistema Slim Floor é caracterizado por proporcionar ganho na espessura final do pavimento, pois nesse sistema, as vigas se encontram incorporadas a laje. A utilização de estruturas mistas no Brasil é dominantemente feita com o sistema Steel Deck, dessa forma, este trabalho contribui para o conhecimento desta outra técnica, já usada em outros países. Foi feito um estudo comparativo da espessura final da laje de um pavimento do edifício do IFMG, na cidade de Ouro Branco-MG, que foi concebido no sistema misto Steel Deck, com uma laje calculada no sistema Slim Floor. Para o cálculo da laje do pavimento, foi utilizado o software CoSFB, da ArcelorMittal. Aplicando-se o sistema Slim Floor obteve-se uma redução de 45% na espessura final do pavimento (laje e viga) calculado como no sistema misto convencional.Item Estudo numérico de ligações mistas de aço e concreto em vigas semicontínuas.(2018) Campelo, Paulo Caldeira; Paula, Geraldo Donizetti de; Souza, Flávio Teixeira de; Paula, Geraldo Donizetti de; Souza, Flávio Teixeira de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Inoue, HisashiNas estruturas metálicas há diversos modos de ligações e dispositivos utilizados nas mesmas. Apesar de muitas vezes se considerar na análise do modelo estrutural ligações perfeitamente rotuladas ou perfeitamente engastadas, na prática isso não acontece em muitos casos. A utilização das ligações mistas para vigas semicontínuas é, além de mais econômica em termos de peso das vigas, mais próxima da realidade. Porém sua utilização leva a um maior custo da ligação. A análise e dimensionamento de vigas mistas semicontínuas também são mais onerosos. Outra vantagem de utilização das ligações mistas é que elas proporcionam uma frequência natural mais elevada sendo assim menos suscetível a vibrações desagradáveis. Nesse contexto, esse trabalho tem sua formulação analítica baseada na norma brasileira, a norma NBR 8800 (ABNT, 2008), porém adiciona-se a contribuição das cantoneiras da ligação de alma aumentando-se assim a resistência da ligação em comparação ao modelo proposto na norma que despreza essa contribuição. É elaborado um exemplo analítico completo de uma ligação mista semirrígida e realizada uma abordagem numérica utilizando-se elementos finitos e aplicando-se o software Abaqus versão 6.14 no modelo com mesmas características comparando-se os resultados dos dois modelos, como rotações e resistência última, atingindo-se o objetivo de realizar uma abordagem analítica e numérica de ligação mista aço-concreto em viga semicontínua. Nota-se uma boa proximidade entre os modelos analítico e numérico, principalmente no item mais importante que é a curva momento x rotação.Item Formulação numérica-computacional para análise linear estática e dinâmica de cascas de espessura variável.(2020) Becerra, Humberto Cardona; Silva, Amilton Rodrigues da; Silva, Amilton Rodrigues da; Neves, Francisco de Assis das; Inoue, HisashiNa arquitetura a relação forma-estrutura poucas vezes é projetada paralelamente, isto é, arquiteto e engenheiro trabalham independentemente, porém nem sempre deve ser assim. Alguns sistemas estruturais exigem uma colaboração mútua, tal o caso das estruturas de superfície ativa dentro das quais encontram-se as cascas. As cascas são sistemas ideais na otimização de recurso, cobrindo grandes vãos com pouco material, mas tanto a sua complexidade de análise como construtiva tem deixando-as de lado na consideração de resposta estrutural-arquitetônica. Neste trabalho realiza-se a formulação e implementação de um elemento finito de casca curvo, procurando uma melhor resposta do que o elemento plano, os quais têm sido bastante utilizados na análise de cascas, exigindo uma discretização muito refinada para se aproximar à geometria da superfície curva e fornecer bons resultados. Na implementação do elemento utiliza-se o programa FEMOOP desenvolvido na PUC-RJ. Nesse programa já existem vários elementos, inclusive um elemento plano para a análise de cascas, que são implementados como classes derivadas da classe base chamada cElement. Nesse trabalho é implementada uma nova classe derivada. Considera-se um elemento solido tridimensional degenerado, restrito ao comportamento de uma casca fina sob as hipóteses de Reissner Mindlin. Este elemento é representado como um elemento lagrangeano quadrilateral curvo isoparamétrico de nove nós com cinco graus de liberdade por nó, empregando-se uma interpolação linear na espessura e uma interpolação quadrática nos lados do elemento. Na avaliação do elemento analisaram-se estruturas de casca de espessura constate e espessura variável. Os resultados dos primeiros exemplos foram comparados com outros autores, porém no segundo caso, as respostas foram contrastadas com respostas obtidas no programa comercial SAP2000 (elemento Shell). Em termos de aplicabilidade do elemento implementado analisaram-se duas passarelas de pedestre apoiadas sobre estruturas curvas, procurando com a modificação na espessura da casca, garantir o melhor comportamento da estrutura sob ações dinâmica referente a atividades rítmicas.Item Otimização do projeto de vigas de concreto protendido usando algoritmo genético.