Navegando por Autor "Honorato, Noemi da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Strong e Herde : jogos em 2D e 3D com características para estimular o processo cognitivo das crianças com autismo.(2022) Honorato, Noemi da Silva; Silva, Saul Emanuel Delabrida; Silva, Saul Emanuel Delabrida; Bianchi, Andrea Gomes Campos; Darin, Ticianne de Gois Ribeiro; Santos, Wilk Oliveira dosO autismo é uma síndrome cujas causas não são completamente conhecidas. É caracterizada por limitação na comunicação e socialização, atraso significativo de linguagem e deficiência intelectual. Tais limitações tem feito com que ao longo dos últimos anos, diferentes estratégias tenham sido analisadas para diminuir os aspectos negativos da síndrome. Dentre as estratégias adotadas, os jogos educativos tem ganhado destaque. Assim, no intuito de contribuir com o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem de crianças autistas, foram desenvolvidos dois jogos, um em 2D e o outro em 3D. Além de um mapeamento sistemático, para identificar os critérios usados na elaboração de jogos sérios para autistas. Neste contexto, os jogos educativos, podem ajudar as crianças autistas, auxiliar os familiares e professores na aplicação do conteúdo pedagógico nas aulas remotas. Dessa forma, o jogo Strong é voltado a comunicação e socialização. Apresenta o ensino das cores, expressões faciais, atividades da vida diária, números, palavras e formas geométricas. O Herde é um jogo ambiental baseado em ciência cidadã, que visa facilitar a compreensão, o aprendizado e a preservação do meio ambiente. O jogo desenvolvido apresenta além de cenário e personagem, questionários de prova para fixação de conteúdo disciplinar. Os resultados esperados indicam que os jogos podem auxiliar os educadores contribuindo com i) o desenvolvimento das funções conativas, ii) funções executivas superiores, e iii) funções cognitivas das crianças.