(2023) Carvalho, Tawany Aparecida de; Silva, Amilton Rodrigues da; Silva, Amilton Rodrigues da; Inoue, Hisashi; Fernandes, Walliston dos SantosA utilização de concreto protendido apresenta diversas vantagens para a construção civil, dentre elas: a possibilidade de seções mais esbeltas e redução do peso próprio; melhor comportamento em relação aos estados limites de serviço de deformação excessiva e de abertura de fissuras; e a redução ou até eliminação das fissuras gerando uma consequente maior durabilidade do elemento estrutural. No entanto, o projeto dessas estruturas ainda possui algumas dificuldades devido ao número de variáveis envolvidas no processo. Visto isso, o objetivo do presente trabalho é implementar e validar um algoritmo evolucionário de otimização estrutural, que buscará minimizar as dimensões da seção transversal de vigas retangulares de concreto protendido para diferentes tipos de carregamentos, vãos, condições de apoios, entre outros, considerando dois métodos de otimização. No processo, são usados elementos finitos de barra para modelar as vigas e elementos finitos de interface para posicionar o cabo de protensão em relação ao eixo da barra, que também representam a interface cordoalha-concreto, simulando o deslizamento entre o concreto e a armadura ativa. Para a busca da solução ótima, é utilizado o algoritmo genético onde o valor de aptidão do indivíduo consiste em definir a menor seção transversal para a viga retangular de concreto protendido, variando o traçado do cabo de protensão e considerando os estados limites de serviço e último. Tal condição é definida através de uma análise não linear da estrutura usando a plataforma de análise de elementos finitos FEMOOP. Após a implementação da formulação apresentada, percebeu-se pelos exemplos e resultados que os métodos implementados neste trabalho se mostraram eficientes para o dimensionamento otimizado de vigas protendidas. A formulação apresentada permite o dimensionamento de vigas com análise estrutural complexa apresentando no final a altura da seção retangular, bem como o traçado do cabo de protensão. Verificou-se que o traçado do cabo de protensão não altera significativamente a capacidade de carga da viga protendida, desde que os diferentes traçados produzam curvaturas inversas ao do carregamento aplicado à viga nos pontos de momentos críticos.Item Premissas práticas para o transporte e montagem de sistemas estruturais de aço.(2018) Costa, Raphael Henrique; Araújo, Ernani Carlos de; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Inoue, Hisashi; Paula, Geraldo Donizetti de; Araújo, Ernani Carlos deEsta dissertação apresenta um estudo científico, tecnológico e econômico sobre processos de transporte e montagem de estruturas em aço, elaborado por meio da análise e interpretação de informações obtidas em levantamentos bibliográficos, estudos de campo e experiências profissionais. Sendo assim, são abordadas as diversas etapas do transporte e da montagem das estruturas metálicas. A metodologia consiste em avaliar os processos de execução de projetos, de montagem e de logística de transporte, por meio de pesquisa bibliográfica. Para análise de eventuais deficiências ou erros, durante os processos de montagem e transporte, são realizados estudos de casos. Para avaliação dos riscos oriundos de erros durante o processo de montagem, é modelada uma edificação em estrutura metálica, por meio dos softwares CypeCAD e SAP 2000. Por fim, são analisados os custos dos processos de transporte e montagem. A pesquisa tem como objetivo geral apresentar procedimentos padrões e soluções de eventuais erros recorrentes, que contemplem premissas práticas referentes ao transporte e montagem de edificações estruturadas em aço, incluindo técnicas, equipamentos, mão de obra, planejamento e custos. Conclui-se que existem cuidados a serem observados, afim de não cometer erros construtivos em transporte e montagem deste tipo de estrutura, os quais são facilmente evitáveis por meio de projetos eficientes e planejamento. Observa-se que os critérios dos vínculos adotados em projeto devem ser reproduzidos na obra, o mais próximo possível da concepção teórica. Por fim, constata-se que o custo total da montagem de uma estrutura metálica pode corresponder até metade do valor global da obra. Em relação ao transporte, constata-se que o mesmo corresponde à uma pequena porcentagem do valor global da obra, desde que a logística de transporte seja bem planejada.Item Programa computacional para o dimensionamento de pilares mistos de aço e concreto submetidos à compressão centrada.(2018) Rodrigues, Heriston; Paula, Geraldo Donizetti de; Martins, Jaime Florêncio; Paula, Geraldo Donizetti de; Martins, Jaime Florêncio; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Inoue, HisashiO avanço das construções metálicas no Brasil é evidente nos últimos anos e mostra um grande nicho de atuação no mercado da construção nacional. Grandes demandas geram necessidades de profissionais capacitados e dotados de ferramentas eficazes na elaboração de projetos seguros, funcionais e econômicos, além de exigirem um intervalo reduzido entre a contratação e a entrega do projeto. Baseada nas várias necessidades de mercado, esta pesquisa visa desenvolver um programa capaz de dimensionar pilares mistos de aço e concreto submetidos a compressão centrada, atendendo as exigências normativas brasileiras e possibilitando uma verificação de várias alternativas de projeto tornando-os extremamente eficazes e eficientes. A construção da ferramenta se dá no ambiente de programação Notepad++ v7.5.6 seguindo os procedimentos de dimensionamento propostos pela norma brasileira NBR 8800 (ABNT, 2008) e fundamentados por uma extensa revisão bibliográfica. A partir da construção do sistema pode-se desenvolver instruções de seu fluxo de funcionamento além de validar seus resultados comparando-os com resultados de exemplos de aplicação desenvolvidos analiticamente com auxílio de planilhas eletrônicas. O programa desenvolvido é capaz de realizar o dimensionamento de pilares mistos aço-concreto com resultados precisos, para auxiliar profissionais no desenvolvimento de projetos, e de ser uma ferramenta complementar no processo de ensino e disseminação do sistema estrutural metálico misto.Item Proteção passiva estrutural em incêndios : estudo de caso com aplicação do programa VULCAN.(2023) Lemos, Karolyne Nascimento; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Inoue, Hisashi; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Gameiro, Danton HelenoO aço, quando exposto a elevadas temperaturas, sofre modificações em suas propriedades químicas e físicas. Por exemplo, torna-se mais dúctil, ou seja, sua capacidade de se deformar aumenta. A proteção passiva estrutural, destacando-se a aplicação homogênea das tintas intumescentes, tem um alto custo no Brasil. O refinamento das análises de estruturas protegidas em incêndio, por meio de modelos matemáticos avançados, permite significativa economia, viabilizando a proteção passiva não homogênea. Para a viga de aço curva de grande vão, que foi o objeto de estudo deste trabalho, deseja-se a optimização do custo da proteção passiva com tinta intumescente. Com o propósito de empregar o programa VULCAN nas análises de uma viga de grande vão da estrutura de cobertura de uma edificação, determinando seu tempo de resistência ao fogo (TRF) sob o modelo de incêndio-padrão, foi determinada a carga máxima à temperatura ambiente, a carga nodal em incêndios e o programa de experimentação numérica. Posteriormente, foi analisada a resposta estrutural da viga sem revestimento contrafogo em situação de incêndio, considerando algumas hipóteses, a viga sobre o peso próprio e a resposta estrutural da viga com revestimento contrafogo em situação de incêndio para os Tempos Requeridos de Resistência ao Fogo (TRRF) de 30, 60, 90 e 120 minutos, e considerando a viga com liberação do deslocamento horizontal. Concluiu-se que a resistência ao fogo de uma estrutura é uma condição essencial de segurança contra incêndio, sendo medida pelo TRF. A viga de grande vão não suportaria o peso próprio sob o incêndio-padrão com aquecimento uniforme por mais do que 10 min sem o emprego de proteção passiva. Enquanto a viga com proteção passiva do tipo contorno em espessuras, para gerar 550°C aos 30, 60, 90 e 120 minutos, revelou-se insuficiente diante do colapso físico que ocorre próximo de 90% TRRF desejado. Para dar à viga o TRRF necessário, empregou-se a proteção dos segmentos de 18 a 27 para uma temperatura crítica de 440°C ao fim do TRRF, mantendo nos segmentos de 1 a 17 a proteção para uma temperatura crítica de 550°C. Dessa forma, obteve-se a estabilidade da viga no TRRF.